TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia nos dias de hoje

Por:   •  13/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.731 Palavras (11 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE UBERABA

GIAN FÁBIO RODRIGUES SILVA

ISABELA QUEIROZ FREIRE

JOÃO PEDRO TELLES

PAMELA MARQUES

RAFAEL GARCIA VILELA NETO

VITÓRIA CASTRO CORRÊA

A ENGENHARIA NO MUNDO ATUAL

UBERABA - MG

2015

UNIVERSIDADE DE UBERABA

GIAN FÁBIO RODRIGUES SILVA

ISABELA QUEIROZ FREIRE

JOÃO PEDRO TELLES

PAMELA MARQUES

RAFAEL GARCIA VILELA NETO

VITÓRIA CASTRO CORRÊA

A ENGENHARIA NO MUNDO ATUAL

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Introdução à Engenharia, do primeiro semestre dos cursos de Engenharia Civil.

      Prof.Orientador:

UBERABA - MG

2015

RESUMO

No mundo atual o desenvolvimento de uma região está relacionado a seus recursos tanto materiais como humanos. Como os recursos materiais são aqueles disponíveis em cada região do planeta e não podem ser multiplicados conforme a necessidade, o desenvolvimento de uma região dependerá do seu melhor aproveitamento e está diretamente relacionado com a capacidade das pessoas de transformar, tratar e aperfeiçoar estes recursos para os valorizarem, disponibilizando os para o bem estar dos cidadãos locais e exportando seus excedentes para outras regiões gerando desenvolvimento. É fator primordial a criação de novos elementos, a partir do conhecimento humano, para atender às necessidades sempre crescentes dos seres humanos. Esta atividade é tal que cria novos recursos e novos processos. A atuação do pessoal da área de engenharia, seja estudante ou profissional, é vital para a geração destes novos recursos e processos, tanto em termos de tecnologia de ponta como também para técnicas elementares, considerando que o Brasil apresenta grandes diferenças regionais e conseqüentemente diferentes níveis de necessidade. Neste trabalho apresentamos dados referentes às empresas e ao desenvolvimento de pesquisas que permitirão mostram as atividades executadas na área de Engenharia na tarefa de valorizar os recursos no Brasil bem como tecer considerações sobre as perspectivas futuras da área.

Palavras-chave: ENGENHARIA, EVOLUÇÃO

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................... 05
  2. OBJETIVO..................................................................................06
  3. JUSTIFICATIVA........................................................................ 07
  4. DESENVOLVIMENTO............................................................... 08
  1. A engenharia no mundo atual............................................. 08
  2. A evolução do Brasil com a engenharia............................... 08
  3. A situação do mercado de trabalho para o engenheiro civil... 09
  4. Perspectiva na área da engenharia........................................10
  1. CONCLUSÃO..............................................................................11
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.............................................12

  1. INTRODUÇÃO

       A engenharia é a ciência que abrangente e engloba uma série de ramos mais especializados, a arte e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturasmáquinasaparelhossistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.

   Há muito se fala que a engenharia é a mola propulsora para o desenvolvimento do país. Diante do cenário atual, percebe-se que são necessárias medidas apropriadas para combater ou, ao menos, diminuir o reflexo da crise econômica que atinge o mundo inteiro. E a Engenharia é uma das profissões que atua diretamente na qualidade da vida humana: saneamento, habitação, infraestrutura, agricultura, produção. A Engenharia desempenha um papel fundamental para o retorno do crescimento econômico, de forma sustentável e inovadora. Além disso, a Engenharia tem a função da inovação tecnológica sendo de imensa importância para o desenvolvimento humano, social e econômico sustentável. Na atual crise econômica, acredita que Engenharia e inovação, juntamente com a responsabilidade social, serão essenciais para nossa sobrevivência e progresso. Ref. [1]

  1. OBJETIVO

A engenharia vem facilitando a vida das pessoas, e o mundo possui a necessidade dos profissionais nesta área. As inovações são constantes, e o resultado disso é visto em cada ferramenta, produto, ou processo criado para ajudar o trabalho e a vida das pessoas. As engenharias contribuem e facilitam cada vez mais para o momento de imensa inovação, com qualidade e responsabilidade.

  1. JUSTIFICATIVA

Vivemos em uma realidade inevitável que conclui se que está acontecendo no mundo uma "significativa transformação econômica". Os engenheiros e agentes transformadores dessa nova realidade devem estar preparados para ela. Porém, se por um lado os mesmos estão mais perto das pessoas por outro estão ainda longe de problemas que deveriam estar resolvendo e que persistem ou aumentam.
A engenharia deve ser entendida pela sociedade como uma cultura aberta para auxiliar a mesma na integração à nova mentalidade mundial, procurando como propósito a melhor qualidade de vida. Em estratégica, a engenharia é uma palavra para nosso desenvolvimento. Se a sociedade conseguir compreender esses conceitos e da importância do papel do engenheiro no desenvolvimento social e econômico, poderemos transformar as previsões delirantes no mundo moderno. E com isso, fazer com que o engenheiro ocupe sua verdadeira posição na coordenação integrada dos grandes planos, englobando os aspectos sociais e do desenvolvimento social e humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (177.3 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com