TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Dados 1 1. Introdução O Mundo Tem Mudado Rapidamente Graças à Ajuda Dos Computadores. Podemos Citar As Pesquisas Espaciais, O Projeto Genoma, Os Simuladores De vôo, Entre Tantos Outros. No Entanto, Ainda Ocorrem Limitações físicas

Artigo: Estrutura De Dados 1 1. Introdução O Mundo Tem Mudado Rapidamente Graças à Ajuda Dos Computadores. Podemos Citar As Pesquisas Espaciais, O Projeto Genoma, Os Simuladores De vôo, Entre Tantos Outros. No Entanto, Ainda Ocorrem Limitações físicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura de Dados 1

1. Introdução

O mundo tem mudado rapidamente graças à ajuda dos computadores. Podemos citar as pesquisas espaciais, o projeto genoma, os simuladores de vôo, entre tantos outros. No entanto, ainda ocorrem limitações físicas importantes relacionadas ao volume de informações e à capacidade de processamento. Nem tudo que vemos ou sentimos pode ser representado por em um computador. Devido as tais limitações, é necessário abstrairmos a nossa realidade para que possamos capturar o que existe de mais relevante em uma situação real tornando assim possível a construção de modelos que possam ser implementados em computador por meio de uma linguagem de programação. Para a construção de bons modelos é necessário um bom conhecimento dos detalhes que compõem a situação real, ser capaz de expressá-los por meio de uma estrutura de dados adequada e desenvolver um algoritmo adequado que atue sobre esta estrutura de dados.

A elaboração adequada de estrutura de dados e os algoritmos correspondentes é o que propiciará o desenvolvimento de programas de computadores:

programas = estrutura de dados + algoritmos

1.1. Tipo de Dados Abstratos (TDA)

Um tipo abstrato de dados pode ser definido como um modelo matemático pelo par (V,O) onde V é o conjunto de valores e O o conjunto de operações que atuam sobre esses valores. As operações devem ser consistentes com os tipos dos valores.

Neste contexto o termo abstrato significa independência de implementação, isto é, não considera as limitações físicas do computador relativas a questões de eficiência ( tempo de processamento, ocupação de memória).

A idéia fundamental do tipo abstrato de dados abstrato é possibilitar ao programador a separação do conceito (o que fazer) da implementação ( de como fazer).

A separação da definição do TDA de sua implementação permite que uma mudança de implementação não altere o programa que usa o TDA.

O TDA é compilado separadamente e uma mudança de implementação força a recompilação apenas do módulo envolvido.

A Figura 1.1 mostra um esquema de um TDA. Observamos que a interação entre a estrutura de dados e suas respectivas operações ficam invisíveis e inacessíveis para o usuário. Somente a descrição dos valores e o conjunto de operações do TDA ficam visíveis ao usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com