TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia do trabalho Relatório 1

Por:   •  27/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

1 A Ergonomia é um estudo que diz respeito ao compreendimento da relações entre pessoas e outras partes externas e também é a profissão que aplica seu estudo, teoria, informações e maneiras para trabalhar de modo a melhorar o bem-estar de cada indivíduo e o desempenho geral de um todo. Os profissionais da área da ergonomia ajudam nos projetos e verificações de sistemas, trabalhos, produtos, ambientes e tarefas, para deixá-las de acordo com as necessidades, habilidades e limitações de cada um.

2 A II Guerra Mundial foi a causa da vinda de maquinário e armas mais evoluídos, criando necessidades e atividades diferentes do comum por operadores de máquinas e de serviços braçais. Para se tomar decisão, a atenção, análise de situação e entre mãos e olhos. Através de estudos foi possível constatar que os aviões mais evoluídos disponíveis, guiados pelos pilotos mais experientes, continuavam a cair. Na década de 40, um oficial do exército dos Estados Unidos, provou que o fator de erro do piloto poderia ser drasticamente reduzido quando opções de controles com mais lógica e automatismo substituíram os complexos projetos dos aviões. Nos anos seguintes à guerra e até hoje em dia, a ergonomia continuou a mudar e melhorar. Citando exemplos na área espacial gerou problemas ergonômiocos como a não existência de gravidade e forças gravitacionais altíssimas. Nesta etapa surgiu uma nova questão, qual é o limite do nosso corpo? A era da tecnologia chegou separadamente do envolvimento homem-máquina enquanto o crescimento das atividades e a competição entre bens de consumo e produtos eletrônicos levou a mais empresas pensarem no aspecto ergonômico em todos os sentidos.

3 O nome Ergonomia foi escolhido para ser usado nos maiores países da Europa, onde se fundou em 1959 em Oxford, a Associação Internacional de Ergonomia, e foi em 1961 que está associação realizou o seu primeiro congresso em Estocolmo, na Suécia . Nos Estados Unidos foi criada a Huma Factors Society em 1957, e até hoje o termo mais frequente naquele país continua a ser Human Factors & Ergonomics (Fatores Humanos e Ergonomia) ou simplesmente Human Factors, embora Ergonomia tenha sido aceita como sinônimo desde a década de 80. Isto ocorreu porque no princípio a Ergonomia tratava apenas dos aspectos físicos da atividade de trabalho e alguns estudiosos cunharam o termo Fatores Humanos de forma a incorporar os aspectos organizacionais e cognitivos presentes nas atividades de trabalho humano. Além disso, existe um obstáculo profissional que envolve a questão, já que somente engenheiros podem ser "human factors engineers" (engenheiro de fatores humanos) esses profissionais temem perder mercado ao aceitar uma associação mais efetiva com ergonomistas, preferindo assim continuar associados à HFES (Human Factors and Ergonomics Society) mais diretamente relacionada à engenharia.

4 A Macro ergonomia é baseada em um método participativo, no qual o público envolvido no processo de trabalho contribui para que as intervenções que se façam necessárias tenham uma maior assertividade, pois reduz a margem de erros na sua criação e tem melhor e aceitação porque foi construído junto com os trabalhadores. Por meio deste estudo buscou-se verificar como a liderança influencia no processo de melhoria do ambiente de trabalho no campo da macro ergonomia. As visões dos colaboradores e do gerente foram confrontadas para avaliar os pontos críticos dagerência e propor ações de melhoria. Os resultados permitiram concluir os conceitos, técnicas e ferramentas da macro ergonomia somente podem ser aplicados e implementados em sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com