TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As vantagens e desvantagens de gerenciar a participação de acordo com o tipo de liderança, o tipo de gestão presente na unidade escolar

Artigo: As vantagens e desvantagens de gerenciar a participação de acordo com o tipo de liderança, o tipo de gestão presente na unidade escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 2

hgrftyhsrtm1) Considerando suas leituras e o exposto no Artigo 14, redija um texto apontando vantagens e desvantagens na gestão participativa em função do tipo de liderança, do tipo de gestão, presente na unidade escolar. Devemos lembrar que a figura do gestor como preconizado na legislação nem sempre estará presente na unidade de ensino e nem sempre a gestão participativa será executada com sucesso. Assim, em seu texto, procure relacionar os possíveis sucessos (vantagens) e possíveis fracassos (desvantagens) que podem ocorre em função da gestão (adequada ou inadequada). Apresente pelo menos um exemplo das vantagens e um exemplo das desvantagens e não se esqueça de justificar claramente todas as considerações apresentadas.

A escola é uma instituição social necessária ao entendimento sistemático, lugar onde todos desejam obter progressão diante dos conhecimentos, com resultados que influenciam a vida dos cidadãos nela inseridos.

A escola é um lugar privilegiado onde seus membros podem experimentar ser atores do processo educativo e é isso que suscitou a necessidade de optar pela reconstrução do PPP. O Projeto Político Pedagógico tem sido, nos últimos anos, objeto de estudos e debates entre os educadores porque idealizar o desenvolvimento da escola assim a construção do Projeto Político Pedagógico é a forma objetiva de a escola dar sentido ao seu fazer, enquanto instituição escolar que permite quebrar a rotina que, às vezes, se instala, reorganizando o seu saber fazer. Nesse sentido, o projeto político pedagógico requer um compromisso coletivo e um compartilhamento de responsabilidades, pois é preciso resgatar a participação de todos pela educação, mas para isso é necessário segundo o Artigo 14 da LDB (Lei 9394/96) que diz - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes apresenta.

Por isso e de extrema importância que a escola trabalhe junto com toda a comunidade escolar para que leve a melhoria da qualidade da educação, assim caso não se reúnam para que visam um planejamento e um seguimento correto do PPP a escola terá um péssimo desempenho assim sendo os alunos os prejudicados assim segundo texto do material de apoio desta disciplina fala que `` Administrar vai muito além da gestão, das dimensões administrativas, financeiras, pedagógicas, e de cuidar da infraestrutura física da instituição. Administrar vai além do planejar, desenvolver, monitorar, avaliar, facilitar e criar condições favoráveis para que a escola atinja seus objetivos, com eficácia e eficiência e, obviamente, atingir uma qualidade maior no ensino. Não que os pontos em tela não sejam importantes no contexto da gestão escolar; porém, administrar é, sem dúvida, manter em plano de destaque e relevância o ser humano e, sobretudo, a gestão de pessoas.´´ Então devemos ressaltar que para o desempenho correto e necessário que a escola trabalhe em conjunto e não individualismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com