TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Pesquisa Operacional

Por:   •  7/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

n[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS

REGIME DE EXERCÍCIOS DOMICILIARES ESPECIAIS – TÓPICO 7

DISCIPLINA: [DPS 1102] GESTÃO DE PROJETOS - EP

Professor: Marlon Soliman

Curso/Turma: Curso de Engenharia de Produção (313) – Turma 10

Período letivo: 2021-I

ALUNO(A): Luiza Hoch Paschoalin de Oliveira

Atividade avaliativa INDIVIDUAL. Responda as questões com calma e atenção.

Para as questões abaixo, elabore e justifique sua resposta (1 ou 2 parágrafos). (Peso = 2,0 cada questão).

QUESTÃO 1. Embora o conhecimento formal sobre a gestão de projetos seja relativamente recente, a sua prática é bem mais antiga. Grandes obras da humanidade, como as pirâmides de Gizé e o canal do Panamá são resultados de projetos bem-sucedidos. Neste sentido, cite uma grande obra da humanidade (diferente daquelas apresentadas na aula 1) e descreva os principais desafios encontrados pelos gestores do projeto.

RESPOSTA: A Aqueduto Veluwemeer é um aqueduto localizado sobre a estrada N302, nas proximidades da cidade de Harderwijk, nos Países Baixos. Ele fica numa parte do Lago Veluwemeer, ligando os Países Baixos à Flevoland, que é considerada como a maior ilha artificial do mundo. Veluwemeer é uma ponte de águas rasas com 3 metros de profundidade que permite a passagem de pequenos barcos e outros veículos aquáticos. Além desta passagem fácil de barco, as passadeiras de pedestres estão em ambos os lados permitindo o tráfego dos mesmos. Ao contrário das pontes elevatórias ou outras estruturas rodoviárias, o projeto da ponte hidrográfica implementado neste aqueduto, permite um fluxo constante de tráfego tanto na estrada como na água.

Os engenheiros provavelmente escolheram este design fascinante para economizar dinheiro em relação a outras técnicas de passagem de água. Um túnel, uma opção provavelmente considerada, teria exigido muito tempo e esforço com o mesmo resultado final. Uma ponte rodoviária também seria outra consideração de projeto provável, mas significaria um orçamento maior e uma construção mais longa. Dado que o aqueduto não precisava de transportar grande caudal de água, esta terá sido certamente a melhor opção.

Embora esta estrutura não defina nenhuma inovação, destaca-se como um dos aquedutos mais curtos do mundo. Normalmente considerados como túneis ou pontes, usados ​​no abastecimento de água e irrigação, há outro subconjunto para o reino do aqueduto. Aquedutos navegáveis, como o Veluwemeer, incluem pontes de terra e outras passagens que permitem o tráfego de barcos.

QUESTÃO 2. Organizações de todos os tipos possuem um misto de atividades rotineiras e projetos em coexistência. Escolha uma organização que você possua familiaridade (ex: uma fábrica, um restaurante, uma loja...) e identifique duas atividades de rotina (processos) e dois possíveis projetos dessa organização. Justifique suas respostas.

RESPOSTA:

Analu Pães de Queijo

Atividades rotineiras:

  • Conferência semanal do estoque (analisar se o estoque “virtual” bate com o estoque físico/real).
  • Atualização mensal do banco de dados dos clientes e respectivo histórico de compras.

Possíveis projetos:

  • Criação de um plano de revenda para mercados e lancheiras.
  • Reestruturação completa as atividades e funções dos colaboradores em função da saída de uma das fundadoras para estágio obrigatório.

QUESTÃO 3. É imprescindível obter a certificação PMP® para ser um bom gerente de projetos.” Você concorda com essa afirmação? Justifique.

RESPOSTA: Sim.  A certificação PMP demostra que a pessoa se dedicou e não chegou ao posto em que está por mero acaso. Ele certifica que todos os projetos que estiveram sob sua gerência terão indicadores excelentes, respondendo com excelência aos principais requisitos de custo, prazo, escopo e qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (321.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com