TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Concreto Protendido

Por:   •  7/6/2016  •  Artigo  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

Concreto Protendido

Apesar de o concreto apresentar uma boa resistencia a compressao, ele demonstra uma pequena resistencia a tração, tal resistencia equivale a 10% de sua resistencia a tração, para melhorar a sua qualidade e comportamento pode-se aplicar uma protensao.

A protensão consiste na introdução de esforcos previos de compressao na estrutura, com o objetivo de reduzir ou anular as tensoes de tracao no concreto, de modo a melhorar sua resistência não só aquele referente a flexão, mas também para as de cisalhamento.

O concreto protendido viabiliza o uso de concretos e aços de alta resistência. Concretos: fck entre 25 MPa e 50 MPa ; Aços: fptk = 1500 MPa a 1900 Mpa

A protensão do concreto é realizada, na prática, por meio de cabos de aço de alta resistência, tracionados e ancorados no próprio concreto. Em uma viga, por exemplo, é possivel deoxar um tubo em seu interior, no qual um cabo atravessa de uma extremidade a outra. Após isso, o cabo de aço é tracionado e ancorado contra a peça de concreto nas duas extremidades. No final do processo o aço tende a voltar ao seu comprimento inicial devido a sua elasticidade, mas é impedido parcialmente pela ação do concreto, fazendo com que o aço se mantenha.

Sentido econômico do Concreto Protendido: Consiste no fato de que os aumentos percentuais de preços são muito inferiores aos acréscimos de resistência utilizáveis, tanto para o concreto como para o aço de protensão.

Os principais materiais utilizados em concreto protendido são: Concreto, Armadura não-protendida e armadura protendida.

Concreto: Constituido por cimento, água, agregado miudo e agregado graudo.

Armaduras não-protendidas: formadas pelos vergalhões usualmente empregados em concreto armado ou ainda podem ser constituídas por aços de alta resistência (designação CP), aplicados sem protensão.

Armaduras protendidas: Os aços utilizados como armaduras de protensão podem ser divididos em três categorias: Fios trefilados de aço carbono; Cordoalhas, constituídas por fios trefilados; Barras de aço baixa liga.

Os aços de protensão são geralmente designados pelas letras CP (Concreto Protendido), seguidas da resistência característica à ruptura por tração, em kgf/mm².

As armaduras protendidas apresentam, com o passar do tempo, uma perda inevitavel de tensão devida à relaxação normal (RN). Por isso os aços de protensão devem sempre ser instalados com tensões elevadas, a fim de que as perdas de protensão representem um percentual moderado da tensão aplicada

Vantagens técnicas referentes a utilizacao do concreto protendido se da pela redução das tensoes provocadas por flexao e pelo esforco cortante, reducao da quantidade de fissuras, aumento na resistencia à fadiga devida à redução ou mesmo eliminação das inversões de sinal nas tensões devidas às cargas variáveis, reduzindo as quantidades de concreto e de aço, devido ao maior emprego de materiais de maior resistência (estruturas mais leves), permite a construção de vãos maiores, facilitando o emprego generalizado de pré-moldados, uma vez que a protensão diminui o risco de fissuração durante o transporte e aumenta a capacidade de auto-recuperação após um carregamento excessivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com