TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Confiabilidade - Ativo Plataforma Offshore

Por:   •  21/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.319 Palavras (10 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 10

ESAMC - ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA DA CONFIABILIDADE – ATIVO PLATAFORMA PETROLÍFERA OFFSHORE

Amanda Caroline Martins RA: 11151113

Carolyne Costas RA: 11160959

Emilly Andrade Gama RA: 12150366

Joyce Gouveia de Melo RA: 11151096

Leticia Oliveira RA: 11160217

Santos

2019

Amanda Caroline Martins RA: 11151113

Carolyne Costas RA: 11160959

Emilly Andrade Gama RA: 12150366

Joyce Gouveia de Melo RA: 11151096

Leticia Oliveira RA: 11160217

TRABALHO DE ENGENHARIA DA CONFIABILIDADE – ATIVO PLATAFORMA PETROLÍFERA OFFSHORE

SANTOS

2019

Este é um trabalho referente à disciplina Engenharia da Confiabilidade onde as alunas da ESAMC – SANTOS, escolheram a plataforma petrolífera offshore como um ativo, solicitado pelo professor Luís Rodrigues.


Sumário

Introdução        4

Plataforma Petrolífera – Definição        5

Plataforma Petrolífera - Offshore        6

Plataforma Petrolífera - Onshore        7

Tipos de Plataformas Offshore        8

Plataforma Fixa        8

Plataforma Autoelevável        8

Plataforma Semissubmersível        8

Plataforma Navio-sonda        9

Plataforma FPSO (Floating Production Storage Offloading)        9

Plataforma FPSO Monocoluna        9

Plataforma TLWP        9

Análise Critica – Pontos Positivos e Negativos        10

Método de Acompanhamento        12

Simulação e Gráficos        13

Conclusão        14

Bibliografia        15


Introdução

        Para realizar esta pesquisa, o grupo decidiu utilizar a plataforma petrolífera offshore como um ativo de produção, que nada mais é que uma grande estrutura em alto mar responsável pela perfuração de poços no oceano que são capazes de extrair petróleo e gás natural. No decorrer do trabalho descreveremos seu modo de operação, suas funções e a importância do seu processo produtivo, além das principais variáveis que possam provocar falhas e outras informações consideráveis sobre o ativo.


Plataforma Petrolífera – Definição

 

        Uma plataforma petrolífera nada mais é que uma grande estrutura capaz de produzir ou explorar petróleo e/ou gás natural. É um ativo que necessita de pessoas totalmente capacitadas para que possam operá-las corretamente, uma vez que é notório concluir que não é uma tarefa fácil de ser realizada. É possível encontrar profissionais de diversas áreas atuando nas plataformas, como pessoas formadas na área da saúde, hotelaria, segurança do trabalho, engenharia, química, mergulho, técnicos em geral, entre outros, contudo pode-se dizer que este campo de produção abriga várias áreas distintas exigindo colaboradores bem treinados para que possam lidar com quaisquer tipos de situações quando estiverem no meio da operação, sejam elas boas ou ruins.

        Atualmente a indústria petrolífera é uma das mais renomadas no país, podendo ser até mesmo uma das mais importantes do nosso tempo, pois além de oferecer muita tecnologia ao mercado a maioria da sociedade moderna apresenta certa dependência do petróleo, seja para alimentar máquinas, possibilitar a locomoção de pessoas e materiais ou até mesmo fornecer energia.

[pic 1]

Figura 1 – equipe que auxilia na operação da plataforma - site clickpetroleo.com.br 

Plataforma Petrolífera - Offshore

        Localizadas em alto mar, são muito utilizadas em oceanos profundos e podem atuar na perfuração e extração de petróleo, água e gás, obtendo grandes reservas. As construções das mesmas são feitas no continente e são embarcadas para depois flutuarem sobre o campo de extração, de acordo com o tipo e modelo da plataforma. O custo para que ela seja produzida e comece a entrar em operação é muito elevado, então é necessário realizar vários estudos sobre a área que será explorada, além de levar em consideração todos os fatores de risco, como os ambientais, probabilidades e estatísticas, por exemplo. Para se trabalhar numa plataforma offshore, deve-se refletir que o ritmo de trabalho comumente se baseia por vários dias, ou até meses onde o profissional deverá permanecer embarcado na plataforma. Com isso pode-se exigir muito do profissional, pois ele ficará distante da família por um tempo considerável, o que dependendo da pessoa pode gerar danos psicológicos em longo prazo. Entretanto, o profissional que se ausentar das más condições físicas e mentais e tiver com suas certificações e cursos necessários para tal trabalho em dia, com certeza viverá experiências de extrema importância, tanto no âmbito profissional, pessoal e financeiro.

[pic 2]

Figura 2 – Plataforma Offshore

Plataforma Petrolífera - Onshore

        Além das plataformas offshore, também existem as onshore, que é outro tipo de plataforma que realiza a exploração petrolífera em terra firme. No Brasil é pouco utilizada pelas empresas do setor, devido ao baixo investimento para sua implantação, ela permite um dinamismo menor ao mercado, dando oportunidades para empresas de pequeno a médio porte que desejam ter uma opção exploratória, porém que não apresentam capacidade de investimento para engrenar no mercado offshore. Em relação ao ritmo de trabalho, é semelhante ao de um industriário comum, podendo seguir a jornada habitual de trabalho de 8 horas diárias, além de o salário ser compensativo e podendo receber adicionais noturnas e de insalubridade, por exemplo. Apesar de não ser tão explorado como o Offshore, o setor de exploração Onshore tem capacidade para crescer no mercado atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (927 Kb)   docx (768.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com