TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolucao Da Multimidia

Dissertações: Evolucao Da Multimidia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  2.665 Palavras (11 Páginas)  •  1.493 Visualizações

Página 1 de 11

Anhanguera Educacional Professora: Aline Adayany Lemos Alunos: Alexandre Aderbal Dias Antonio Maicon Rodrigues Viana Filipe Alberto Mendes Bastos Odival Ribeiro da Silva Neto

MULTIMIDIA

A EVOLUÇÃO DA MULTIMIDIA

A multimídia é algo novo! Surgiu no mercado há um pouco mais de 15 anos e descreve a arte de diferente meia. Sua aplicação e evolução devem-se aos avanços da ciência computacional. Atualmente, o uso do computador encontra-se disseminado nas mais diversas atividades humanas. Desde o controle de naves espaciais, passando por diagnósticos médicos e sistemas de automação bancária, até os jogos eletrônicos, o computador passou a ser um recurso indispensável na vida do ser humano.

Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de media estático (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio, animação) (Chapman & Chapman, 200 multimídia teve, ao logo dos tempos, três fases a destacar:

* 1993 (Fetterman & Grupta) – Dão especial ênfase à natureza multisensorial da multimídia. Segundo eles, esta se restringe unicamente a aplicações que incluam interatividade, cor e experiência multisensoriais. *1994 (Minoli & Keinath) – Definem multimídia como sendo uma tecnologia que capta a atenção dos users através de vídeos, gráficos, áudio e texto (informação não-numérica). *1996 (Vaughan) – Inclui dispositivos não digitais na sua definição de multimídia, resumindo este conceito como: “Multimídia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio eletrônico”. * 2000 (Chapman & Chapman) – Definição atual de Multimídia. Consiste numa simulação controlada por computador em que esta inclua um tipo de media estático ou dinâmico.

Uma das principais características dos computadores multimídia é a capacidade de manipular os mais diversos de tipos de mídia. Podem ser agrupados em cinco itens básicos:

Texto

É a forma mais básica e simples de se representar dados em um computador. Um texto em um computador pode estar em dois formatos. No formato ASCII, o texto não possuem nenhum tipo de formatação, enquanto num formato estruturado (Word, Wordperfect, HTML) é possível apresentar os textos formatados, tornando a leitura mais agradável.

Hipertexto

É a forma mais comum de representação da hipermídia. O texto é apresentado na tela do computador de uma maneira diferente da representação seqüencial (como a de um livro, por exemplo) usando "link" onde o usuário pode navegar entre pedaços de textos relacionados.

Gráfico

É a maneira de se representar dados graficamente. Existem duas formas de armazenamento de imagens em um computador. A maioria das imagens é armazenada na forma de mapa de bits, mas alguns aplicativos mais sofisticados utilizam imagens vetoriais que são formadas a partir de primitivas gráficas (ponto, reta e círculo). Som

A principal característica que o som apresenta e que não encontramos no texto e nas imagens é que o som possui característica temporal. Os formatos de som podem ser: WAV, AIFF, SND estes armazenam a informação sonora na forma de sua respectiva onda.

Vídeo digital

É a forma mais rica de se apresentar um conteúdo. Num computador, o vídeo é armazenado de forma muito parecida com a de um rolo de filme, ou seja, uma seqüência de quadros.

Hipermídia

É uma maneira de se criar documentos usando um computador, onde se pode combinar texto, gráfico, animação, vídeo, som e qualquer outra mídia. Multimídia

Multimídia tem diversas definições,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com