TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo e uso de motores passo a passo

Seminário: Estudo e uso de motores passo a passo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Seminário  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 4

Na nota de aplicação AN907* da empresa Microchip sobre os “ Fundamentos de Motores de Passo” (Stepping Motors Fundamentals), o Prof. Douglas W. Jones, da Universidade de Iowa, desenvolve um texto baseado no estudo e uso de motores de passo que vem realizando e aprimorando nas últimas duas décadas. Encontramos no texto do Prof. Jones diversos tópicos que além de claros e concisos vale fazer uma pesquisa e releitura, para um aprofundamento por parte do leitor.

Dentre esses tópicos, leia o texto, pesquise em livros e internet e no final apresente texto próprio, com as suas palavras e o entendimento sobre:

1- O que são os motores de passo bifilares?

O bifilar termo significa literalmente "dois rosca". Motores com enrolamentos bifilares são idênticos em rotor e do estator para motores bipolares com uma exceção, cada enrolamento é composto de dois fios enrolados em paralelo uns aos outros. Como consequentemente, comum motores bifilares possuem oito fios em vez das quatro fios de um motor bipolar comparável.

Motores bifilares são acionados tanto

como bipolar ou unipolar, para usar um motor bifilar como um motor unipolar, os dois fios de cada enrolamento são ligadas em série e o ponto de ligação é utilizada como um centro de derivação.

2. Apresente uma curva Torque x Velocidade de um motor de passo (de catalogo) e escreva texto discutindo qualitativamente essa relação.

O exame da curva torque x velocidade angular é a chave para uma boa seleção de um motor de passo e do tipo de acionamento para uma aplicação específica. Aqui é importante salientar que essas características são fortemente dependentes do tipo de motor, do modo de excitação e do tipo de acionamento usado.

O motor de indução tem conjugado igual a zero à velocidade síncrona. À medida que a carga vai aumentando, a rotação do motor vai caindo gradativamente, até um ponto em que o conjugado atinge o valor máximo que o motor é capaz de desenvolver em rotação normal. Se o conjugado da carga aumentar mais, a rotação do motor cai bruscamente, podendo chegar a travar o rotor. Representando num gráfico a variação do conjugado com a velocidade para um motor normal, vamos obter uma curva com aspecto representado na figura abaixo.

Curva torque x velocidade: motor de passo

3.No texto sobre micro-passo são apresentadas duas equações de torque:

Qual

a técnica comentada com respeito a essas equações e, na prática, como o motor é acionado e comporta-se ?

A técnica conhecida como seno cosseno micro-passo ajusta a corrente em cada um dos enrolamentos de modo que o torque resultante é constante.

O segundo enrolamento então permanece energizado enquanto o primeiro enrolamento sofre a inversão de polaridade Como o seno cosseno método micro-passo suaviza o movimento do motor é conseguido com este método, mudando a corrente nos enrolamentos de uma onda senoidal.

O micro passo é uma tecnologia relativamente recente de motor-de-passo que controla a corrente no enrolamento do motor de tal forma a subdividir o número de posições entre os polos. A técnica de micro passo é baseado na operação em que duas fases são continuamente energizadas, mas oferecem uma subdivisão do passo completo do motor através de divisões do tipo sub-passos de mesmo valor. Porém, diferente da técnica de meio passo onde as duas correntes nos enrolamentos são mantidas com o mesmo valor, as correntes nesse caso são deliberadamente diferentes. Ou seja, pela correta escolha e controle das amplitudes (tensões) das correntes nos enrolamentos, o equilíbrio do rotor pode ser obtido de forma a “parar” (equilibrar-se) em qualquer ponto entre as posições do passo

completo, para cada uma das duas fases separadas.

Por isso, como comentado sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com