TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Multimidia Autorias

Exames: ATPS Multimidia Autorias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2013  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 2

Autoria de títulos hipermídia

As ferramentas para a autoria de títulos hipermídia adicionam aos recursos da integração de material em multimídia os recursos de navegação não linear característicos do hipertexto.

Recursos de hipertexto incluem a capacidade de especificar controles de navegação, através dos quais os usuários podem percorrer o título de forma não sequencial. Os controles de navegação podem tomar a forma de botões, palavras sensíveis (hot words) ou pontos sensíveis (hot spots) em imagens. O resultado de um controle de navegação pode ser um salto para outra página, usado quando se quer percorrer o título seguindo determinados assuntos, e não a ordem das páginas; ou pode ser o surgimento de uma janela temporário (pop-up Windows), recurso muito usado para definições de termos.

Em uma ferramenta de autoria para hipermídia, devem ser considerados os seguintes aspectos:

- Estilo de autoria: a linguagem de autoria pode ser visual, quando o programador cria o título através do desenho de telas, e textual, quando o programador escreve comandos textuais para definir controles de formatação e navegação.

- Modos de operação: as ferramentas de autoria normalmente dispõem de um modo de autoria, usado pelos autores, que dá acesso a todos os recursos de edição, e um modo de consulta, usado pelos usuários finais, que permite apenas a leitura do material. É desejável que o modo de consulta possa ser suportado por uma versão reduzida da ferramenta, que possa ser legalmente distribuída aos usuários junto com o título.

- Capacidades de intercâmbio de dados: é desejável que a ferramenta disponha de capacidade de importação de todos os padrões mais comuns de texto, hipertexto, imagens, desenhos, som e animação. Com isso, é possível utilizar, no título, material produzido por ferramentas especializadas de criação.

Um formato muito difundido de hipermídia é o formato HLP, utilizado no material de ajuda on-line do Windows. A autoria nesse formato é geralmente baseada na importação de texto rico em formato RTF (rich text format), exportado por diversas ferramentas de processamento de texto do Windows.

Entretanto, o sucesso da WWW como rede mundial de hipermídia transformou a linguagem HTML em linguagem padrão de hipertexto.

Autoria de aplicativos com interface multimídia

As ferramentas para autoria de aplicativos com interface multimídia se distinguem pelas seguintes características:

- construção visual da interface de usuário, criando-se os controles de usuário através de ferramentas de desenho e formulários;

- mecanismos para inclusão de material multimídia na interface;

- possibilidade de programação textual em uma linguagem de programação simples, que permita a criação de procedimentos de resposta às ações do usuário sobre a interface;

- mecanismo de tempo de execução distribuído com o aplicativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com