TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilos de páginas web

Artigo: Estilos de páginas web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

ESTILOS DE PÁGINAS WEB

Na web é possível encontrar dois tipos de páginas: Estáticas e Dinâmicas.

As páginas estáticas são páginas simples desenvolvidas a partir da linguagem HTML e que não possuem movimentos e contam com pouca funcionalidade. São páginas fáceis de serem desenvolvidas embora sua vantagem seja limitada uma vez que só apresentam textos acompanhados de imagens e alguns conteúdos multimídia.

Ao contrário das páginas estáticas, as páginas dinâmicas são mais complexas e costumam estar ligadas a banco de dados. Elas permitem maior alteração e interatividade pois utilizam-se de outras linguagens além do HTML. Classificam-se em dois tipos:

A) Páginas Dinâmicas de Cliente

B) Páginas Dinâmicas de Servidor

Nas páginas dinâmicas de cliente, todo processamento de efeitos e funcionalidades é executada pelo navegador. Todo código de páginas do lado cliente é inserida no mesmo arquivo HTML e é chamado de SCRIPT. Quando um arquivo HTML contém esses SCRIPTS de cliente, o navegador interpreta e executa para realizar os efeitos especiais e as funcionalidades. As páginas cliente são dependentes do sistema onde estão sendo executadas e isso torna-se uma desvantagem considerando que cada navegador possui características próprias, o que expõe a página ao risco de não funcionar adequadamente caso seja executada em um navegador diferente da qual foi programada. As páginas dinâmicas de servidor são interpretadas e executadas pelo servidor. São bastante úteis para todo tipo de aplicação web, de jogos a chats mas principalmente quando se quer acessar informações centralizadas em uma base de dados no servidor e quando por segurança não podem ser realizadas no computador do usuário. Assim como na página de cliente, os códigos da página de servidor também são inseridos no mesmo arquivo HTML, misturados aos códigos HTML. Porém, quando esta página é solicitada pelo usuário, o servidor executa os SCRIPTS e gera uma nova página (chamada de página resultado) que contém apenas o código HTML, esta nova página é enviada ao usuário e o fato de apenas conter códigos HTML garante que não haverá erros de execução. Desta forma, é o servidor quem manuseia todas as informações do banco de dados e apenas envia ao cliente o resultado dessa operação.

TIPO DE LINGUAGENS

PÁGINAS ESTÁTICAS PÁGINAS DINÂMICAS

HTML

Linguagem de marcação - base utilizada para produzir páginas na Web.

PHP

Linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico.

CSS

Linguagem para estilos que define o layout de documentos HTML.

ASP

É uma estrutura de bibliotecas básicas (e não uma linguagem) para processamento de linguagens de script no lado servidor para geração de conteúdo dinâmico na Web.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com