TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enunciado Atps De Sistemas Microprogramados

Casos: Enunciado Atps De Sistemas Microprogramados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 8

DESAFIO

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), também conhecido por Esquadrilha da Fumaça, encanta o público que assiste à suas apresentações em todos os lugares em que se apresenta. Isto pode ser notado através dos aplausos, gritos e assédios após o pouso de seus aviões T-27 Tucanos que equipam a Esquadrilha.

Figura 1: avião T-27 Tucano2 Figura 2: Logo da Esquadrilha

da Fumaça3

A Esquadrilha da Fumaça foi batizada com este nome por causa da técnica utilizada para expelir fumaça durante suas manobras. Segundo o site oficial da Esquadrilha disponível em: <http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/nossa-historia.html>. Acesso em: 22 out. 2010, a técnica inicial para expelir fumaça funcionava da seguinte maneira: um tanque armazenando óleo fino era ligado por uma mangueira ao escapamento do avião. Acionado pelo piloto, o óleo era injetado no escapamento direito, que é o mais quente. No ar, o óleo se vaporiza e condensa, transformando-se em fumaça. Ao longo do tempo essa técnica de produzir fumaça foi aprimorada pelos “Anjos da Guarda”, equipe de mecânicos e apoio administrativo, o que fez melhorar o rendimento das aeronaves, pois possibilitou a redução na quantidade de óleo carregada para a apresentação e no peso deste sistema de eliminação de fumaça.

Muitas manobras executadas pela Esquadrilha da Fumaça em suas apresentações envolvem vários aviões Tucano, como pode ser visto na figura 3, a seguir. Algumas manobras precisam que os aviões executem trajetórias diferentes, com momentos de eliminação de fumaça também diferentes.

Figura 3: Acrobacias da Esquadrilha da Fumaça4

2 Fonte: <http://1.bp.blogspot.com/_xBJLaUGunHk/TIAYr1DXY0I/AAAAAAAALGU/72BYJAQ-oFk/s1600/16.jpg>. Acesso em: 22 out. 2010.

3 Fonte: <http://www.seeklogo.com/images/E/Esquadrilha_da_Fumaca-logo-9E78E509E7-seeklogo.com.gif>. Acesso em: 22 out. 2010.

4 Fonte: <http://saojoaquimonline.com.br/wp-content/uploads/2009/03/esquadrilha.jpg>. Acesso em: 22 out. 2010.

Ciência da Computação – 7ª Série – Sistemas Microprogramados

André Luis Roland Tancredo

Pág. 4 de 8

Com o objetivo de facilitar e agilizar o desenvolvimento de novas manobras é proposto um desafio que consiste em desenvolver um sistema microprogramado, que faça uso de um microcontrolador de 8 bits da Microchip, família PIC, para controlar o sistema de eliminação de fumaça dos aviões Tucanos da Esquadrilha da Fumaça. De acordo com uma manobra previamente escolhida, envolvendo vários aviões ao mesmo tempo, o controle do lançamento de fumaça deverá ficar a cargo desse sistema, fazendo com que os pilotos possam se dedicar mais à execução das manobras.

Para isso, as próximas etapas irão guiá-los no estudo, entendimento, elaboração e desenvolvimento de uma proposta para o projeto do novo sistema de eliminação de fumaça dos aviões. Como forma de dar embasamento para seu trabalho, será necessária a utilização do software de desenvolvimento MPLAB IDE da Microchip, para simulação e verificação do sistema proposto.

Objetivo do Desafio

Desenvolver um sistema microprogramado, que faça uso de um microcontrolador para controlar o sistema de eliminação de fumaça de um avião.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Estrutura interna do PIC 16F84. Memória de Programa e memória de dados. Registradores.

Esta atividade é importante para que você compreenda as características da programação em linguagem de máquina, o formato de seus comandos e sua interação com a arquitetura dos microcontroladores.

Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Acessar o web site da Microchip através do endereço: <www.microchip.com>. Acesso em: 23 ago. 2011. Verificar as características dos microcontroladores PIC16F84 e PIC16F84A. Para isso acesse o link a seguir:

<https://docs.google.com/leaf?id=0B6FmteAmom54MDg5ZmQ3ZDMtMDIxZi00M2UzLTg1Y2EtMzY2YmY0Mjk4MjMx&hl=en>. Acesso em: 22 out. 2010.

Passo 2 (Equipe)

Pesquisar em outras fontes (datasheets5, livros, internet) sobre esses dois microcontroladores, e anotar as referências das melhores fontes encontradas num documento com o nome Relatório Técnico 01: Estudo sobre os microcontroladores PIC da família 16F84.

5 Termo técnico usado para identificar um documento relativo a um determinado produto.

Ciência da Computação – 7ª Série – Sistemas Microprogramados

André Luis Roland Tancredo

Pág. 5 de 8

Passo 3 (Equipe)

Listar as principais características do microcontrolador PIC16F84A com base nas informações encontradas nos passos 1 e 2 desta etapa. Essas características devem incluir quantidades e tipos de memórias existentes, arquitetura utilizada, seus principais blocos internos e qual a diferença do PIC16F84A para o PIC16F84. Colocar essas informações no Relatório Técnico 01.

Passo 4 (Equipe)

Criar uma tabela com as instruções de máquina do microcontrolador PIC16F84A contendo as seguintes informações: nome do comando, operandos, descrição e número de ciclos. Inserir essa tabela no Relatório Técnico 01.

ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Registradores especiais. Registradores. TRISA, TRISB, PORTA, PORTB; Registradores: Contador de Programa e Pilha. Interrupções.

Esta atividade é importante para que você compreenda as características da arquitetura dos microcontroladores e a importância de conhecê-la para gerar códigos em linguagem de máquina eficientes.

Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar sobre o software MAPLAB IDE da Microchip e o instalar para poder executar os passos seguintes.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com