TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia do trabalho 6 periodo

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

Benefícios gerados com Ergonomia no trabalho:

* Redução de Acidentes e Doenças Ocupacionais: Pois a ergonomia é uma ciência que estuda a relação entre o homem e o trabalho que ele executa para que haja uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades, as limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo. Podemos dizer então que a ergonomia procura adaptar o trabalho as características do ser humano.

* Aumento da Eficiência do Trabalhador: Pois a ergonomia contribuiu no projeto e na modificação nos ambientes de Trabalho, maximizando a produção, enquanto aponta as melhores condições de saúde e bem estar para os que atuam nesses ambientes. Com o surgimento de novas tecnologias surgiu um aumento no ritmo produtivo, surgindo vários problemas, por esse motivo a ergonomia vem sendo essencial para melhoria da qualidade de vida e eficiência do trabalhador.

* Melhoria da qualidade técnica dos trabalhadores: Com investimentos na área ergonômica o profissional se sente valorizado, passam a receber suporte para exercer sua atividade com dignidade. Um ambiente de trabalho aonde profissionais atuam com satisfação impacta ainda no sentimento de harmonia entre talentos. Quando essa melhor qualidade de vida no trabalho ocorre ajuda a diminuir os índices de turnover. A empresa retém seus talentos e o capital intelectual que recebeu investimentos não sairá a procura de novas oportunidades no mercado.

* Aumento de produtividade das áreas; Uma empresa com um bom e pleno funcionamento de seu programa de ergonomia chega a alcançar altos índices na taxa de queda do retrabalho, com essa diminuição, ocorre naturalmente o aumento da produção da empresa como um todo.

* Melhoria da qualidade dos produtos; Com um ambiente ergonomicamente correto para exercer atividades, os colaboradores conseguem dar uma melhor entrega nas suas atividades e essa consequência e sentida na melhoria da qualidade dos produtos. Em decorrência, acontece uma diminuição em produtos com defeitos na linha de produção e lucro certo para a empresa.

* Redução do absenteísmo; Pode ser as variáveis que impactam sobre o trabalho da equipe para ser implantado um programa ergonômico e gerar melhorias. Programas na área de Segurança do trabalho, foco em Ergonomia, Comitês de Ergonomia, melhoria constante no ambiente de trabalho, a implementação de um Sistema de Produção com uma boa vivência e comprometimento em todos os níveis da organização, contribuem de forma direta para o controle e redução das taxas de absenteísmo e pode atuar como fator competitivo e econômico nas empresas.

* Diminuição do custo de produção; Com um bom programa de ergonomia implantado automaticamente se diminui o custo da produção com a redução de acidentes e lesões, redução de absenteísmo, redução dos custos de treinamento, redução do nível de requisitos de habilidade e destreza, redução na manutenção de utensílios e materiais e redução no custo de litígios judicias, com todas essas reduções alcançadas cai o custo de produção do produto.

* Redução do desperdício; Quando se evita o desperdício aumenta a lucratividade, com um programa de ergonomia implantado pode ser diminuir o desperdício com o tempo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com