TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios RUP

Exames: Exercícios RUP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 7

1 ­ Quais são as características mais importantes do RUP?

O RUP traz elementos de todos os modelos genéricos de processo, apoia a iteração e ilustra boas práticas de especificação e projeto. Ele captura seis das melhores práticas no desenvolvimento de software de forma satisfatória para uma grande faixa de projetos e organizações. As melhores práticas abordadas são as seguintes:

1. Desenvolver o software iterativamente: planejar os incrementos de software com base nas prioridades do cliente e desenvolver e entregar o mais cedo possível às características de sistema de maior prioridade no processo de desenvolvimento.

2. Gerenciar Requisitos: documentar explicitamente os requisitos do cliente e manter acompanhamento das mudanças desses requisitos. Analisar o impacto das mudanças no sistema antes de aceitá-las.

3. Usar arquiteturas baseadas em componentes: Estruturar a arquitetura do sistema com componentes, reduzindo a quantidade de software a ser desenvolvido e, consequentemente, reduzir custos e riscos.

4. Modelar software visualmente: usar modelos gráficos de UML para apresentar as visões estática e dinâmica do software.

5. Verificar a qualidade do software: garantir que o software atenda aos padrões de qualidade da organização.

6. Controlar as mudanças do software: gerenciar as mudanças do software, usando um sistema de gerenciamento de mudanças, procedimentos e ferramentas de gerenciamento de configuração.

2 ­ Explique como o RUP assegurar a produção de produtos de software de alta qualidade para uma grande variedade de projetos e organizações.

O RUP possui como das suas principais características a verificação da qualidade do software e o controle do mesmo. Utiliza algumas das melhores práticas do desenvolvimento do software moderno, no intuito de garantir a alta qualidade para uma grande variedade de projetos e organizações. Uma forma de organização em fases é adotada para comportar os ciclos de desenvolvimento, permitindo uma gerência mais efetiva de projetos complexos.

3 ­ O que é uma iteração?

Desenvolver um produto de software comercial é uma atividade que pode durar vários meses, talvez um ano ou mais. É prático dividir o trabalho em partes ou mini-projetos. Cada mini-projeto é uma iteração que resulta em um incremento. Iteração se refere aos passos em uma disciplina, e incrementos ao crescimento do produto. Em cada iteração, os desenvolvedores identificam e especificam os casos de uso relevantes, criam um projeto usando a arquitetura escolhida como um guia, implementam o projeto em componentes, e testam este mini-projeto.

4 ­ O que são fases? Qual a importância dos marcos?

Da perspectiva gerencial, o ciclo de vida do software é decomposto em quatro fases (concepção, elaboração, construção e transição), concluídas por um marco. O marco serve para vários propósitos. O mais crítico é que gerente deve tomar certas decisões cruciais antes do trabalho poder prosseguir para a próxima fase. Marcos permitem o gerenciamento e o monitoramento do progresso do trabalho. Finalmente, por guardar o tempo e esforços gastos em cada fase, pode-se usar estes dados em estimativas de tempo para outros projetos. Marcos são pontos de controle.

5 ­ Identifique o propósito de cada fase e os critérios de avaliação do marco.

1. Concepção: o objetivo desta fase é estabelecer um business case para o sistema. Devem ser identificadas todas as entidades externas (pessoas e sistemas) que irão interagir com o sistema em desenvolvimento e definir essas interações. Essas informações são utilizadas para avaliar a contribuição do novo sistema para o negócio.

O final da fase de concepção é o primeiro dos marcos maiores do projeto, e é chamado de Marco dos Objetivos do Ciclo de vida. Avalia-se os seguintes critérios:

- Participação dos interessados (stakeholders) na definição do escopo e nas estimativas de custo/cronograma;

- Acordo de que os requisitos foram capturados estão corretos e que há um entendimento comum destes requisitos;

- Acordo entre as partes que as estimativas de custo/cronograma, prioridades, riscos, e processo de desenvolvimento são apropriadas;

- Identificação dos riscos do projeto, associados às estratégias de suavização.

O projeto pode ser encerrado ou revisto se não alcançou algum desses critérios.

2. Elaboração: os objetivos desta fase são desenvolver um entendimento do domínio do problema, estabelecer um framework de arquitetura para o sistema, desenvolver o plano de projeto e identificar seus principais riscos. Ao final desta fase deve-se ter um modelo de requisitos para o sistema (os casos de uso da UML são especificados), uma descrição de arquitetura e um plano de desenvolvimento do software.

Marco: Esse é o marco da Arquitetura do Ciclo de vida.

- A visão do produto, os requisitos e a arquitetura estão estáveis. Os protótipos podem demonstrar que os maiores elementos de risco estão no foco e podem ser resolvidos.

- O plano de interação para a fase de construção está detalhado e fiel para prosseguir o trabalho.

- O plano de interação para a construção está suportando as estimativas com credibilidade.

- Os recursos atuais gastos são aceitáveis X os recursos planejados.

3. Construção: está fase está essencialmente relacionada ao projeto, programação e teste do sistema. As partes do sistema são desenvolvidas paralelamente e integradas durante esta fase. Ao final deve-se ter um sistema de software em funcionamento e a documentação associada pronta para ser liberada para os usuários.

Marco: Este é o marco da Capacidade Operacional Inicial. Os critérios principais de avaliação para a fase de construção envolvem respostas para as seguintes questões:

- A versão do produto está estável e madura o suficiente para ser implantada na comunidade de usuários;

- Todos os interessados estão prontos para a transição;

- Os gastos atuais versus os gastos planejados são ainda aceitáveis.

4. Transição: nesta fase, faz-se a transferência do sistema da comunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com