TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA NOS DIAS ATUAIS E A SUA RELAÇÃO COM AS ENGENHARIAS

Por:   •  27/1/2016  •  Abstract  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 5

Leticia de Jesus Castro Morais dos Santos

A ECONOMIA NOS DIAS ATUAIS E A SUA RELAÇÃO COM AS ENGENHARIAS

Relatório da Palestra Técnica proferida por Iracildo Silva Santos, no dia 23/07/2013, elaborado como parte da avaliação da Disciplina Economia, ministrada pela Prof. Msc. Deise Danielle Neves Dias Piau,  do Curso Engenharia Ambiental, no Instituto Federal da Bahia.

VITÓRIA DA CONQUISTA

2013

  1. APRESENTAÇÃO

1.1 Dados sobre a Palestra

1.1.2 Título da Palestra: A economia nos dias atuais e a sua relação com as engenharias

1.1.3 Ocorrido no dia 24/07/2013 no Instituto Federal da Bahia, campus de Vitoria da Conquista no bloco Beta, com início às 17:00 e termino às 18:00.

1.2 Dados do Palestrante

1.2.1 Nome: Iracildo Silva Santos

1.2.2 Professor da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), com graduação em Ciencias contábeis e pós em Meio Ambiente e economia e mestrado em economia, ex-aluno do IFBA e atualmente retornando como professor de economia para o IIFBA, campus de Vitoria da Conquista, e-mail: iracildoss@hotmail.com.  

1.3 Dados da Instituição ou Empresa

1.3.1 Instituto Federal da Bahia, campus de Vitoria da Conquista

1.3.2 Av. Amazonas, 3.150 - Bairro Zabelê, Vitória da Conquista - BA, 45075-265. Telefone:(77) 3426-2271. http://www.conquista.ifba.edu.br/ 


  1. DESENVOLVIMENTO DA PALESTRA

2.1 Introdução

No dia 23/07/2013 ocorreu uma palestra cujo título “A Economia nos dias atuais” ministrada pelo professor Iracildo no Instituto Federal da Bahia às 17:00hs contendo duas vertentes principais, sendo a primeira “O que as manifestações atuais afetaram a economia em sua forma geral” e “A energia eólica na região Sudoeste e como ela afeta a economia da região”, com o objetivo de englobar os acontecimentos atuais e a realidade vivida tanto pela população quanto para o governo.

O palestrante Iracildo é formada em economia, ex-aluno do IFBA, professor da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências) campus de Vitoria da Conquista, ex-funcionário do Crea-BA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia).

O IFBA é um instituição que visa o estudo com curso voltados para a tecnologia tais como Engenharia Ambiental e Elétrica, Mecânica, Sistema de Informação, Química entre outros.

O tema abordado foi de suma importância pois pode-se observar que qualquer fator que influencie na mudança ou crescimento gera benefícios diretamente para a economia como por exemplo a implementação de usinas de energia eólica que gerou empregos, movimentou fabricas e empresas com a necessidade de matérias, dentre outros.

2.2 Aprendizados Organizacionais

O IFBA se destaca pelo cursos superiores e técnicos oferecidos. Tais como: Superior: as Engenharias elétrica e Ambiental, Química, Sistema de Informação, os cursos técnicos: Meio Ambiente, Eletromecânica, Eletrônica e Informática.

2.3 Aprendizados técnicos

A camada do pré-sal tem atraído muitos olhares principalmente para a área das engenharias, bem como, está gerando uma disputa entre os estados pelos royalties. Com as manifestações recentes acabou-se beneficiando o governo com um projeto onde a presidenta tinha definido que 80% dos royalties seriam para educação e 20% para a saúde e os estados não estavam aceitando pois as prefeituras iam perder muito. Com os protestos a população mostrou que queria uma educação melhor e uma saúde de qualidade para todos.

Com o investimento do ex-presidente Lula na área da Engenharia civil, pode-se observar que toda a economia brasileira aumentou, já que foram gerados novos empregos, mais renda circundo no país, dentre outros.

A copa favoreceu no desenvolvimento de algumas cidade e também ampliou a mão de obra especializada, porém com foi muito grande ocorreu a necessidade de exportar e importar mão de obra para conseguir dar conta e cumprir prazos pela CBF. Com este avanço surgiram muitas vagas de emprego, aumento na venda dos matérias de construção, aumento no salário de funcionários de lojas de construção que puderam comprar ou financiar bens que ainda não utilizavam como bicicleta, carro, moto, casa e muitos outros bens gerando assim também um aumento na economia da sua cidade e região e em todo o Brasil. A indústria de hotelaria também teve que melhor seu atendimento e ampliar seu negócio gerando mais empregos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com