TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de um artigo científico

Artigo: Estrutura de um artigo científico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Artigo  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 8

Título do artigo

Nome do autor

Nome do professor orientador

Resumo

Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico, bem como sua formatação geral para apresentação ao Departamento de Engenharia Industrial da Faculdade de Engenharia da UERJ. O Resumo deve iniciar-se com a descrição sucinta do objetivo do artigo e do objeto da pesquisa, enfatizando de forma clara sua contribuição para a comunidade a que se destina. Em seguida, deve ser caracterizada e descrita, de forma sucinta, a metodologia empregada. Por fim, sintetizam-se os principais resultados. O Resumo deve ter apenas um parágrafo.

Palavras chave: Artigo científico. Modelo. Orientações metodológicas.

1. Introdução

O objetivo deste documento é esclarecer aos alunos o formato que deve ser utilizado no artigo a ser desenvolvido, individualmente, como requisito para conclusão dos cursos de pós-graduação lato sensu do Departamento de Engenharia Industrial (DEIN) da Faculdade de Engenharia (FEN) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Este documento serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. A bibliografia utilizada para a elaboração desse artigo deverá ser composta por livros e artigos atuais sobre o tema escolhido pelo autor.

Como na maioria dos textos da produção acadêmica, o artigo deve ser composto de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão (BRUNO, 2007).

A Introdução descreve sucintamente aspectos que demonstram a relevância do tema, sua atualidade e pertinência à área de estudo. Deve-se iniciar a Introdução apresentando fatos e dados extraídos da revisão da literatura que produzam o encaminhamento lógico por intermédio do qual iremos ratificar a relevância de nossa abordagem, assim como sua atualidade. As referências, ao elucidarem autores, escolas de pensamento e revistas científicas, revelam, ao mesmo tempo, a pertinência do tema e do problema de estudo à área temática.

Ainda na Introdução, devem ser informados aspectos básicos metodológicos, que orientem o leitor sobre o método de investigação empregado, suas limitações e vantagens para a consecução dos objetivos do estudo.

A Introdução culmina na descrição sucinta das seções do artigo, que compõem a etapa de Desenvolvimento, e apresenta suas principais conclusões. Por exemplo:

A organização deste artigo apresenta-se da seguinte forma: a seção dois (primeira seção após a Introdução) oferece uma breve revisão de conceitos sobre X, enfocando Y e Z. A seção três discute a noção W especificando a área de abordagem [enfoque de interesse]. A seção quatro reporta as evidências do estudo empírico, documental, ou bibliográfico. A seção cinco apresenta nossas considerações finais, resumindo os principais resultados e sugerindo possíveis e desejáveis desdobramentos futuros. Os resultados permitem concluir que os grupos A e B sofrem influências dos fatores L e N quando as forças F e G estão presentes.

Na parte Desenvolvimento, são apresentadas as seções descritas anteriormente. Observe-se a orientação do Roteiro da UERJ, a seguir, apresentada em citação direta:

O desenvolvimento é a parte nuclear do trabalho, por vezes denominada corpo do trabalho. Nesta parte, discute-se o problema apresentado na introdução, bem como aspectos da metodologia utilizada para a realização do estudo. De acordo com as características do problema, das técnicas utilizadas e do estilo do autor, pode-se dividir o desenvolvimento em partes ou capítulos, e cada capítulo em subtítulos ou itens sem perder a unidade do trabalho. Não há uma regra válida para se processarem as divisões das partes, capítulos ou subtítulos para todos os trabalhos, indistintamente. Entretanto, observa-se que as subdivisões devem ser realizadas em função da exigência de logicidade (sic) e da necessidade de clareza. Ruiz (1978) observa que a divisão mais adequada para cada trabalho deve surgir de sua própria natureza, de sua contextura ou de sua maior ou menor complexidade (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2007, p.47).

Deve-se ressaltar que a Introdução nos artigos é título da primeira seção. O Desenvolvimento, entretanto, não consiste no título das partes subseqüentes. Estas receberão títulos próprios e serão numeradas, seqüencialmente, iniciando-se pela seção dois.

O trabalho encerra-se com a seção Conclusão ou Discussões e recomendações, seguida das Referências bibliográficas.

2. Formatação geral

O artigo completo deve ter no mínimo dez páginas. O limite máximo é de 20 páginas. A margem lateral esquerda e a margem superior devem ter 3,0 cm e as margens inferior e lateral direita devem ter 2,0 cm. O tamanho de página deve ser A4. Na seqüência, passo a passo, serão especificados os detalhes da formatação.

Título: deve estar na primeira linha da primeira página, centralizado, letra Arial tamanho 15, em negrito, com a primeira letra em maiúscula e demais letras em minúscula.

Nomes dos autores: o primeiro autor deve vir duas linhas abaixo do titulo, centralizado, com letra ARIAL, tamanho 10, com primeira letra de cada nome em maiúscula e o restante em minúscula, em negrito. Deve ser inserida a nota de rodapé, incluindo as seguintes informações: Departamento de Engenharia Industrial da FEN/UERJ, Aluno do curso de pós-graduação em [NOME DO CURSO], turma [ANO]. Informar o email do autor. Nas linhas seguintes, repetir o procedimento para os demais autores (professores orientadores), incluindo Departamento de Engenharia Industrial da FEN/UERJ, formação do professor (Mestre/Doutor em...), professor do curso de pós-graduação em [NOME DO CURSO, turma [ANO]. Informar o e-mail institucional do autor.

Resumo: duas linhas abaixo do nome dos autores, o resumo deve ser escrito em português, com no máximo 200 palavras. Deve-se utilizar texto com fonte ARIAL, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas, em itálico.

Palavras-chave: imediatamente abaixo do resumo, devem ser informados no máximo três termos indicativos do conteúdo do artigo, em português, com primeira letra de cada palavra em maiúscula e o restante em minúscula, separados entre si por ponto.

Deve-se utilizar texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com