TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística Aplicada

Pesquisas Acadêmicas: Estatística Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  4.768 Palavras (20 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 20

ATPS DE ESTATISTICA APLICADA PASSOS 1 E 2.

RESUMO DE ESTATISTICA

Todas as ciências tem as raízes na história humana, a matemática que é considerada a ciência que une a clareza do raciocínio a síntese da linguagem, originou-se do convívio social, trocas, da contagem, etc. a estatística, ramo da matemática aplicada, teve sua origem semelhante, pois precisavam fazer contagens de habitantes, nascimentos, óbitos, estimativas de riquezas individual e social, distribuindo terras e cobrando impostos, realizavam inquéritos quantitativos por processos que hoje, chamaríamos de "estatísticas" .Estatística: é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, analise e interpretação de dados, e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

Palavras –chave: ciência, contagens,organização,analise.

DESCRIPTIVE STATISTICS

The main goal of descriptive statistics, and data reduction through methods aimed at displaying the relevant information contained in a large portion of data through a number of values and much smaller or graphically measures. Descriptive statistics is to study methods that facilitate increasingly human life through science and technology, which enhances and evolves every day.

Keywords: method, information, steps, technology.

1. INTRODUÇÃO

RESUMO DO CAPITULO 1 DO LIVRO ESTATISTICA FACIL

NATUREZA DA ESTATISTICA

Todas as ciências tem as raízes na historia humana, a matemática que e considerada a ciência que une a clareza do raciocínio a síntese da linguagem, originou-se do convívio social, trocas, da contagem, etc. a estatística, ramo da matemática aplicada, teve sua origem semelhante, pois precisavam fazer contagens de habitantes, nascimentos, óbitos, estimativas de riquezas individual e social, distribuindo terras e cobrando impostos, realizavam inquéritos quantitativos por processos que hoje, chamaríamos de "estatísticas”.

Na idade media se colhiam estas informações sobre habitantes e riquezas com a finalidade tributaria e bélicas, a partir do século XVI, surgiram as primeiras analises sistemáticas de fatos sociais, exemplo, casamentos etc. Assim surgiu as primeiras tabuas e tabelas com os primeiros números relativos. A partir do século XVIII foi se adquirindo uma vertente mais cientifica, Godofredo achenwall batizou esta nova ciência ou se preferir método de estatística determinando esta como uma ciência. As tabelas foram se tornando tão completas com seus cálculos de probabilidades que com o passar do tempo, estatística deixou de ser mera catalogação de dados numéricos coletivos, para se tornar um estudo de como se chegar a um todo (população), observando partes desse todo (amostras).

Hoje em dias por muitas pessoas serem leigas sobre o verdadeiro valor da estatística, não creem em sua infabilidade e acham que ela nada prova, assim ignorando seus objetivos e métodos, ignoram a estatística teórica ou pratica talvez, por conhecerem superficialmente esta ciência, mas graças a esta ciência temos evoluído em varias áreas, e contribuído para a organização dos negócios e recursos do mundo globalizado.

Método estatístico

O método cientifico:

Os conhecimentos que temos hoje foram obtidos desde a antiguidade, uns por acaso e outros por necessidades praticas, mas sem aplicação de um método, atualmente usamos métodos e estudos para obtermos resultados, claro que às vezes possamos ter observado algo inicialmente por acaso, mas com o passar dos anos aprendemos a desenvolver processos científicos para adquirirmos conhecimento.

Método: é um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja.

Dos métodos científicos, destacaremos o método experimental e o estatístico.

Método experimental: consiste em manter constantes todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam, é o estudo preferido da química, física etc...

Muitas vezes temos a necessidade de descobrir fatos em um campo em que o método experimental não se aplica exemplo: (nas ciências sociais), como exemplo podemos citar a determinação das causas que definem o preço de um produto, para aplicarmos o método experimental teríamos que variar a quantidade do produto e verificar se tal fato influenciaria seu preço.

Método estatístico: diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influencias cabem a cada uma delas.

Estatística: é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, analise e interpretação de dados, e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

A coleta, organização, descrição dos dados, estão a cargo da estatística descritiva, enquanto a analise e a interpretação dos dados ficam a cargo da estatística indutiva ou inferencial. Em geral as pessoas conhecem a estatística superficialmente e acham que ela serve apenas para estudos do ministério da educação, acidentes de trafego etc. desconhecendo que o aspecto essencial da estatística é proporcionar métodos inferenciais, que possam permitir conclusões que superem os dados e informações obtidos inicialmente. Assim a analise e a interpretação dos dados estatísticos, permitem um diagnostico de problemas e a formulação de soluções apropriadas, e também um planejamento objetivo de ação para aquele caso especifico.

Fases dos Métodos Estatísticos

Apos o planejamento e determinação do fenômeno coletivamente típico que se quer pesquisar coletamos os dados numéricos necessários à pesquisa. A coleta pode ser direta ou indireta, a coleta direta e quando os dados coletados são de carácter informativos de registros obrigatório exemplo: nascimentos, casamentos etc., e quando os dados são coletados pelo próprio pesquisador através de inquéritos e questionários, a coleta direta de dados pode ser classificada relativamente ao fator tempo em:

Continua: (registro) quando feita continuamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com