TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de Concreto Protendido

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE CAPIXABA DA SERRA

CURSO ENGENHARIA CIVIL

KATIA CIRLENE JORGE RAIMUNDO

LOUISE RIGO MINIÑO

MARCELISE PAVONI ALEXANDRE DE OLIVEIRA

MICHELI PAULA DALMASO MUNIZ 

RAQUEL MONIQUE MASSARIOL DA SILVA

RUBENS GERALDO DA SILVA

CONCRETO PROTENDIDO

Serra-ES

2015


[pic 1]

KATIA CIRLENE JORGE RAIMUNDO

LOUISE RIGO MINIÑO

MARCELISE PAVONI ALEXANDRE DE OLIVEIRA

MICHELI PAULA DALMASO MUNIZ 

RAQUEL MONIQUE MASSARIOL DA SILVA

RUBENS GERALDO DA SILVA

CONCRETO PROTENDIDO

Projeto apresentado na disciplina de Estrutura de Concreto I como requisito básico para obtenção Faculdade Capixaba da Serra

Professor: Ramiro Moreira Silva Júnior

Serra-ES

2015[pic 2]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.1.        OBJETIVOS        

2.        METODOLOGIA        

3.        REFERENCIAL TEÓRICO        

4.        CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        

5.        REFERÊNCIAS        


[pic 3]

  1. INTRODUÇÃO

O concreto é um dos materiais de construção mais importantes. Seus ingredientes, cimento, areia, pedra e água, estão disponíveis a um preço acessível. Além de apresentar boa resistência à pressão, possui pequena resistência à tração; por possuir essa diferença nas propriedades seu comportamento pode ser melhorado aplicando-se uma compressão prévia, ou seja, protensão, nos locais onde se produzem tensões de tração.

Protender uma estrutura de concreto é fazer uso de uma tecnologia inteligente, eficaz e duradoura. Inteligente, pois permite que se aproveite ao máximo a resistência mecânica dos seus principais materiais constituintes, o concreto e o aço, reduzindo assim suas quantidades; eficaz, devido à sua superioridade técnica sobre soluções convencionais, proporcionando estruturas seguras e confortáveis; duradoura, porque possibilita longa vida útil aos seus elementos. Só estas características já justificariam o uso da protensão em estruturas. Mas além disso tudo, uma das principais vantagens das soluções em concreto protendido é o fato delas possibilitarem ótimas relações custo-benefício.

O número de aplicações do concreto protendido é infinito, uma vez que é sempre possível inventar um modo diferente de utilizar a protensão. Vale a pena citar as estruturas protendidas de grande porte tais como as plataformas marítimas (offshore) de exploração de petróleo ou gás, os invólucros de proteção de centrais atômicas, as torres de concreto e as pontes estaiadas. É comum, também, a utilização de tirantes de ancoragem protendidos em obras de terra como cortinas atirantadas, estruturas de contenção, barragens, etc. O concreto protendido é utilizado também em lajes e pisos de edifícios. Principalmente quando o projeto requer grandes vãos livres, as lajes cogumelo protendidas são uma opção interessante. A protensão é muito utilizada também em estruturas cilíndricas como, por exemplo, silos e reservatórios. Nesses casos, a protensão é denominada circular, em contraposição às estruturas retas, onde a protensão é denominada linear.

Uma das peculiaridades do concreto é que o mesmo possui boa resistência à compressão e pequena resistência à tração, o concreto se comporta de maneira aleatória quando tracionado. Quando mal executado, a retração acentuada pode provocar fissuras na região tracionada da peça, eliminando assim a resistência à tração, por esse motivo à tração do concreto é desprezada nos cálculos.

A protensão consiste em inserir esforços prévios no concreto, que reduzam ou anulem as tensões de tração provocadas pelas solicitações em serviço. Nessas condições, a fissuração deixa de ser fator determinante no dimensionamento da peça.

  1. OBJETIVOS

O estudo tem com objetivo compreender o uso do concreto protendido e sua utilização na construção civil, com apresentação das vantagens e restrições tais como suas vantagens técnicas e econômicas.

Mostrar de forma sucinta as diversas formas de aplicação e utilização, tais como a redução das tensões de tração provocadas pela flexão e esforços cortantes, aumentando assim sua resistência, reduzindo por consequência a incidência de  fissuras e economizando nas fundações por causa da espessura das lajes.

Analisar como o concreto protendido se comporta em grandes vãos comparando com o concreto armado, levando em conta condições de uma mesma área de construção.

  1. METODOLOGIA

A protensão pode ser definida como o artifício que confere ao concreto à tração. Trata-se de uma tecnologia inteligente, eficaz e duradoura, capaz de oferecer soluções estruturais com ótimas relações custo-benefício.

Segundo a norma NBR 6118/2003:

“os concretos protendido são aqueles nos quais parte das armaduras são previamente alongadas por equipamentos especiais de protensão com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura e propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no estado limite último (ELU), isso visa neutralizar total ou parcialmente os efeitos das cargas externas que incidem sobre a estrutura.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (298.4 Kb)   docx (533.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com