TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Ferramentas Para Apoio à Gerência De Projetos E Gerência De Requisitos De Software

Artigos Científicos: Análise De Ferramentas Para Apoio à Gerência De Projetos E Gerência De Requisitos De Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  9.280 Palavras (38 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 38

Universidade Federal de Pernambuco

Centro de Informática

Graduação em Ciência da Computação

AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS DE APOIO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS COM FOCO NO NÍVEL G DO MPS.BR

David Lopes Embiruçú

TRABALHO DE GRADUAÇÃO

Recife, 30 de novembro de 2009

Universidade Federal de Pernambuco

Centro de Informática

AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS DE APOIO AO NÍVEL G DO MPS.BR

David Lopes Embiruçú

Recife, 30 de novembro de 2009

“Thought is not merely expressed in words;

it comes into existence through them.”

Lev Semenovich Vygotsky

Agradecimentos

Primeiramente, agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de estar no mundo. Aos meus pais, Edilson Santana Embiruçú e Ivete Lopes Embiruçú, e à minha família, agradeço todo o amor, carinho, compreensão e respeito.

Aos amigos da UFPE, que me "aturam" todos os dias e ao pessoal de Engenharia da Computação. Aos amigos que passaram e passam por esta fase, nas noites e madrugadas insones ficando longe das pessoas que amamos em busca de um ideal comum.

Tenho muito a agradecer e a muitas pessoas. Não cito nomes para não ser injusto com pessoas que me auxiliaram até onde cheguei.

Meus agradecimentos especiais:

À minha namorada, Bruna Pricilla de Azevedo Albuquerque, pela dedicação e carinho, por sempre estar ao meu lado e por enfrentar comigo esta importante etapa dos meus estudos e por ter durante muitas vezes suportado a minha ausência.

Ao Professor Doutor Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos, pela motivação, orientação e todo o suporte oferecido durante o desenvolvimento deste trabalho.

A todos os amigos que colaboraram direta ou indiretamente para a conclusão desta etapa da minha vida. Para vocês ofereço esta página, muito obrigado a todos! 

Resumo

A qualidade dos produtos de software vem ganhando destaque no cenário mundial. As organizações que se adéquam aos padrões de qualidade são aquelas que apresentam uma maior produtividade, portanto lucram mais. Para isto precisam que seus softwares estejam em conformidade com padrões internacionais e que atendam as suas necessidades. No Brasil o MPS.BR vem ganhando destaque na certificação de empresas, por apresentar um bom custo benefício ao mesmo tempo em que prepara para um certificado internacional como o CMMI [61]. Dentre as várias necessidades de uma empresa escolheu-se as práticas de gestão de projetos que estão alinhadas ao nível G do MPS.BR. A escolha do tema gerência de projetos está baseada na sua relevância para as empresas, pois segundo pesquisa realizada pelo Standish Group [65], 28% dos projetos são abortados, 46% dos projetos extrapolam o prazo ou o custo e somente 26% dos projetos são bem sucedidos. Desta forma o objetivo aqui é oferecer um auxílio na escolha de ferramentas de gestão de projetos. Em especial as pequenas empresas engajadas em projetos de desenvolvimento de software. Pela necessidade de utilizar ferramentas gratuitas e de código aberto para suportar o desenvolvimento com menor custo. As boas práticas dos padrões de qualidade de produtos de software internacionais tanto da ISO como da IEC foram levadas em conta na criação de uma metodologia de avaliação própria para estas ferramentas. Esta metodologia será usada na avaliação de algumas ferramentas e serão atribuídas notas e conceitos. Ao fim do processo contextualizar-se-á uma análise das ferramentas apontando seus benefícios e deficiências.

Palavras-chave: modelos e normas de qualidade de software, métodos de avaliação, ISO 9126, ISO 12119, ISO 14598, ISO 2500, MPS.BR, gestão de projetos.

Sumário

Agradecimentos 4

Resumo 5

Sumário 6

Índice de Figuras 8

Índice de Tabelas 10

Lista de Abreviaturas 11

1. Introdução 12

1.1. Motivação 12

1.2. Objetivos 14

1.3. Organização do Trabalho 15

2. Nível G do MPS.BR 17

2.1. Gerência de Projetos 20

2.2. Considerações Finais 24

3. Qualidade de Produtos de Software 25

3.1. ISO/IEC 9126 27

3.2. ISO/IEC 12119 31

3.3. ISO/IEC 14598 34

3.4. ISO/IEC 25000 39

3.5. Considerações Finais 41

4. Metodologia de Avaliação das Ferramentas 44

4.1. Métricas e Atributos de Qualidade 46

4.2. Critério de Avaliação dos Atributos 50

4.3. Considerações Finais 53

5. Avaliação das Ferramentas 54

5.1. Ferramentas de Apoio ao Nível G do MPS.BR 57

5.1.1. dotProject 57

5.1.2. GanttProject 58

5.1.3. Openbravo ERP 59

5.1.4. OpenProj 60

5.2. Cenário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com