TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Sistema Operacional

Trabalho Universitário: Exercicios Sistema Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

1. Defina processo.

R: Entidade dinâmica e efêmera (nasce, faz algo e termina). Mais que instruções, possui dados e pilha de execução. Altera o seu estado à medida que avançada na sua execução. Abstração que representa um programa em execução.

2. Quais são as 3 grandes partes compõem um processo?

Contexto de Software, Contexto de Hardware, Espaço de Endereçamento.

3. O que é o contexto de hardware de um processo e como é a implementação da troca de contexto?

É um Armazenamento do conteúdo dos registradores gerais da UCP, além dos registradores de uso específico, como program counter (PC), stack pointer (SP) e registrador de status. Quando um processo está em execução, o seu contexto de hardware está armazenado nos registradores do processador. No momento em que o processo perde a utilização da UCP, o sistema salva as informações no contexto de hardware do processo. Isto é fundamental para a implementação dos sistemas multiprogramáveis, onde os processos se alternam na utilização da UCP, podendo ser interrompidos e, posteriormente, restaurados. O SO gerencia a mudança de contexto, base para a implementação da concorrência, que consiste em salvar o conteúdo dos registradores do processo que será deixado a UCP e carrega-lo com os valores referentes ao do novo processo que será executado.

4. Qual a função do contexto de software?

O contexto de software é conhecido por determinar os limites dos recursos que cada processo pode alocar, sendo gerenciado pelo administrador do sistema, outras informações são geradas dinamicamente ao longo da execução do processo, que é composto de três grupos de informação, Identificação, quotas e privilégios.

5. O que é o espaço de endereçamento de um processo?

É uma área de memória pertencente ao processo, armazena instruções e dado do programa e deve ser devidamente protegida.

6. Como o sistema operacional implementa o conceito de processo? Qual é a estrutura de dados utilizada para localizar rapidamente os diversos processos na memória principal?

Através de uma estrutura de dados chamada Bloco de controle do processo (PCB). Ponteiras, Estado do processo, nome do processo, prioridade do proceso, registradores, limites de memória, lista de aquivos abertos.

7. Descreva os cinco estados possíveis de um processo.

Executando (running), Apto, pronto (ready), Bloqueado (blocked), Criação (new), Destruição (Exit)

8. Dê um exemplo que apresente todas possíveis mudanças de estado de um processo, juntamente com o evento associado a cada mudança.

O SO cria um processo que é entendido como em estado de criação , entrar em estado de execução quando as solicitações começarem a ser atendidas, ficará em estado de espera caso seja necessário esperar por algum evento gerado pelo próprio processo, chegará ao estado de pronto quando a solicitação for atendida.

É considerado em estado terminado não tiver mais nenhum programa executado no seu contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com