TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especificação De Requisitos De Software

Ensaios: Especificação De Requisitos De Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 3

5º/6º Sistemas de Informação (SI)

Orientações para a disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas

2013

TEMA

PROPOSTA DO TRABALHO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Atividades Práticas Supervisionadas (APS)

I. TEMA:

“Especificação de Requisitos de Software”

II. PROPOSTA DO TRABALHO

As Atividades Práticas Supervisionadas serão constituídas pelos seguintes tópicos:

1) O grupo de alunos deverá, por meio de fontes formais de informação, pesquisar sobre o conceito de requisitos de software e engenharia de requisitos, assim como usos, aplicações e exemplos.

2) Requisitos de software são objetivos ou restrições estabelecidas por clientes e usuários do sistema que definem as propriedades do software. Os requisitos devem ser detalhados para o entendimento e a extração correta das funcionalidades do software.

3) Considere que o grupo de alunos foi contratado por empresa comercializa detergentes da alta tecnologia bactericida para uso em tanques de navios que aportam no Brasil. O produto é de natureza orgânica, provém de enzimas produzidas por abelhas e se aplicado corretamente, neutraliza 99% das bactérias conhecidas que estão presentes nos tanques de água dos navios que provém do mundo inteiro e utilizam os portos brasileiros, em muitas ocasiões, contaminando nossas águas e consequentemente causando diversas enfermidades nas populações. Para tornar mais eficaz a prevenção e o controle endêmico e pandêmico, se deseja instalar uma solução computacional para melhorar o controle das informações referentes a essa área de atuação. A proposta desse desafio é planejar o desenvolvimento do sistema proposto pelo cliente (Governo Federal, Ministério da Saúde), assegurando a melhor qualidade possível durante o desenvolvimento e o resultado final. Visando elaborar o documento de requisitos, o grupo deverá desenvolver as seguintes atividades:

a. Descrever o cliente que deseja contratar o grupo para o desenvolvimento do software.

b. Fazer uma descrição dos objetivos gerais do sistema.

c. Especificar os requisitos funcionais: fazer uma declaração das funções do sistema, como o sistema deve reagir a entradas específicas e como deve se comportar.

d. Especificar os requisitos não funcionais: fazer uma declaração dos requisitos não funcionais do sistema, que expressam a qualidade e as restrições sobre os serviços ou as funções oferecidas pelo sistema.

e. Apresentar os métodos de comunicação utilizados com o cliente e as informações adquiridas. A engenharia de requisitos possui alguns métodos de comunicação como: entrevistas, reuniões estruturadas, questionários; brainstorms e observação.

f. Gerar um glossário com os termos que podem gerar dúvidas de interpretação por parte do cliente ou do grupo.

4) O grupo deverá fazer uma dissertação sobre todos os elementos citados anteriormente, assim como o efeito deste trabalho na sua formação e discutir a interdisciplinaridade envolvida.

5) O nível de refinamento, funcionalidade e o nível de complexidade da solução proposta pelo grupo terão impacto direto na nota final deste trabalho.

6) A nota atribuída ao trabalho entregue configura a nota das APS.

III. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

1. O grupo deverá ser composto de 3 alunos. A formação de um grupo com um número diferente de 3 dependerá de aprovação do(a) Coordenador(a) Auxiliar do curso no campus.

2. Todas as etapas do trabalho deverão ser escritas em fonte ARIAL 12, espaçamento 1,5, margem direita 2,5 cm e margem esquerda 2,5 cm. O trabalho deverá ter formato A4, encadernado (espiral) com capa transparente.

3. Limites de páginas

Objetivo do trabalho: 1 página e no máximo 2 páginas.

Introdução: 2 páginas e no máximo 4 páginas.

Requisitos de Software e Engenharia de Requisitos (conceitos gerais): 3 páginas e no máximo 5 páginas.

Documento de Requisitos: mínimo de 5 páginas e máximo de 15 páginas.

Anexos: máximo de 10 páginas.

Conclusão: mínimo de 1 página e no máximo 3 páginas.

4. O trabalho deverá ser entregue junto com a ficha padrão de “Atividades Práticas Supervisionadas” ilustrando cronologicamente cada um dos itens, segundo a orientação do professor supervisor desta atividade.

5. Estrutura do trabalho:

5.1. Capa: identificando o curso, o tema, a relação de alunos do grupo (nome/RA)

5.2. Sumário

5.3. Objetivo do trabalho

5.4. Introdução

5.5. Conceitos gerais

5.5.1. Requisitos de Software

5.5.2. Engenharia de Requisitos

5.6. Documento de Requisitos

5.7. Conclusão

5.8. Bibliografia

5.9. Anexos

5.10. Ficha de Atividades Práticas Supervisionadas

IV. MODELO DE FICHA DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

...

Baixar como  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »