TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas metálicas

Por:   •  21/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.718 Palavras (19 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO

        A usina termelétrica é uma instalação que produz energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para esta finalidade específica. Devido ao fato de ser uma forma de energia muito prejudicial ao meio ambiente, é uma das formas menos utilizadas, porém a utilização de resíduos da cana-de-açúcar (bagaço, palha, palhiço, etc.), juntamente com a nova tecnologia da síntese do gás (syngas), que aproveita integralmente a cana-de-açúcar,  vem mudando este cenário e fazendo das usinas termelétricas, usinas de geração de energia limpa e renováveis.

        As usinas termoelétricas tem um elevado consumo de água. Utiliza-se água tanto para a produção de calor quanto para alimentar o sistema de refrigeração de suas turbinas. Dependendo da tecnologia adotada, o sistema de resfriamento das usinas termelétricas pode constituir-se numa fonte significativa de problemas ambientais, dada a magnitude do volume captado, as perdas por evaporação e o descarte dos efluentes. Porém, através da tecnologia, estas perdas podem ser reduzidas e os efeitos poluentes minimizados.

Palavras-chave: Termelétricas. Meio Ambiente. Água. Cana-de-açucar

                

ABSTRACT

        The thermal power plant is a facility that produces electricity from the burning of coal, fuel oil or natural gas in a boiler designed for this specific purpose. Because it is a very harmful form of energy to the environment, is one of the least used forms, but the use of waste of cane (bagasse, straw, straw, etc.), along with the new technology synthesis gas (syngas), which fully takes the cane sugar, is changing this scenario and making the thermal power plants, clean and renewable energy generation plants.

        The power plants have a high water consumption. Water is used both to heat and to feed the cooling system of its turbines. Depending on the technology adopted, the cooling system of the power plants can constitute a significant source of environmental problems, given the magnitude of funding volume losses by evaporation and the disposal of effluents. But through technology, these losses can be reduced and minimized pollutant effects.

Keywords: Thermoelectric. Environment. Water. Sugar cane

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................  4

2. TERMELÉTRICAS  ....................................................................................................  5  

2.1. FUNCIONAMENTO  .....................................................................................................  5  

2.2. TIPOS DE USINAS ........................................................................................................  6

2.3. EFICIÊNCIA E IMPACTOS AMBIENTAIS .................................................................  7

2.4. UTILIZAÇÃO DA  ÁGUA ....................................................................................... 11

3. CONCLUSÃO.......................................................................................................... 18  

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................................. 19

        


        1. INTRODUÇÃO

        Utilizamos a energia em quase tudo que exercemos, ela ilumina as nossas cidades, carros, comboios, aviões e etc. É a energia que aquece as nossas casas, permite ouvir música, ver televisão. A energia está em nosso dia-dia, ela é que põe as máquinas e fábricas pra funcionar.

        A energia é definida como a “força do trabalho”, quando comemos, os nossos corpos transformam os alimentos em energia, esta é usada para a executar as mais diversas atividades, tais como: trabalhar, estudar, ler, entre outras. Carros, aviões, máquinas, barcos, motocicletas transformam a energia em trabalho mecânico.

        Trabalhar implica movimento, como por exemplo: levantar, mexer, aquecer, ou acender qualquer coisa ou objeto, estes são apenas alguns dos movimentos ou trabalhos que existem. Mas de onde vem a energia?

        Energia é um termo que deriva do grego “ergos” cujo significado original é trabalho.

        Energia na física é associado a capacidade de qualquer corpo produzir trabalho, ação ou movimento. O conceito de energia  no sentido corrente para designar o vigor, a firmeza  e a força.

        Existem diversas formas de se obter energia no planeta, podemos citar como exemplo as energias provenientes das águas: Hidrelétricas, Mareomotriz; Energia provenientes dos ventos: Eólica; Energia solar; Energia obtida através dos combustíveis fósseis; Energia nuclear, dentre outras.

        Estudaremos a energia proveniente do calor, produzida pelas termelétricas, através da queima de combustíveis fosseis ou biomassa.

        

2. TERMELÉTRICAS

2.1. FUNCIONAMENTO DAS CENTRAIS TERMELÉTRICAS

        O processo fundamental de funcionamento das centrais termelétricas baseia-se na conversão de energia térmica em energia mecânica e esta em energia elétrica.

        A produção da energia térmica pode se dar pela transformação da energia química dos combustíveis, através do processo da combustão, ou da energia nuclear dos combustíveis radioativos, com a fissão nuclear.

        Centrais cuja geração é baseada na combustão são conhecidas como termelétricas; as centrais termelétricas baseadas na fissão nuclear são chamadas de centrais nucleares.

        O funcionamento das centrais termelétricas é semelhante, independentemente do combustível utilizado. O combustível é armazenado em parques ou depósitos adjacentes, de onde é enviado para a usina, onde será queimado na caldeira.

        Para minimizar os efeitos contaminantes da combustão sobre as redondezas, a central dispõe de uma chaminé de grande altura (algumas chegam a 300m) e de alguns precipitadores que retêm as cinzas e outros resíduos voláteis da combustão. As cinzas são recuperadas para aproveitamento em processos de metalurgia e no campo da construção, onde são misturados com o cimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (477.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com