TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução das ferramentas para medir o tempo

Artigo: Evolução das ferramentas para medir o tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Artigo  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

como algo de linear, que decorre do passado ao presente e deste ao futuro. Os anos sucedem-se segundo uma ordem cronológica. A passagem das horas, uma após a outra, pode ser comparada a uma longa linha, mas cada uma com intervalos igualmente espaçados.

Os números podem ser escolhidos para representarem séculos, anos, meses, semanas, dias, segundos, ou qualquer outra divisão regular do tempo. Através dos séculos, o Homem tentou medir a passagem de tempo, dividindo-o em unidades cada vez mais pequenas.

Nas civilizações primitivas, dependentes da agricultura, a passagem das estações tinha uma importância primondial. O ritmo diário do tempo era sobretudo importante para os agricultores e caçadores. Mais tarde tornou-se necessário dividir o tempo de uma forma mais rigorosa e exacta, para se contarem as horas de trabalho dos empregados nas fábricas, e determinar, em virtude disso, os seus salários. Actualmente os cientistas medem o tempo em pequeníssimas fracções de segundo, e a exactidão “ao minuto” é um lugar comum para toda a gente.

Mas então, como é que se pode medir o tempo?

Desde a Antiguidade que o Homem criou vários instrumentos para medir o tempo.Outros métodos são os relógios de água. Eeste mede o tempo através do fluxo de água que atravessa um pequena orifício na base de um recipiente. Quando se inverte o relógio a água, esta passa da ampola superior para a inferior, e o ar sobe pelos tubos substituindo a água. Uma pressão do ar constante origina um fluxo de água regular. Nalgumas clepsidras a água flui mais lentamente assim que o nível baixa o que produz uma variação no fluxo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com