TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DO ARTIGO: MANIFESTAÇÕES PATOLOGICAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO EM AMBIENTE MARINHO

Por:   •  24/8/2016  •  Artigo  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

 DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR

 PROFESSOR: ROGÉIRO BORGES VIEIRA

SÍNTESE DO ARTIGO: MANIFESTAÇÕES PATOLOGICAS

EM ESTRUTURAS DE CONCRETO EM AMBIENTE MARINHO

Camila Faria Amorim

Kímberle Cristina do Nascimento

Leonardo Brant

Mateus de Lima Sousa

Tatiane Tavares Fontes

PATOS DE MINAS 28 de abril de 2016

Camila Faria Amorim

Kímberle Cristina do Nascimento

Leonardo Brant

Mateus de Lima Sousa

Tatiane Tavares Fontes

SÍNTESE DO ARTIGO: MANIFESTAÇÕES PATOLOGICAS

EM ESTRUTURAS DE CONCRETO EM AMBIENTE MARINHO

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de Projeto Integrador do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação do professor Rogério Borges Vieira

PATOS DE MINAS 28 de abril de 2016

[pic 1]Síntese

  • O que garante a durabilidade de estrutura são os cuidados durante a fase de criação do projeto e de execução.
  • NBR6118:2004 refere-se aos cuidados que devem ser tomados no cobrimento de uma armadura e quanto a classe de concreto usada.
  • A resistência e a durabilidade de uma estrutura dependem diretamente do concreto empregado e dos cuidados durante a fase de planejamento e de execução, bem como dos procedimentos de manutenção da obra.
  • As manifestações patológicas  tem origens ligadas principalmente as fases de execução, projetos, matérias e na utilização da obra e manutenção.
  • Para alguns autores os ambientes marinhos provocam tanto corrosão da armadura quanto do concreto. Isso se deve ao fato da presença de elementos químicos, como cloreto, sódio, sulfato entre outros.
  • Os organismos crustáceos mantem relação direta e indireta na ocorrência de danos as obras. Direta quando  se fixam no concreto e indireta quando agem na produção de resíduos metabólicos. (zona submersa)
  • Os incrustadores (moluscos e algas) atuam de forma negativa e positiva. Negativa quando provocam o desgaste superficial ou o aumento de peso da estrutura. Positiva quando minimizam o impacto das ondas na estrutra ou quando selam a mesma. (zona submersa)
  • O aumento da mare atua de forma direta na degradação. (zona de variação de mares)
  • Os íons cloreto e os íons sulfato agem de forma a degradar a estrutura, mas fazem isso de forma lenta. (zona de respingos)
  • O vento atua no transporte de íons, partículas sólidas/através de gotas de solução salina ou de forma indireta quando age na formação de ondas contribuindo para a degradação da estrutura. (zona de atmosfera marinha)
  • A durabilidade de uma estrutura instalada em meio marinho depende da qualidade do concreto e do cimento empregado (C3A). (zona de atmosfera marinha)
  • Outro aspecto mínimo mas de grande relevância é o cobrimento mínimo da estrutura principalmente das ferragens usadas, tomando o cuidado para não deixa-las expostas. (zona de atmosfera marinha)
  • Todo o trabalho foi baseado na vistoria de seus píeres localizados em Salvados-BA, onde foram realizados ensaios de resistência, compressão, esclerometria, carbonatação entre outros. Sempre com maré baixa.
  • As manifestações patológicas encontradas foram corrosão da armadura e lixiviação.
  • Lixiviação é a remoç[pic 2]ão dos elementos constituintes do concreto deixando expostos agregados graúdos, carregando elementos importantes, como (Ca(AO)²), que ajuda a manter o Ph do concreto alto o suficiente para proteger as armaduras.
  • A corrosão se da pela ação de íons cloreto, podendo vir a ocorrer em pontos distintos na estrutura ou nela como um todo, para que essa corrosão ocorra é necessário eletrólito, ddp e oxigênio.
  • Camada de passivação é uma camada formada em condições normais do concreto, onde ele fornece as armaduras  alto grau de proteção contra a corrosão devido ao Ph do extrato aquoso presente em seus poros, ocorrendo assim a passivação do metal por meio da formação de uma película protetora insolúvel.
  • Quando os íons cloreto entram em contato com a estrutura penetrando ela ocorre a despassivação reduzindo a eficácia da camada protetora iniciando a corrosão.

[pic 3]questionário

  1. Qual é o principal agente agressor de obras em meio marinho? E o que ele provoca, na estrutura e porque ele causa isso?

O principal agente agressor é a água do mar, ela provoca tanto corrosão das armaduras quanto do concreto. Isso se deve ao fato da grande quantidade de elementos químicos presentes em sua composição tais como: cloreto (55,29%), sódio (30,74%), sulfatos (7,75%) entre outros elementos.

  1. Enumere cada zona a sua respectiva degradação.

  1. Zona submersa
  2. Zona de variação das marés

(3) Zona de respingos

(4) Zona de atmosfera marinha

(2) a movimentação da água ocasionada pela variação das correntes e consequentemente volume de ondas e da maré tem efeito direto na degradação das estruturas

(4) o vento atua no transporte de íons, partículas sólidas ou através de gotas de solução salina ou de forma indireta na formação de ondas

(1) organismos crustadores possuem relação direta e indireta na geração de danos, organismos isccrustadores também agem de forma a prejudicar a estrutura como também podem vir a agir a beneficiar agindo de forma a minimizar o impacto das ondas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (105.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com