TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Metálica: Onde e como começou

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 4

Estrutura Metálica

- Onde e como começou:

As estruturas metálicas são usadas há muito tempo. No século XII o ferro fundido era usado como apoio para as estruturas de madeira, com o passar dos séculos, passou a ser usado como estruturas de telhados, cúpulas de igrejas e pontes. A primeira ponte a ser construída com ferro fundido foi IronBridge em 1779, na cidade de Coalbrookdale na Inglaterra com 60m de comprimento (Figura 2.1).

Na metade do século XIX alguns edifícios com estruturas metálicas passaram a serem construídos, mas viram a necessidade de construírem pontes que também tivessem uma estrutura bem firme e resistente.  O ferro já era usado na construção de diversas pontes, entretanto, ocorreram alguns acidentes que fizeram os engenheiros da época procurassem por algo superior ao ferro.

O aço já era conhecido, mas tinha um alto custo para ser fabricado. Foi em 1856 que o inglês Henry Bessemer criou um forno que possibilitou a produção de aço em grande escala. A primeira ponte a ter sua estrutura feita com aço foi de Eads, sobre o Rio Mississipe, em Saint Louis, Estados Unidos (Figura 2.2). A partir daí, as construções usando as estruturas metálicas disparou sem cessar.

[pic 1]

Figura 2.1- Ponte de Coalbrookdale na Inglaterra-

Fonte: lmc.ep.usp.br

[pic 2]

Figura 2.2- Ponte Eads, Saint Louis, EUA -

Fonte: cmt-stl.org

- Evolução das Estruturas Metálicas:

O processo evolutivo das estruturas ocorreu aos poucos. Os egípcios e os gregos começaram a usar pedras como vigas e lajes, mas aos poucos foram aprimorando e no século IV a.C Roma já usava pedras como estruturas de construções.

No início da Idade Média, quase todas as estruturas eram feitas com pedra ou madeira. No século XII começaram a surgir algumas construções de igrejas e catedrais no norte da França que utilizavam os arcos de ogiva, esse estilo ficou conhecido como gótico e romântico (Figura 2.3).

O Renascimento começou por volta do século XV e teve Filippo Brunelleschi (1377-1446) como um revolucionário da arquitetura e engenharia da época renascentista. Construiu a primeira cúpula em estrutura octogonal da história, Capela Pazzi na Itália (Figura 2.4), inventou um sistema de andaimes e um método de construção com tijolos.

A partir do século XII foram surgindo às construções com ferro fundido e no XIX já eram usados em grandes estruturas de pontes e arranha-céus. Nessa mesma época, começou a grande utilização do concreto armado, em 1903 o Ingalls Building foi o primeiro arranha-céu construído em concreto armado, com 16 andares (Figura 2.5).

Com isso, pode-se notar que levou muito tempo e estudo para ter as estruturas que são utilizadas nas construções e através de mais pesquisas, tentam aprimorar as já existentes para que a construção civil seja sempre moderna e adaptável para as necessidades de toda a sociedade.

[pic 3]

Figura 2.3- Catedral de Chartres – França, construída com arco de ogiva no século XII-

Fonte: www.estudopratico.com.br

[pic 4]

Figura 2.4- Capela Pazzi, Florença, Itália-

Fonte: www.pinterest.com

[pic 5]

 Figura 2.5- Ingalls Building, Cincinnati, Ohio-

Fonte: en.wikipedia.org

Benefícios da Estrutura Metálica:

 Há inúmeras vantagens na utilização das estruturas metálicas em comparação com as outras estruturas. Além da modernidade, resistência e baixo peso, as estruturas metálicas são econômicas.

Esse tipo de estrutura leva um menor tempo de fabricação e montagem. São montadas por profissionais de qualidade e o risco de erros é escasso. Devido o baixo peso relativo, as estruturas de metal são mais fáceis para serem carregadas, transportadas e manipuladas.

As estruturas de metálicas apresentam vantagens na utilização de materiais pré-fabricados, podem ser projetadas em grandes vãos livres, liberdade as formas, podem ser montadas e desmontadas em outro local, são sustentáveis, o aço é 100% reciclável, responde bem a ações dinâmicas, produzem menos ruídos e poeira e não geram entulhos.

Entretanto, há desvantagens. As mais aparentes é que se exigem profissionais qualificados na sua fabricação e muitos cuidados para que não ocorra agressões químicas, requer muita precisão e não há facilidade de ajustes ou improvisos e, dependendo da obra, o seu uso pode não ser o mais viável devido o alto custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (456.3 Kb)   docx (341.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com