TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino A Distancia

Pesquisas Acadêmicas: Ensino A Distancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2014  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

O EAD é conhecido desde o século XIX, e que tem por objetivo utilizar das tecnologias para a propagação de conhecimento. Porém, nas ultimas decadas e que tem se tornando uma das atenções pedagógicas. Existem duas explicações para esta nova forma de aprender e ensinar. A primeira é de proporcionar comodidade ao aluno e ate mesmo oportunidade para aqueles que sempre quiseram estudar, mas não tinham condições de freqüentar um curso presencial. O outro ponto, apresentado por grandes teóricos como: Piaget e Kamii, entende o EAD como forma de descobrir a autonomia humana, no qual o esforço do aluno é bem maior, e o professor faz um papel secundário no processo, pois nesta forma de ensino, a busca pelo conhecimento dependera muito mais da força de vontade do aluno do que do professor. No Brasil, o EAD começou a criar forças na década de 70, com a Fundação Roberto Marinho, a qual começou a oferecer o TELECURSO, um programa de educação supletiva, que era emitido pela emissora Rede Globo, com o objetrivo de criar meios para muitos jovens terminarem seus estudos.

A educação a distancia utiliza de muitos meios de comunicação, como internet, telefone, fax, televisão, radio, onde os quais contribuem para maior abrangência do entendimento no conforto de casa. Ao contrario do que muitos podem pensar, no EAD sempre ira existir também uma metodologia de ensino, os professores capacitados para dar este tipo de aula, deve ter em mente em colocar todo um plano de aula e objetivo do conhecimento do aluno. Hoje o que facilita muito a aprendizagem a distancia dos alunos é os chamados AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), no qual cada instituição escolar posta os trabalhos e atividades que deverão ser realizados pelos alunos.

Atualmente, a maioria das faculdades já adotou este método de ensino, em torno de 20% da grade curricular de cada curso, pensando no aluno e criando estratégias de busca e autonomia do conhecimento humano .Inclusive, logo esta para sair uma lei a qual incube o método a ser implantado também nas rede de ensino médio de escolas publicas e particulares. Num ponto de vista amplo, o EAD é ótimo, pois estimula a criatividade e motivação de ir em busca do que se quer saber. O grande problema é que muitos acham que o EAD é fácil, chato e exigente e fazem como julgar melhor. NÃO, o EAD não é isto! Quem dificulta o processo somos nós mesmos, quem deixa chato estudar pela internet somos nós mesmos, talvez porque, ainda não nos adaptamos em ir em busca do conhecimento sozinhos, sempre acreditamos que deve ter alguém por trás dos assuntos abordados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com