TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura das Organizações

Por:   •  8/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.381 Palavras (18 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa visa compreender a estrutura de uma organização como ela se subdivide em organização formal e informal e quais as conseqüências desta subdivisão.

Entender melhor e como se desenvolve uma organização legalmente constituída, como é a contratação destas e quais seus desafios, ainda falando sobre organizações formais, descrever como deve ser sua estrutura organizacional formada como surgem os organogramas e fluxogramas e como eles auxiliam o desenvolvimento da organização formal.

Existem ainda as organizações informais, que apesar de se constituírem como uma organização de fato, é ilegal as formas como elas se constituem e contratam seus colaboradores, a sua relação com a sociedade formal e por outra perspectiva como se constituem organizações informais dentro das organizações formais.

A comparação entre estes dois tipos de organizações e suas perspectivas é o questionamento central deste artigo.

1 CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO

Organização é a combinação de esforços individuais que tem o objetivo de realizar esforços coletivos. O principal recurso de qualquer organização são as pessoas, porém além delas, as organizações utilizam outros recursos, como máquinas e equipamentos, dinheiro, tempo e espaço.

1.1 Definição

Segundo Nunes (2008), “organização é o conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente, mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado através da afetação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planejar, dirigir, liderar e controlar”.

Para que uma organização exista não basta que um grupo de pessoas se una para atingir um objetivo e sim que elas se organizem e se desenvolvam de forma a atingir seus resultados.

Organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre elas. (Chiavenato, 2003)

As organizações são grupos sociais orientadas para a realização de objetivos, elas são sistemas de recursos que perseguem objetivos.

As organizações não vivem para si próprias, mas são meios, são órgãos sociais que visam a realização de uma tarefa social. (DRUCKER, s.d.)

De acordo com Daft (2003), “o principal elemento de uma organização não é um edifício ou um conjunto de políticas e procedimentos, as organizações são compostas por pessoas e seus relacionamentos. Uma organização existe quando as pessoas interagem para realizar funções essenciais que auxiliam a alcançar metas”.

2 A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO

Até o final do século XIX existiam poucas organizações, porém após a Revolução Industrial isso mudou, houve um grande desenvolvimento o qual transformou toda a sociedade.

Aos poucos as organizações começaram a crescer e a se desenvolver e se tornaram e vêm se tornando uma enorme influência na sociedade. Mesmo em meio a grandes e rápidas mudanças elas se adaptam rápido. Algumas até tem departamentos dedicados a monitorar essas constantes mudanças no ambiente externo e a encontrar maneiras para se adaptar.

Organizar consiste em determinar atividades necessárias para alcancar objetivos e a desginar as atividades a pessoas e cargos especificos para tal, pois muitas vezes ocorrem erros que poderiam ser facilmente corrigidos se estivessem direcionados a pessoas aptas a realizar essas determinadas tarefas.

A organização se subdivide em dois aspectos: Organização formal e informal.

3 COMO SE CONSTITUI UMA ORGANIZAÇÃO FORMAL

Dá-se o nome organização formal às organizações caracterizadas por regras e regulamentos formalizados por escrito e por estruturas de posições e hierarquia que ordenam as relações entre os indivíduos ou órgãos competentes. Através da organização formal, procura-se remover algumas incertezas e limitações da situação humana, tirar vantagem de especialização de facilitar o processo de tomada de decisões e assegurar o comprimento e execução dessas decisões pelos indivíduos participantes. Assim, de acordo com (IRVIN, 1971 apud CHIAVENATO, p. 51) a organização formal tenta regular o comportamento humano para alcance dos objetivos explícitos, tornando um caso de estudo especial.

De um modo geral, as organizações formais são altamente burocratizadas e caracterizadas a formal organizacional dominante nessa sociedade atual e a mais viva manifestação de uma sociedade altamente especializada interdependente, capaz de proporcionar especialização profissional e crescente melhoria do padrão de vida dos seus participantes. A organização formal permeia os aspectos da vida moderna e envolve participação, atenção, tempo e energia de milhares de pessoas, influenciando profundamente o seu comportamento e as suas vidas. Cada organização, contudo, é restringida e desafiada por recursos escassos e limitados, e por isso não pode tirar pleno proveito e vantagem de todas as oportunidades que eventualmente surjam. Os recursos devem ser adquiridos e alocados da melhor forma possível e a eficiência da organização somente e possível quando ela consegue aplicar todos os recursos na forma alternativa que produza melhor resultado final possível.

Dentre as organizações existem aquelas moldadas explicitamente para atingir níveis de lucro, como meio de auto se sustentarem através do excedente dos resultados financeiros e de proporcionarem retorno de investimento ou capital, como também existe organizações que não incluem obrigatoriamente o lucro como um dos seus objetivos principais. Assim, as organizações podem perseguir objetivos lucrativos ou não lucrativos. As empresas constituem exemplos típicos organizações lucrativas. Qualquer definição de empresa deve considerar necessariamente o tipo lucro. Empresa é todo empreendimento humano que procura reunir e integrar recursos humanos e não humanos (como recursos financeiros, físicos, tecnológicos, mercadológicos e etc.), no sentido de alcançar objetivo de auto sustentação é um objetivo obvio, pois se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com