TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engrenagens

Seminário: Engrenagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  Seminário  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Tecnologia mecânica

Aluno Deividi A. Friebe

Engrenagens

Definição.

As engrenagens, também chamadas rodas dentadas, são elementos básicos na transmissão de potência entre árvores. Elas permitem a redução ou aumento do momento torsor, com mínimas perdas de energia, e aumento ou redução de velocidades, sem perda nenhuma de energia, por não deslizarem. A mudança de velocidade e torção é feita na razão dos diâmetros primitivos. Aumentando a rotação, o momento torsor diminui e vice-versa. Assim, num par de engrenagens, a maior delas terá sempre rotação menor e transmitirá momento torsor maior. A engrenagem menor tem sempre rotação mais alta e momento torsor menor. O movimento dos dentes entre si processa-se de tal modo que no diâmetro primitivo não há deslizamento, havendo apenas aproximação e afastamento. Nas demais partes do flanco, existe ação de deslizamento e rolamento. Daí conclui-se que as velocidades periféricas (tangenciais) dos círculos primitivos de ambas as rodas são iguais (lei fundamental do dentado).

Tipos de Engrenagens

Engrenagem cilíndrica de dentes retos:

A figura a seguir mostra o tipo mais comum de engrenagem, chamada de engrenagem cilíndrica de dentes retos, em inglês “spur gear”. Utilizada em vários tipos de dispositivos tanto na industria como no comercio,fabricada nos mais diversos tipos de materiais, como : Aço,alumínio,polímeros e etc..

Engrenagem cilíndrica de dentes helicoidais:

Tem basicamente as mesmas características e aplicações que a citada anteriormente, porém possui seus dentes inclinados, o que diminui consideravelmente o atrito entre as peças, e conseqüentemente o ruído produzido pela mesma, porém tem a desvantagem de ter um processo de fabricação mais caro que a de dentes retos, o que a torna em muitos casos inviável ,é largamente utilizada em caixas de transmissão de veículos automotores.

Engrenagens cônicas:

Seu nome é explicado pela sua forma: um tronco de cone. Com uma estrutura inclinada pode fazer a transmissão entre eixos que estejam a 90º de inclinação. Normalmente usado quando eles estão na mesma direção, se cruzam (concorrentes). Seus dentes são de formato também cônico, o que torna a sua fabricação um tanto quando complicada e dificulta sua montagem, que deve ser mais precisa para que a precisão de funcionamento, que já é menor, seja eficiente. Sua posição é relativa à necessidade. Para velocidades mais altas da transmissão, inclina-os, para velocidades menores, inclusive pelo preço de aquisição deles, usa-se dentes paralelos uns aos outros. No caso dos inclinados também são classificados como helicoidais, embora nem todos os helicoidais sejam cônicos.

Coroa e Rosca sem fim:

As Engrenagens do tipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com