TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do Óleo Diesel no Brasil

Seminário: Evolução do Óleo Diesel no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Seminário  •  2.612 Palavras (11 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 11

Evolução do Óleo Diesel no Brasil

Curso de Engenharia Mecânica. Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Av. Gov. José Malcher, 1148, Nazaré - CEP 66055-260. Belém, PA

RESUMO – O Referido artigo traz o melhoramento da qualidade do Óleo Diesel na questão da redução dos agentes nocivos à natureza e à saúde humana. Sobretudo o teor de Enxofre ( S ) um dos principais agente formador da chuva acida. E as novas tecnologias aplicadas nos motores e sistemas, como, SCR (Redução Catalítica Seletiva) juntamente com o ARLA 32 e o EGR( Recirculação dos Gases de Exaustão) empregadas nos motores do ciclo diesel se adequando às exigências do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) estipulada pela Resolução CONAMA nº 18, de 6 de maio de 1986.

Através da metodologia, onde serão discutidos alguns conceitos químicos e físicos, usando artifício como desenho, imagens e gráficos para melhor compreensão, sempre usando como embasamento teórica; livros e trabalhos postados na internet e entrevista com a professora de química.

Palavras-chave: óleo diesel, motor, enxofre, egr, scr, arla 32, proconve e conama.

Evolution of Diesel Oil in Brazil

ABSTRACT - The article brings Referred to improve the quality of diesel oil on the issue of reducing agents harmful to nature and to human health. Especially the content of sulfur (S) a leading formation agent of acid rain. And new technology applied to engines and systems, as SCR (Selective Catalytic Reduction) with the ARLA 32 and EGR (Exhaust Gas Recirculation) used in diesel engines is adapting to the demands of PROCONVE (Pollution Control Program the Motor Vehicle Air) stipulated by CONAMA Resolution No. 18, dated May 6, 1986.

Through the method, where we discuss some physical and chemical concepts, using fireworks as drawing, images and graphics for better understanding, always using as basis in theoretical; books and works posted on the internet and interviews with the teacher of chemistry.

Keywords: Oil diesel, engine, sulfur, egr, scr, arla 32, proconve and conama.

INTRODUÇÃO

A origem do termo óleo diesel é em homenagem a Rudolf Diesel que registrou a patente do seu motor-reator (figura-1) em 23 de fevereiro de 1897, desenvolvido para trabalhar com óleo de origem vegetal. Entretanto, em sua homenagem, foi dado ao produto oleoso mais abundante no processo de refino do petróleo bruto o nome diesel. Conforme pode ser visto na figura-2.

O óleo diesel é um combustível derivado do petróleo constituído basicamente por hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contem átomos de carbono e hidrogênio). Alguns compostos presentes no diesel além de apresentar carbono e hidrogênio traz também enxofre, nitrogênio e compostos metálicos em sua composição.

Produzido a partir do refino do petróleo, o óleo diesel é formulado através da mistura de diversas correntes como a gasóleos, nafta pesada, diesel leve e diesel pesado, provenientes das diversas etapas de processamento do petróleo bruto.

A proporção destes componentes, no óleo diesel, permite enquadrar o produto final dentro das especificações previamente definidas e que são necessárias para permitir um bom desempenho do produto, minimizando o desgaste dos motores e componentes e mantendo a emissão de poluentes, gerados na queima desse combustível em níveis aceitáveis.

Figura - 1 Figura - 2

MATERIAL E MÉTODOS

Motores a diesel têm ajudado a movimentar a economia mundial por mais de um século. À bem da verdade, nosso mundo tem sido movido a diesel, desde então. Motores a diesel tendem a ser mais potentes e duráveis, oferecendo vantagens sobre aqueles a gasolina. A popularidade das máquinas a diesel deve-se, principalmente, à eficiência do diesel como combustível em relação à gasolina, ou mesmo com relação a outros combustíveis simples ou misturados.

Além disso, o preço do diesel tem se mostrado bastante inferior ao de outros combustíveis, no Brasil, refletindo na sua ampla utilização na frota veicular coletiva e de carga nas grandes cidades. Os motores a diesel apresentam ainda uma excepcional durabilidade. É comum um motor diesel para veiculo de carga pesada ter maior vida útil do que aquela apresentada pelos motores do ciclo Otto a gasolina.

Pensando apenas em perspectivas econômicas e operacionais mundiais, existem poucas razões para que esse cenário mude. No entanto, a combustão do diesel não gera apenas energia em qualidade, gera também poluição em quantidade. Sendo assim, extrapola os domínios econômicos e produtivos passando a se tornar, também, uma questão de saúde pública. A preocupação com a fumaça preta e os gases produzidos pela queima do óleo diesel e suas consequência na saúde humana e prejuízos para a natureza em virtude das chuvas ácida provocada pelo enxofre contido no diesel, está fundamentada em crescentes estudos científicos, iniciados há 50 anos, que alertam para os efeitos adversos na população, como pode ser visto no exemplo da figura 3.

Figura - 3

Em virtude destes estudos e das provas obtidas o CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, cria a resolução CONAMA nº 18, de 6 de maio de 1986, que institui, em caráter nacional, o PROGRAMA DE CONTROLE DA POLUIÇÃO DO AR POR VEÍCULOS AUTOMOTORES - PROCONVE, com os objetivos de:

 Reduzir os níveis de emissão de poluentes por veículos automotores visando o atendimento aos padrões de qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbano;

 Promover o desenvolvimento tecnológico nacional, tanto na engenharia automobilística, como também em métodos e equipamentos para ensaios e medição de poluentes;

 Criar programas de inspeção e manutenção para veículos automotores em uso;

 Promover a conscientização da população com relação à questão da poluição do ar por veículos automotores;

 Estabelecer condições de avaliação dos resultados alcançados;

 Promover a melhoria das características técnicas dos combustíveis líquidos, postos à disposição da frota nacional de veículos automotores, visando a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com