TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Gestao Das Organizacoes

Casos: Estrutura E Gestao Das Organizacoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  4.255 Palavras (18 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

O surgimento e crescimento contínuo de oportunidades de negócios que nos últimos anos se faz sentir em Moçambique bem como em todo mundo faz com que as organizações por si so não consigam responder as exigências do mercado, isto é, a partir de um certo ponto começam a ter dificuldades no tratamento de dados para elaboração de informação eficaz que concede valor e vantagem nas estratégias de negócios, ficando assim limitadas na concorrência para com outras organizações. Daí nota-se um surgimento contínuo de empresas de prestação de serviços que surgem para resolver esse problema. Prestação de serviços é uma actividade extremamente diversificada, pois pode-se prestar serviços em diversas áreas.

A AZA Serviços e Consultoria, Lda. é uma organização que destina se a prestação de serviços nas áreas de Contabilidade, auditoria, gestão e informática. Sabe-se muito bem que dados e informação são o coração de qualquer organização, daí que a AZA Serviços e Consultoria, Lda. sente-se com uma grande responsabilidade e compromete-se na prestação de serviços acima referidos.

Objectivo: a AZA Serviços e Consultoria, Lda., tem como objectivo ajudar as organizações a atingir metas organizacionais por si traçadas, isto é, elaborar um diagnóstico das áreas funcionais da empresa em questão, identificar seus pontos fortes e fracos, identificar suas ameaças e oportunidades e propor soluções para as áreas julgadas mais necessitadas após a análise.

Missão: A AZA Serviços e Consultoria, Lda. Através de recursos humanos qualificados e materiais busca a excelência, eficiência no atendimento de seus clientes, prestando serviços de qualidade.

Perspectivas: A AZA Serviços e Consultoria, lda, sonha em um dia ser uma das referências Moçambicanas no que diz respeito a organizações de prestação de serviços. Daí que acompanha a evolução do mundo dos negócios de modo a prestar serviços de excelência aos seus clientes, pois só é possível tornar-se uma referência prestando serviços de qualidade.  

AZA serviços e consultoria, Lda.

A AZA serviços e consultoria, Lda. é uma sociedade que surge através da união de quatro sócios, que depois de vários estudos de viabilidade feitos, a sociedade decidiu sediar-se na cidade de Maputo, Av. 24 de Julho nrº5041 por ser praticamente uma zona de comércio, pois o surgimento de estabelecimentos comerciais bem come escritórios não para. A sociedade é composta por um capital social de 200.000,00 Mt em dinheiro. O capital social está dividido em quatro quotas, sendo 25% para cada sócio.

A organização através da constante modernização, busca optimizar o atendimento de seus clientes prestando diversos serviços de contabilidade, auditoria, gestão e informática e consultoria.

A AZA Serviços e Consultoria, Lda. usará uma estrutura funcional porque a organização está vocacionada na execução de varias actividades no caso de contabilidade, auditoria, gestão e informática; onde haverá muito fluxo de informação. A estrutura da organização requer profunda compreensão de critérios formais e normas técnicas.

Os componentes da organização correspondem os diversos departamentos e sectores que executam as diversas funções necessárias para o seu funcionamento conforme ilustra o organograma abaixo.

Organograma da AZA Serviços e Consultoria, Lda.

1. A Direcção

O ser humano pela sua própria natureza vive tomando decisões e estas decisões necessitam de um cuidado maior ou uma análise.

Direcção – É a entidade máxima da organização da empresa, que irá reunir os departamentos para definição de regras e normas da organização; as decisões irão obedecer uma hierarquia definida na estrutura da empresa e gerará actos cujo efeito será duradouro e difícil de inverter.

Composição: A direcção e composta por:

• Director geral;

• Chefe do departamento de Finanças;

• Chefe do departamento de Recursos Humanos; e

• Chefe do departamento de Operações;

Funções da direcção

 Dirigir a organização;

 Planeamento de actividades;

 Atribuir políticas;

 Fazer avaliação de futuros investimentos da empresa;

1.1. Departamentos

Constituem o nível táctico da organização, pois reúnem informações úteis a direcção para tomada de decisões.

1.1.1. Departamento de Finanças

Este departamento irá controlar as entradas e saídas de valores incorporados nos custos de funcionamento e que provem das vendas, empréstimo e outros.

Composição: O departamento de finanças é composto por :

• Chefe do departamento;

• Tesoureiro;

• Técnico de contas

Funções do departamento de finanças

 Controlar as finanças da empresa;

 Planear o orçamento;

 Analisar as demonstrações financeiras;

 Fazer pagamentos e cobranças de dívidas;

 Avaliar o património da empresa;

1.1.2. Departamento de recursos humanos

As normas são um guia valioso para a definição das actividades a serem cumpridas bem como no apuramento das responsabilidades dos funcionários para garantir a satisfação do cliente com continuidade. A gestão de recursos humanos deve envolver todas as acções, destinadas a assegurar a negociação e a gestão dos equilíbrios precários que permanentemente emergem entre os actores sociais com interesses opostos e, por vezes, irredutíveis.

O departamento de recursos humanos fará a gestão dos funcionários no que diz respeito a admissão do pessoal, elaboração de contractos, demissão e outras actividades que tem haver com os funcionários;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com