TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Descomissionamento de Plataformas Offshore e Reciclagem de Navios e Embarcações Fluviais

Por:   •  9/9/2023  •  Artigo  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Descomissionamento de Plataformas Offshore e Reciclagem de Navios e Embarcações Fluviais - FEXUFF

DESAFIOS NA IDENTIFICAÇÃO E RECICLAGEM DE MATERIAIS RADIOATIVOS NATURAIS (NORM) DURANTE O DESCOMISSIONAMENTO DE UNIDADES OFFSHORE

Julia Munarini Siqueira

Junho/2023

  1. INTRODUÇÃO

A identificação e reciclagem de materiais radioativos naturais (NORM, do inglês Naturally Occurring Radioactive Materials) são questões de extrema importância no contexto do descomissionamento de unidades offshore. Durante o processo de desativação de plataformas de petróleo e gás, é necessário lidar de forma adequada com os resíduos radioativos naturais gerados, a fim de garantir a segurança ambiental e humana.

O problema que se pretende abordar neste trabalho diz respeito aos desafios envolvidos na identificação e reciclagem desses materiais radioativos naturais durante o descomissionamento de unidades offshore. A presença de NORM em equipamentos e estruturas utilizados na exploração e produção de petróleo e gás é um fator conhecido e que requer atenção especial, devido aos riscos associados à radiação ionizante.

A relevância desse problema é evidenciada pela necessidade de adotar medidas adequadas para garantir a segurança das equipes de trabalho, bem como a preservação do meio ambiente marinho. O descomissionamento de unidades offshore é uma atividade complexa e desafiadora, que envolve a desativação e o descarte seguro de instalações, equipamentos e resíduos associados à indústria petrolífera. O aumento do número de plataformas descomissionadas ao redor do mundo, devido ao esgotamento de reservas, à busca por fontes alternativas de energia e às regulamentações ambientais mais rigorosas, torna essencial a compreensão e a solução dos problemas relacionados à identificação e reciclagem de NORM.

No setor offshore, a gestão adequada dos resíduos radioativos naturais apresenta-se como uma dor evidente. A falta de conhecimento e de protocolos específicos para o tratamento desses materiais pode resultar em riscos à saúde dos trabalhadores, à  segurança operacional e ao meio ambiente. Além disso, a ausência de regulamentações claras e diretrizes específicas pode dificultar o cumprimento das normas internacionais de segurança radiológica.

Nesse contexto, é fundamental desenvolver soluções eficazes e seguras para a identificação e reciclagem de materiais radioativos naturais durante o descomissionamento de unidades offshore. Essas soluções devem considerar as características únicas desse ambiente, os desafios logísticos associados à realização das atividades offshore e a necessidade de mitigar os impactos ambientais.

Este trabalho busca, portanto, contribuir para a compreensão dos desafios e a proposição de estratégias para a gestão adequada dos materiais radioativos naturais durante o descomissionamento de unidades offshore. A partir da análise das dificuldades existentes e da revisão de melhores práticas e normas internacionais, pretende-se fornecer recomendações e diretrizes que possam auxiliar o setor na tomada de decisões fundamentadas e na implementação de medidas de controle e segurança efetivas.

A solução para o problema da identificação e reciclagem de NORM no contexto do descomissionamento offshore pode trazer benefícios significativos para a indústria petrolífera e o meio ambiente. A implementação de boas práticas nesse campo pode resultar em uma redução dos impactos ambientais, minimizando a contaminação do solo e da água, bem como a exposição de trabalhadores e comunidades a materiais radioativos. Além disso, a reciclagem de materiais radioativos pode contribuir para a redução da necessidade de extração e produção de novos recursos naturais, promovendo a sustentabilidade e a economia circular.

No próximo capítulo, serão explorados os conceitos fundamentais relacionados aos materiais radioativos naturais (NORM) e aos processos de descomissionamento de unidades offshore. Serão apresentados os desafios específicos da identificação e reciclagem de NORM, destacando as principais questões de segurança e ambientais envolvidas. A partir dessa base teórica, serão propostas estratégias e soluções para superar esses desafios, visando a garantia de um descomissionamento seguro, eficiente e sustentável das unidades offshore.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Materiais Radioativos Naturais (NORM): Características e Impactos

Os materiais radioativos naturais (NORM) presentes em unidades offshore possuem propriedades radioativas que podem apresentar riscos à saúde humana e ao meio ambiente. De acordo com Oliveira et al. (2016), os principais elementos radioativos naturais encontrados em NORM são o urânio, o tório e o potássio-40. Esses elementos estão presentes nas formações geológicas que compõem os depósitos de petróleo e gás.

No setor de petróleo e gás, as fontes e concentrações de NORM podem variar dependendo da localização geográfica e das características geológicas da região. Conforme Sanches (2017), as fontes de NORM incluem tanto os depósitos de petróleo e gás como os sedimentos, rochas e águas associadas a esses depósitos. As concentrações de NORM podem ser elevadas em equipamentos, tubulações e estruturas utilizadas na exploração e produção de petróleo e gás.

A presença de NORM em unidades offshore pode acarretar impactos ambientais significativos e representar riscos à saúde humana. Segundo Sousa (2019), a contaminação de solos, águas e organismos marinhos com NORM pode resultar em exposição à radiação ionizante, o que pode levar a efeitos adversos para a saúde, como a indução de câncer. Além disso, a liberação inadequada de materiais radioativos provenientes do descomissionamento de unidades offshore pode causar impactos ambientais duradouros, conforme mencionado por Oliveira et al. (2020).

No contexto do gerenciamento de NORM, existem regulamentações e diretrizes internacionais que visam assegurar a proteção radiológica e o controle adequado desses materiais. De acordo com a norma CNEN-NE-6.05 (Comissão Nacional de Energia Nuclear, 2012), é necessário implementar medidas de proteção radiológica, como a monitoração de radiação e a limitação da exposição dos trabalhadores. Além disso, a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) desenvolveu diretrizes para o gerenciamento de NORM, estabelecendo princípios e boas práticas para garantir a segurança e a proteção radiológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com