TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de métodos UVA

Por:   •  27/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 6

  1. Just in time. 

O Just in Time é um tipo de metodologia lean, projetada para aumentar a eficiência, cortar custos e diminuir o desperdício. É responsável por buscar a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda. É uma técnica de gestão da produção, que influencia no controle de estoque, onde a empresa busca produzir a quantidade exata para atender a demanda, comprando matéria prima no momento correto e entregando o produto no prazo estipulado. Evitando estoques em todo o processo produtivo.

O Just in Time tem como objetivo alinhar todos os processos de produção com os pedidos, sem produzir nada mais que o necessário. Ele faz parte da melhoria contínua e é visado pelas empresas que produzem sob encomenda, onde primeiro o produto é vendido para depois comprar o material necessário para fabricá-lo. Com essa técnica, nada é feito sem que tenha uma finalidade, evitando o acúmulo de produtos parados e mantendo a linha de produção padronizada.

  1. Engenharia Simultânea.

A Engenharia Simultânea ou Engenharia Concorrente, surgiu com o avanço da sociedade trazendo novas tecnologias e produtos cada vez mais complexos resultando no lead time para desenvolvimento de produtos. A Engenharia Simultânea é um plano industrial que tem sido utilizada para reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos, unir esforços de diversos profissionais com diferentes especialidades, que trabalham em grupos de forma cooperativa, sendo que para sua implantação torna-se necessário o entendimento a fundo das ferramentas que integram a estrutura do desenvolvimento de produto, fazendo com que seu lead time seja sensivelmente reduzido. Nela, os times são compostos de pessoas de todas as áreas relevantes para o projeto, como design, marketing, produção etc. e as tarefas são consideradas simultaneamente. Os fornecedores também estão inclusos neste processo a fim de evitar atrasos na entrega de materiais ou componentes necessários.

Além da redução de custo e tempo, a engenharia simultânea diminui as chances de, num estágio mais avançado, ter que modificar o produto por causa de problemas imprevistos. Em relação aos times, o maior envolvimento entre as funções pode melhorar o compromisso dos funcionários com o projeto.

  1. Tecnologia de grupo. 

A tecnologia de grupo é um conjunto de técnicas manufatureiras que tem como objetivo explorar as similaridades básicas de peças e de processos manufatureiros, a partir de sua classificação e codificação, ou seja: famílias podem ser classificadas por tamanho, forma, roteiros de fabricação, volume, etc; A criação de famílias de peças na Tecnologia de grupo é baseada na codificação e classificação das peças. É atribuído um código de letras ou números ou combinações deles a cada peça, e cada letra ou número individual representa uma certa característica da peça ou uma técnica de produção que é necessária para produzir a peça. O sistema de codificação traz vantagens para o sistema produtivo, pois torna mais fácil a determinação do roteiro de fabricação, onde os passos ficam mais claros devido a seu código.

A abordagem de Tecnologia de grupo inicialmente foi baseada na experiência em que o pessoal que estava desenvolvendo-a entrevistou os engenheiros de processo, programadores e planejadores para reunir informações sobre o custo de várias operações de produção. Embora o desenvolvimento tenha ocorrido na década de 1980, a compilação de experiências individuais e dados e a organização dessas informações em um sistema eram um processo que se assemelha às iniciativas atuais em inteligência artificial.

  1. Consórcio Modular.

Consórcios modulares consistem em alianças de duas ou mais empresas que fabricam e montam os componentes em um produto final sem o emprego de mão-de-obra pela empresa contratante. Esta expressão foi cunhada na indústria automobilística. Nela, fica mais clara a colaboração de parceiros para a linha de montagem de determinado veículo. Uma das principais vantagens do consórcio modular é a redução nos custos de produção.

No ambiente de consórcio modular, os parceiros são responsáveis pela execução das operações ao longo da linha de montagem. Desta forma cada parceiro deve também especificar os processos, ferramentas e controles utilizados. O sistema de planejamento de processo deve garantir informações precisas e padronizadas sobre o fluxo de produção, operações a serem executadas, ferramentas e peças utilizadas, os controles necessários e informações visuais da operação a ser realizada, que podem ser fotos ou desenhos em uma base de dados única e acessível por todos os parceiros.

O consórcio modular permite a redução nos custos de produção e investimentos. Diminui ainda os estoques e o tempo de produção, aumentando a eficiência e produtividade, além de tornar mais flexível a montagem.

  1. Células de produção. 

As células de produção foram criadas com a necessidade de atender as demandas das empresas, ou seja, aumentar a produtividade, reduzir os custos operacionais causados por operadores, evitar acidentes e movimentos repetitivos dos operários. São pequenas unidades de manufatura ou serviços com mecanismos de transporte e estoques intermediários entre elas. São dispostas em “U”, com o objetivo de haver maior produção e exigem que o funcionário seja polivalente. Visam, também, obter um melhor controle de qualidade, pois o defeito é, muitas vezes, detectado na própria estação. Esse tipo de arranjo reduz de forma sensível os custos relativos à mão de obra. Com a utilização de funcionários polivalentes e bem capacitados e treinados, eles poderão realizar no mesmo espaço físico diversos tipos de atividades, inclusive economizando tempo e movimentos. Tudo que é necessário para a execução de suas tarefas encontra-se localizado de forma próxima, facilitando seus acessos a equipamentos, máquinas e ferramentas, além de proporcionar maior controle as atividades que estão desempenhando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (280.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com