TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia e de Automação

Seminário: Engenharia e de Automação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Seminário  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

Com a modularização conseguimos preservar os refinamentos conseguidos em uma parte especifica do código e estender a toda parte do sistema que ira usar a função ou sub-rotina

rimeiro todos os integrantes do grupo realizaram uma leitura individual em Tipos Estruturados e Introdução à Programação de Computadores para Cursos de

Engenharia e de Automação

Ápos realizarmos a leitura individual do texto citado acima, também realizamos a leitura individual dos dos capítulos 5: Funções e 7: Matrizes e Strings do livro texto da

disciplina de Algoritmos e Programação (MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em

Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2007. p. 106 a 155; p. 185 a 215) focando a leitura

em Modularização de programas, Declaração de Funções e Declaração de Matrizes.

Passo 2

Discutimos o conteúdo dos textos lidos, com ênfase nos temas citados abaixo e chegamos as seguintes conclusões:

Definição de Vetores e a sua utilização na solução de problemas de armazenamento de valores de mesmo tipo.

Vetores, também chamados arrays (do inglês) ou arranjo ou ainda matrizes, são uma maneira de armazenar vários dados num mesmo nome de variável através do uso de índices numéricos. Em C, vetores devem sempre conter dados do mesmo tipo de variável.

Declaramos vetores de maneira muito semelhante à declaração de variáveis normais. A única diferença é que depois do nome da variável deve ser informada a quantidade de elementos do vetor. Para declarar um vetor chamado vetor, com cinco elementos inteiros, escrevemos: int vetor[5];

A declaração de vetores obedece à mesma sintaxe da declaração de variáveis. A diferença está no valor entre colchetes, que determina quantos elementos ele armazenará, ou seja, em outras palavras, determina o seu tamanho ou dimensão.

O vetor é a forma mais simples de organizarmos dados na memória do computador. Com vetores, os valores são armazenados na memória em seqüência, um após o outro, e podemos livremente acessar qualquer valor do conjunto.

Na linguagem C, quando declaramos um vetor (conceito análogo ao de declaração de uma variável simples) devemos informar a sua dimensão, isto é, o número máximo de elementos que poderá ser armazenado no espaço de memória que é reservado para o vetor. Devemos também informar o tipo dos valores que serão armazenados no vetor (por exemplo, int, float ou double). Em um vetor, só podemos armazenar valores de um mesmo tipo.

Exemplo de declaração e inicialização:

int x[10];

Esta declaração reserva um espaço de memória para armazenar 10 valores inteiros e este espaço de memória é referenciado pelo nome x.

Inicialização de algumas posições do vetor x:

– x[0] = 5;

– x[1] = 11;

– x[4] = 0;

– x[9] = 3;

int a, b[20]; /* declara uma variável simples e um vetor */

 float c[10]; /* declara um vetor */

 double d[30], e, f[5]; /* declara dois vetores e uma variável simples */

 Declara e já inicializa:

– int v[5] = {12, 5, 34, 32, 9};

Exemplo: Imprimindo os valores armazenados em um vetor

#include <stdio.h>

int main (void)

{

int i;

float v[6] = {2.3, 5.4, 1.0, 7.6, 8.8, 3.9};

for (i=0; i<6; i++) {

printf("%f", v[i]);

}

return 0;

}

Exemplo: Somatório

#include <stdio.h>

int main (void)

{

int i;

float v[6] = {2.3, 5.4, 1.0, 7.6, 8.8, 3.9};

float s = 0.0;

for (i=0; i<6; i++) {

s = s + v[i];

}

printf("%f", s);

return 0;

}

Implementação de Vetores e Matrizes em Linguagem C.

As matrizes em geral são caracterizadas por se tratarem de uma única variável de um determinado tamanho que guarda varias informações do mesmo tipo. Essas informações são gravadas na memória sequencialmente e são referenciadas através de índices. As matrizes podem ser tanto unidimensionais (vetores) como multidimensionais.

Matrizes unidimensionais

São matrizes de uma única dimensão. Essas matrizes também são chamadas de vetores. A declaração de vetores em C deve obedecer a seguinte sintaxe:

Tipo nome_vetor[tamanho];

O tamanho representa a quantidade de elementos que esta matriz irá conter. É importante dizer que na linguagem C as matrizes começam pelo índice 0 que guarda o primeiro elemento da matriz. Para entender melhor, considere que seja necessário declarar um vetor do tipo inteiro que contenha 10 elementos. Isto é feito da seguinte forma:

int vetor_exemplo[9];

Isso por que a matriz “vetor_exemplo” vai de 0 a 9, ou seja, contém 10 elementos. Também é possível inicializar o vetor no momento de sua declaração.

Exemplo sintaxe:

Tipo nome_vetor[tamanho]={lista_de_valores};

Sendo que todos os elementos da lista de valores devem ser separados por virgula e serem todas do mesmo tipo de dados especificado. A seguir temos a declaração do “vetor_exemplo” com os valores atribuídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com