TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCUSSÃO SOBRE AS TECNOLOGIAS E INSTRUMENTOS EDUCACIONAIS UTILIZADOS NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTANCIA E SEUS PONTOS POSITOVOS E A DISTANCIA

Artigos Científicos: DISCUSSÃO SOBRE AS TECNOLOGIAS E INSTRUMENTOS EDUCACIONAIS UTILIZADOS NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTANCIA E SEUS PONTOS POSITOVOS E A DISTANCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 2

Tendo em vista as pesquisas realizadas para defrontar as diferenças entre a educação à distância e a presencial no sentido de se esclarecer suas relações e particularidades aplicadas as suas tecnologias e instrumentos educacionais.

Para melhor expressar com clareza a diferença temos primeiramente dar uma introdução do que é tecnologia. Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.

Agora, que ja temos uma noção do que é tecnologia, podemos agora citar e ate mesmo diferenciar os instrumentos que são usados e/ou utilizadas nas duas modalidades de ensino bem como suas importancia para o ensino em um contexto amplo.

Antes de falar sobre as tecnologias utilizadas na educação convencional, devemos dar uma recaptulada na forma de ensino, que ocorre sempre através do contato professor-aluno personalizando o processo de aprendizagem de acordo com as pontencialidades do aluno, sendo assim o material didatico torna uma ferramenta que complementa o ensino e as tecnologias torna-se ferramenta complementares tais como; Livros Didaticos, Apostilas, Retropojetores, TV, Videos, Filmes são alguns dos recursos que facilitam a aprendizagem, tambem faz parte das tecnologias convencional a internet, mas com pouca ultilização no metodo convencional, pois ela é uma ferramenta muito ultil para pesquisas.

A educação a distancia tem por sua caracteristica principal a auto-aprendizagem, ou seja, o aluno torna-se o centro. Atraves desta definição podemos dizer que a educação a distancia tem por obrigação desenvolver metodo ou tecnologias para interação entre aluno-professor, aluno-tutor, aluno-aluno, etc.

A internet é a o meio de comunicação que torna a EaD, uma das formas de ensino muito valorizado nos dias atuais. Sendo assim as entidades tiveram que adaptar recursos para que as aulas ou o ensino chegue de forma que o aluno possa se interagir e aprender. Dentre as ferramentas ou tecnologias podemos citar: Fóruns, Chats, Vídeos Aulas, Prova Online, etc.

A educação a distancia traz ao aluno uma maior flexibilidade de tempo, sendo assim o aluno tem que se organizar da melhor forma possível para que possa fazer as atividades proposta atendendo os prazos.

A vantagem que a educação a distancia proporciona com a disponibilização de tempo deixando ao aluno se organizar, também isso pode ter efeito ao contrario se o aluno não organizar, se disciplinar deixando as atividades, trabalhos para a ultima hora, pois imprevistos ocorrem sem nos esperamos, como indisponibilidade de saite, a internet, ou ate mesmo algum contratempo que nossas vidas passam, um exemplo caro presenciamos por este dias pois nossa plataforma ficou indisponível e muitos atividades estavam em andamentos e fomos impossibilitados de acessar, por essa e outras que a disciplina e organização tem que fazer parte do dicionário do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com