TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Do Texto

Casos: Estrutura Do Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A concepção de língua como representação do pensamento do sujeito. Os diferentes gêneros textuais nas diversas formas de se inserir novas entidades ou referentes no texto e que a progressão referencial é a retomada de um referente mais adiante, ou seu uso como base para a introdução de novos referentes.

Palavras - chave; texto, leitura, gênero.

Concepção de leitura

As concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido, que tem função passiva porque o sentido do texto está centrado no autor, o sistema estrutural da língua como sistema, código, cabendo ao leitor identificar, reconhecer, decodificar os sentidos expressos no texto.

[...] contentam-se em ensinar a ler e a escrever; deveriam, em seguida, criar condições para que

os alfabetizados passassem a ficar imersos em um ambiente de letramento, para que pudessem entrar no mundo letrado, ou seja, num mundo em que as pessoas têm acesso à leitura e à escrita, têm acesso aos livros, revistas e jornais, têm acesso às livrarias e bibliotecas, vivem em tais condições sociais que a leitura e a escrita têm uma função para elas e tornam- se uma necessidade e uma forma de lazer (Soares, 2002, p. 58-59).

Com relação aos fatores de compreensão da leitura, é importante salientar que, se todo texto apresenta elementos de informação necessários para o seu entendimento, por outro lado, também sempre há elementos implícitos que necessitam ser inferidos pelos leitores,e armazenados em sua memória de forma a construir o sentido do texto.

Estratégias de leitura

A capacidade de construir o sentido do texto faz-se pela observância de vários aspectos que determinam a compreensão da leitura. O primeiro deles é o “cotexto”, conhecimento da língua; o segundo, a “situação mediata”, fatores adjacentes às condições sociopolítico-culturais e, por último, o “contexto cognitivo dos interlocutores”. A interpretação de um texto depende também da contextualização da escrita.

Leitura e a produção de sentidos

A “recorrência de recursos fonológicos e/ou supra-segmentais”

consiste no emprego de uma invariante fonológica, com igualdade

de metro, ritmo, rima, assonâncias, aliterações, etc.

No texto a seguir, notamos a semelhança de sons em palavras próximas (assonância).Elemento pouco tratado na linguística, o ritmo é parte na formação do texto. A duração relativa das sílabas está ligada, de um lado, à posição das pausas, acentos e entoação; de outro, a mudança do tempo pode constituir por si só uma função delimitadora ou um realce. Para que fique clara a função do ritmo na obtenção da coesão (e da coerência também),deve-se entendê-lo como uma sucessão de movimentos num jogo de tensão e distensão;assim a análise rítmica é indissociável da rede complexa de significantes que compõem o texto.

Diferentes gêneros textuais

Os gêneros textuais consistem em formas padrão de estabilidade relativa, utilizada para a estruturação do todo. A descrição é a capacidade do individuo tem de perceber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com