TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas para a elaboração de representações gráficas

Artigo: Etapas para a elaboração de representações gráficas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Artigo  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  153 Visualizações

Etapas para a elaboração de representações gráficas

As dimensões x, y corresponderão ao “onde”. Identificam a posição. Para representar o “o que?”, utilizamos variáveis visuais que indicam relações de diversidade/ similaridade e representam este tipo de informação. Para representar “em que ordem”, utilizamos variáveis visuais que possibilitam a visualização da relação de ordem e que servem para representar este tipo de informação e finalmente, para “quanto” utilizamos variáveis visuais que indicam as relações de proporcionalidade (p.4).

As etapas seguem um raciocínio específico para cada tema. O ponto de partida é sempre a escolha de um tema. Estas etapas sucessivas de decisão para uma intervenção consistem em três diferentes formas, apresentadas na figura 2 (p.5).

Geralmente as informações precisam ser tratadas antes de serem utilizadas e o tratamento pode ser simples como percentagem, agrupamento de classes ou classificação; ou complexo como tipologias, tratamento por computador, matriz de correlação, etc.

Uma representação gráfica sempre começa por uma tabela de dados ou matriz. A matriz mostra os “grupos de objetos” e os “grupos de atributos” que as relações Z (componente de qualificação representada através de seis variáveis visuais) constroem. Assim, todo o problema cartográfico pode ser tratado como sendo a transcrição de uma matriz (p.5).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com