TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especificação de Motores Hidarulicos

Por:   •  22/5/2016  •  Artigo  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Motor hidráulico é um motor que converte o fluxo de um líquido sob pressão em um movimento rotativo. Portanto, um motor hidráulico é uma bomba hidráulica trabalhando de forma contrária, aonde o fluido de alta pressão empurra as peças mecânicas ocasionando um movimento em vez das peças mecânicas movimentarem o fluido. Os  tipos mais comuns de motores hidráulicos são de engrenagem, de aletas e de pistão

Desenvolvimento

Funcionamento

O motor hidráulico deve receber um fluído, que chega direcionado em tubos hidráulicos pressurizados pela bomba hidráulica, com este fluído sendo armazenado em um reservatório. Um motor de combustão interno colabora para que a bomba hidráulica da unidade do fluido seja encaminhada para o motor hidráulico. Desse modo, o líquido que se move sob pressão gira o motor, uma vez que flui através dele e, depois, retorna para o reservatório. Este ciclo é continuo mantendo o motor em funcionamento. Tudo isso acontece graças a um conjunto de partes distintas, como a bomba hidráulica, válvulas e mangueiras. A bomba hidráulica é usada para conduzir o fluido, o modelo mais comum encontrado nos motores hidráulicos é a bomba de engrenagem. A bomba de engrenagem envolve duas engrenagens, sendo que a sua ação rotatória contribui para empurrar o óleo da entrada até a saída.

[pic 1]

Características Técnicas

Existem diversos parâmetros para definição dos motores hidráulicos. A definição levando em conta os termos mais comuns na indústria é o deslocamento do motor, torque de saída, torque de partida, eficiência mecânica.

  • Deslocamento motor tem este nome devido à quantidade de líquido necessária para ligar o motor através de uma agitação do líquido, quanto menor o volume necessário para um determinado torque, melhor.
  • Torque de saída refere-se à quantidade de torque que o motor gera, quanto maior o torque, mais potente o motor.
  • Torque de partida mede a quantidade de torque necessária para iniciar o giro da carga, que é sempre maior do que o necessário para manter o movimento.
  • A eficiência mecânica é a relação do torque real produzido ao torque que o motor deve teoricamente produzir.

Aplicação

Existem diversas formas de utilizar os motores hidráulicos, algumas delas são esteiras rolantes, serras, máquinas agrícolas, entre outras. Os motores hidráulicos levam vantagem em relação a outros tipos de motores com relação a peso e potencia, outra diferença é a facilidade de operar em ambientes desfavoráveis que seriam perigosos ou impossíveis pra outros tipos de motores, pois o motor hidráulico pode trabalhar afogado (submerso) em quase todos os tipos de fluidos conhecidos, em atmosferas corrosivas ou explosivas, em ambientes superaquecidos e realizar trabalho com paradas e partidas constantes, sem acarretar problemas de superaquecimento.

Na hora de especificar o motor hidráulico dependendo do tipo de aplicação deve se levar em contar algumas características como potência, tamanho, sentido de rotação, pressão do sistema e os limites de velocidade de operação sendo a velocidade mínima a de saturação, ou seja, a menor velocidade com a qual o motor permite a aplicação do momento de torção máximo.

Tipo de motores

Motores de Engrenagem

 Este motor hidráulico é composto por duas engrenagens interligadas em uma caixa retangular, com tubos em lados opostos na entrada e na saída. É injetado na caixa um óleo de alta pressão que flui em torno da periferia entre a parede da caixa e as pontas dos dentes da engrenagem, este movimento empurra as engrenagens e as fazem girar. Os dentes das engrenagens interligadas impedem que o óleo flua de volta para o lado de entrada, resultando em rotação contínua. 

As vantagens principais de um motor de engrenagens são: sua simplicidade e sua maior tolerância à sujeira; porém tem menor eficiência. São muito utilizados na hidráulica móbil e na tecnologia agrícola, para acionar correias transportadoras, disco dispersador, ventiladores, fusos transportadores e ventoinhas. Fazem parte dos motores rápidos.

Motores de Aleta

Motores de aletas possuem um único rotor com aletas saindo de dentro de um compartimento. As duas portas de entrada estão localizadas em lados opostos do motor, com duas portas de saída entre elas. As palhetas do rotor são montadas em balancins, quando a palheta está perto de uma porta de entrada, move-se contra a parede da caixa, criando uma vedação perfeita, movendo a palheta próxima da porta de saída para longe da parede, liberando o selo e permitindo o fluxo de óleo do cilindro. Conforme o óleo vai empurrando as palhetas tangencialmente, o rotor é girado pela pressão do fluido. A vantagem desse tipo de motor é que ele costuma ter um preço mais barato, porém, é menos eficiente e não tolera bem baixas velocidades.

Motores de pistão

Consiste de um tambor de cilindro contendo uma série de pistões. O óleo de alta pressão é forçado no centro do tambor, onde algo como um tampão de distribuidor o dirige aos diferentes pistões, forçando os pistões para fora de encontro a uma placa angular. Empurrando a placa em um ângulo, os pistões giram a placa e geram o torque. Esses modelos são mais eficientes que os motores de aleta e são mais duráveis, além de serem mais propícios a altas pressões e baixas velocidades, porém, têm custo mais elevado.

        

Motores de pistões radiais (curso simples) com apoio interno dos pistões

Os cilindros e pistões são montados em estrela em torno do eixo excêntrico central, conforme a posição do eixo excêntrico, dos 5 pistões, 2 ou 3 estão ligados com a entrada (lado da pressão), e o restante dos pistões ligados com a saída (lado do reservatório).Através do comando as câmaras dos cilindros são alimentadas com fluido de pressão. A transmissão da força do pistão sobre o eixo excêntrico poderá ocorrer de varias maneiras onde os pistões são guiados na carcaça e apoiam-se no eixo excêntrico através de anéis de conformação especial. Durante o movimento rotativo do eixo, ocorre um movimento relativo entre o pistão e o anel. Para a redução do atrito, a superfície de apoio do pistão do anel, é equilibrada estaticamente. As superfícies de contato no excêntrico e na carcaça são aliviadas hidrostaticamente, de modo que o atrito é mínimo. Esta construção possibilita alto rendimento e um bom comportamento em baixas rotações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com