TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Do Pensamento Administrativo 1

Monografias: Evolução Do Pensamento Administrativo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

Considerando a questão da cultura organizacional, explique, com palavras suas e na sua forma de ver, a diferença entre cultura formal (oficial) e informal. Explique também as disfunções da cultura organizacional e os possíveis resultados destas disfunções. Utilize no máximo 20 linhas.

A cultura formal é uma forma de agrupamento social que é estabelecido de uma maneira deliberada ou proposital para alcançar um objetivo específico. “É caracterizada principalmente pelas regras, regulamentos e estrutura hierárquica que ordenam as relações entre seus membros”. Esse tipo de cultura envolve maior burocracia, pois explora diversas variáveis como a hierarquia, a diversificação das funções, o fluxo da comunicação.

A cultura informal é o conjunto de relações ou interações que surgem espontaneamente entre os seus membros e que não são previstas ou formalizadas pela cultura formal. Alguns exemplos são os grupos das cartas, da caça ou da pesca ou ainda o grupo que normalmente almoça junto e cujos membros se relacionam entre si. Essa cultura tem vários pontos positivos dentre eles destacam-se: agilidade nos processos de decisão minimiza as distorções existentes na estrutura formal, reduz a carga de comunicação dos chefes, motiva e integra as pessoas da empresa.

Como tudo tem seu ponto positivo e negativo na cultura organizacional não seria diferente. Mas como existe uma cultura oficial das organizações e a dos subgrupos organizacionais pode haver divergência entre essas duas podendo trazer vários problemas como: dificuldade de entender e assimilar mudanças – a contratação de novos funcionários, por exemplo; resistência a novas culturas; falta de apreço àqueles que atuam em conjunto dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com