TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCRETO ARMADO x CONCRETO PROTENDIDO

Por:   •  24/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  1.707 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSO - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

CURSO: ENGENHARIA CIVIL – 4º PERÍODO – TURMA N2/1

DISCIPINA: MECÂNICA DOS SÓLIDOS

PROFESSOR: PAULO CÉZAR CARVALHO (PC)

CONCRETO ARMADO

X

CONCRETO PROTENDIDO

ALUNO: CARLOS RENATO ALVES MARINS

MATRÍCULA: 600.180.583

Concreto Armado x Concreto Protendido

Uma das mais atuais abordagens dentro da engenharia civil, estes dois tipos de peças de concreto são as mais utilizadas nas construções atualmente.

No caso do concreto armado, quando uma peça recebe um carregamento, uma parte da peça é tracionada e a outra é comprimida.

Como o concreto armado é muito resistente à compressão, entretanto, pouco resistente à tração, são fixadas barras de aço nas áreas da viga onde a peça é tracionada.

Dessa forma a peça fica equilibrada, já que ela resiste bem à compressão e à tração trabalhando simultaneamente, com as duas situações quando submetida a um carregamento.


[pic 1]


Já no caso das peças de concreto protendido, são colocadas bainhas em seu interior, na direção contrária aos esforços provenientes dos carregamentos que a peça receberá, de forma que exercem uma compressão nelas.

Os cabos de aço são tracionados por macacos hidráulicos até o valor prescrito no projeto e quando este valor é alcançado os cabos são ancorados na estrutura de concreto.

Assim a peça fica tracionada e comprimida de forma inversa a que ocorreria no caso de receber um carregamento, ao passo que, quando a peça recebe o carregamento as tensões são aliviadas.

[pic 2]


Dessa forma, a principal diferença entre os dois tipos de peças de concreto é que, no caso do concreto protendido as estruturas resistem à vãos-livres maiores ente os pilares. As peças de concreto protendido podem ser pré-moldadas com maior facilidade, já que ao serem transportadas, as fissuras que porventura apresentem, não serão necessariamente um problema, além de serem estruturas mais esbeltas que as de concreto armado.

Por outro lado, o concreto armado leva uma grande vantagem em relação ao custo, fator primordial numa obra, já que estas estruturas são feitas gastando-se valores bem menores do que as feitas com o concreto protendido.


[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (194.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com