TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Tecnicas De Negociação Etapa 2

Pesquisas Acadêmicas: ATPS - Tecnicas De Negociação Etapa 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2012  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  3.177 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa N0 2 – O processo de Negociação, a comunicação e as variáveis básicas da Negociação

Passo 2 – 1) Com base nas leituras realizadas no passo 1 e no que foi estudado em sala de aula, qual seria a melhor definição para processo de negociação como sistema?

De acordo com Junqueira (2009 – Site Portal da educação) “Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuição individuais.”

2) Qual é a importancia da comunicação na negociação?

Em uma negociação a comunicação sempre é difícil, pois como já é de nossa ciência podem haver diversos ruídos na comunicação atrapalhando o processo, como pessoas falando ao mesmo tempo, interrupções inesperadas, pessoas que participam e não estão totalmente envolvidas ou que não conhecem especificamente o item negociado, tambem requer habilidades tecnicas, interpessoais, planejamento e autocontrole.

Para que a negociação seja bem sucedida é preciso seguir algumas condições básicas, escutar atentamente e registrar o que está sendo dito,falar de maneira clara que seja bem compreendido,falar sobre você mesmo e não sobre o outro ,ser objetivo, criativo, mostrar extremo interesse , estimular opiniões e acordos.

A comunicação pode variar tambem dependendo do nível das pessoas, o ambiente em que está, o item que está sendo negociado. Assim como numa negociação dentro das empresas onde a comunicação é mais formal, usando o vocabulário mais regrado, sempre expondo a seriedade no assunto.

Numa entrevista de emprego por exemplo, a comunicação é mais complicada ainda, pois o item que está sendo vendido é você mesmo, e o nerozismo e a emoção tomam conta desse cenário, qualquer palavra pronunciada deve ser muito bem elaborada.

Já em uma negociação entre amigos ou familiares, a comunicação é mais informal, pois a intimidade automaticamente faz com que as pessoas falem do jeito que estão acostumadas e sabem que não irá se prejudicar.

Concluo que não existe uma receita certa da comunição na negociação, pois cada pessoa usa a comunicação como acha necessário, basta usar o bom senso e aplica-la da melhor maneira possível.

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO –ATPS-ETAPA -2 TABELA 1-AUTOR DO LIVRO

Integrantes da Equipe :

Negociação Escolhida:Negócio 1: A compra de um carro usado

Características da negociação Desafios da negociação Dicas do autor Passos a serem tomados Perigos e aspectos de atenção

a.Antes de fechar qualquer negociação sempre fazer uma analise do que vai ser negociado. Tentar fazer com que o vendedor abaixe o preço inicial. Levar um mecânico ou funileiro para fazer uma avaliação do carro. Não fazer nada por impulso e sempre se planejar antes de iniciar qualquer tipo de negociação. Verificar se a loja tem boas procedências.

b. Consultar a tendência deste tipo de empreendimento. Fazer com que você tenha alem do carro, outros benefícios como IPVA pago. As vezes é melhor comprar em uma concessionária pela garantia oferecida. Não só usar a coragem como artifício, ter uma visão do que você vai negociar se o mercado atende bem naquele momento. Procurar alguem que já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com