TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do Hubs

Artigo: Estudo do Hubs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Artigo  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo do Hubs

A tradução de Hubs em português é concentradores, o hubs foi o primeiro equipamento utilizado para implementar as redes, eles foram introduzidos como melhorias para a topologia em anel, porem seu uso não se limita somente em redes tipo anel, podem ser utilizados em qualquer topologia.

Sua função é simplemente regenerar e copiar para todas as outras portas do hubs criando assim o barramento na rede, como o hub trata apenas o sinal elétrico o seu processamento é muito rapido por isso dizem que o hub não insere latencia na rede.

O hub pode ser gerenciado ou não, os gerenciaveis disponibilizam para estação de gerenciamento algumas informações coletadas pelo agente de gerência, como status das portas, do hubs e particionamento. Isso quer dizer que um hub que é puramente ethernet 10 Mbps deve necessariamente ter todas as portas 10 Mbps, diferente de um switch.

Os hubs em geral possuem módulos na parte traseira em que podemos inserir um transceiver para a conexão remota, usando fibra óptica. Com preço acessivel e uma grande eficiencia, porem devido à sua caracteristica de replicar o tráfego em todas as portas, não considerados equipamento seguro, eles facilitam a ação de hackers que utilizam softwares do tipo sniffer para coletar informações da rede.

Diferença entre “ Switch ”e “ hub ”

Quando um pacote é enviado para um “ hub ”, esse pacote é enviado para todas as máquinas. Isso é denominado de “ broadcast ”, que causa colisões de pacotes, quando, então eles precisam ser reenviados, fato esse que torna a rede muito lenta.

Os “ hub switchs ”, identificam as máquinas pelos endereços IPs, evitando conflitos de pacotes, porém numa rede com DHCP ele não é muito eficiente pois nesse caso os endereços IPs mudam constantemente, o que acarreta a necessidade por parte do “ hub switch ”de elaboração de novas tabelas.

Os “switches ”identificam as máquinas tanto pelo endereço físico (MAC), o qual é estático, ou seja, não muda, e também pelo endereço IP da máquina, que neste caso evita os conflitos de pacotes, o que torna a rede mais rápida.

 Primeiro Ponto: Os hubs são dispositivo de camada 1 do modelo OSI

.

A camada 1 do modelo OSI refere-se a o meio fisico ( conectores,cabos,hubs,key stones e etc...), uma boa referencia sobre o modelo OSI pode ser encontrada nesse endere: The 7 Layers of the OSI Model.

 Segundo Ponto: Todas as portas de HUB compartilham o mesmo barramento normalmente co velocidade de 10Mb/s.

Todos o sinal recebidos em uma porta de um HUB é repassado a todas as portas, sendo assim mesmo os dispositivos que não estão envolvidos entre a transferencia tambem receberá os sinais, em um ambiente corporativo ou em que informações importantes trafegam o uso de HUB apresenta um grave perigo, qualquer maquina ligada no mesmo HUB consegue capturar atravez de programa do tipo “sniffer” os dados que trafegam na rede.

Como o HUB compartilha o barramento disponivel, as colisões de dados são muito comuns quando uma colisão acontece duas estação trasmitem ao mesmo tempo, após a colisão as estações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com