TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO DE TRABALHO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA ENGENHARIA CIVIL NA CIDADE DE RIO BRANCO

Por:   •  22/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.129 Palavras (21 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 21

O MERCADO DE TRABALHO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA ENGENHARIA CIVIL NA CIDADE DE RIO BRANCO

Everson Luiz Goulão de Araújo Júnior

Universidade Federal do Acre

eversongoulao@outlook.com

Ildomar Soares de Brito Júnior

Universidade Federal do Acre

isbrito@outlook.com

1. INTRODUÇÃO

A construção civil é uma área que vem apresentando grande expansão nos últimos anos e isso tem gerado uma demanda cada vez maior por profissionais qualificados em todas as esferas que compreendem o setor, sendo a engenharia civil uma das mais requisitadas, visto que profissionais desta área acabam por trabalhar setores específicos e demarcados do ramo

O estudo do mercado de trabalho na área da engenharia civil se faz necessário devido à este ser um dos indicadores de crescimento ou retração da economia de um país. Em fases de crescimento econômico, o setor de construção sofre um aquecimento, e nos períodos de recessão, acontece o oposto: o resfriamento do setor. O mercado de engenharia civil é amplo e diverso, porém, tem se tornado, cada vez mais disputado e competitivo.

2. JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa se justifica pelo fato de ser essencial decifrar as perspectivas e desafios para a engenharia civil no mercado de trabalho e descobrir se o profissional da engenharia civil está preparado para atender as exigências que o crescimento e desenvolvimento do país demanda, tendo em vista que a engenharia é um fator resolutivo para a expansão econômica do país.

3. DELIMITAÇÃO DA PESQUISA

O enfoque da pesquisa versou sobre a análise da formação do profissional da engenharia civil para atuar no mercado de trabalho nos dias atuais e se esse profissional está preparado para atender as demandas que se apresentam hoje no Brasil.

Com base nestas questões, a pesquisa foi desenvolvida no âmbito da cidade de Rio Branco, visando o delineamento real das condições de mercado de trabalho da cidade e a partir dai, foram discutidos quais aspectos podem indicar as opções para o desenvolvimento do profissional de engenharia civil no mercado de trabalho de nossa cidade. Através de questionários estruturados, com questões fechadas, aplicadas em diversas áreas da engenharia civil, previamente definidas, tais como edificações, obras de infraestrutura urbana, estradas, obras de terra entre outras, onde o publico alvo é composto por engenheiros e empresários da construção civil.

4. OBJETIVOS

4.1 Geral

• Esta pesquisa teve como objetivo geral descobrir se a formação do profissional da engenharia civil pela Universidade Federal do Acre atende o mercado de trabalho.

4.2 Específicos

• Identificar os desafios que se apresentam ao futuro profissional da engenharia civil hoje;

• Apresentar as lacunas na formação do engenheiro civil pela UFAC.

• Identificar os desafios que se apresentam ao profissional da engenharia civil.

5. METODOLOGIA

Vergara (2007), classifica a pesquisa científica quanto aos meios e os fins. Este trabalho, quanto aos meios, utilizou-se da pesquisa do tipo bibliográfica por ser “constituída principalmente de livros e artigos científicos, no fato de permitir ao investigador e/ou ao público em geral a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla” (GIL, 2008, p.50).

Utilizou-se, também, o estudo de caso, por ser aplicada em um a Universidade. Entende-se estudo de caso como sendo “um estudo empírico que investiga um fenômeno atual dentro do seu contexto de realidade, quando as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não são claramente definidas e no qual são utilizadas várias fontes de evidência” (YIN, 2005, p. 32, apud GIL, 2008, p. 58).

A pesquisa do tipo exploratória atende aos aspectos relacionados ao fim. Este tipo de pesquisa “se caracteriza pelo desenvolvimento, esclarecimento e modificação de ideias, com o objetivo de oferecer uma visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato” (GIL, 2008, p. 27).

A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso na Universidade Federal do Acre-UFAC.

O instrumento de coleta de dados será um questionário estruturado com 18 questões fechadas de múltipla escolha divididas em blocos, aplicadas para os alunos dos dois últimos anos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Acre- UFAC, na cidade de Rio Branco, com o objetivo de realizar uma sondagem sobre se os alunos percebem alguma defasagem na formação em relação as demandas do mercado de trabalho.

Considerando a divisão do questionário em tópicos, foi possível identificar os pontos que traduzem a opinião dos entrevistados de forma sistemática e organizada dando uma visão ampliada das respostas.

Foram analisados os percentuais de cada questão para que se visualize a real possibilidade de emprego dos egressos das escolas de engenharia civil, no mundo do trabalho na cidade de Rio Branco, para que se possa pensar em alternativas de solução para a problemática apresentada.

6. REFERENCIAL TEÓRICO

6.1 Engenharia civil: breve histórico

A engenharia civil fez um longo percurso desde que o homem deixou as cavernas em busca de uma moradia que lhe proporcionasse mais conforto e segurança. Das primeiras habitações familiares à construção de castelos e templos da antiguidade, cerca de seis mil anos se passaram (TELLES, 1984).

De acordo com Telles (1984), na pré-história, a engenharia civil, objetivava abrigar o homem das intempéries e protege-lo de animais ferozes. Com a evolução, passou a proteger o homem, também, dos inimigos humanos.

De acordo com Junior (2016), há mais de cinco mil anos, surgiu na Mesopotâmia inúmeras obras de engenharia, como: muros, templos, canais para irrigação, pavimentação com pedra achatadas nos locais de movimentação, foram construídos pelos sumérios, povo que habitava a região..

Grandes obras marcaram a engenharia ao longo da história da humanidade. No antigo Egito, por exemplo, podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com