TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Discipli

Trabalho Escolar: Estudo Discipli. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 7

Em tempos recentes, reconhecidamente de globalização, percebe-se que há uma divisão entre países centrais e periféricos; os primeiros podem ser chamados de globalizadores e, os segundos, de globalizados. Sendo assim, podemos afirmar que:

a.

globalizadores são os países com baixa tecnologia e com grande poder de decisão política.

b.

os países periféricos ou globalizados conseguem assimilar a nova tecnologia e possuem as multinacionais mais avançadas.

c.

os globalizadores geram ciclos de crescimento econômicos mundiais, distribuição equitativa da riqueza e das inovações tecnológicas.

d.

os países globalizados importam mais que exportam, ou então, exportam produtos menos elaborados, cuja tecnologia é adquirida no exterior.

e.

há no mundo uma homogeneidade socioeconômica e política, sem que se possa identificar a ação hegemônica de determinados países.

1 pontos

Pergunta 2

Com o desenvolvimento capitalista, há uma tendência de haver concentração e centralização do capital industrial; uma segunda característica é o movimento de concentração e centralização do capital monetário. Sobre essa afirmação, pode-se dizer que:

a.

a afirmação é totalmente incorreta, pois o desenvolvimento capitalista não tem relação com o capital industrial.

b.

a afirmação é parcialmente correta, faltando incluir a importância adquirida pela exportação de capitais.

c.

a afirmação é parcialmente correta, faltando incluir a importância do caráter produtivo do capital monetário.

d.

a afirmação é parcialmente correta, pois o desenvolvimento capitalista não tem relação com o capital financeiro.

e.

a afirmação é totalmente incorreta, pois o desenvolvimento capitalista tem a característica de ampliar o acesso a todas as mercadorias, especialmente as de bens de capital.

1 pontos

Pergunta 3

Sabemos que, desde a década de 1990, com a queda do Muro de Berlim e o fim da URSS, o mundo entrou em um novo momento histórico de abertura das relações comerciais e políticas. Tais fatos resultaram em:

a.

criação dos chamados Blocos Econômicos, buscando responder a uma situação de competitividade no comércio internacional. Para isso, os países que integram um mesmo bloco propõem a integração de seus mercados e moedas de forma a facilitar a troca de produtos entre os países membros.

b.

criação dos blocos econômicos, visando à desestabilização dos termos das relações de troca.

c.

liberalização do comércio, integrando países e povos em condições sempre de igualdade econômica e social, graças à chamada “globalização”.

d.

liberalização do comércio, dificultando a mobilidade dos grandes capitais, mais livres anteriormente, quando os mercados domésticos eram mais regulados.

e.

liberalização do comércio exterior, permitindo aos países subdesenvolvidos melhores vantagens comparativas nas transações internacionais.

1 pontos

Pergunta 4

Na mundialização financeira, as instituições e os mercados financeiros têm mostrado uma força independente perante os Estados. São tratados como verdadeiras indústrias financeiras, devendo gerar resultados como as empresas de outros setores da economia. Isso está ocorrendo porque:

a.

foram criadas novas formas de regulamentação e de controle.

b.

o setor financeiro vem sendo reduzido no decorrer do tempo.

c.

as aplicações financeiras são feitas exclusivamente nos países de origem.

d.

o mercado de câmbio só trata das operações comerciais.

e.

foram eliminadas as regulamentações e controles sobre a movimentação do capital.

1 pontos

Pergunta 5

“A economia global está deixando em seu rastro milhões de trabalhadores insatisfeitos. Desigualdade, desemprego e pobreza endêmica têm sido seus companheiros. A rápida mudança tecnológica e o aumento da competição internacional estão pressionando os mercados de trabalho dos principais países industrializados. Ao mesmo tempo, pressões sistêmicas estão reduzindo a capacidade dos governos de responder com novos gastos. No exato momento em que os trabalhadores precisam dos Estados nacionais como uma proteção na economia mundial, eles os estão abandonando” (KAPSTEIN, Ethan apud AZEREDO, Beatriz. Políticas públicas de emprego: limites e possibilidades. Rio de Janeiro: IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 1997, p.48). Com referência ao texto acima, julgue os itens seguintes.

I. A economia global tem levado os governos nacionais à formulação de políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com