TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimentos com gerador de van der Graaff

Por:   •  3/3/2016  •  Ensaio  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  1.584 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 1

Descarga elétrica com bastão:

Experimento: Com o gereador ligado , aproximou-se um bastão de teste com cabo de madeira, e pode-se observar que faíscas eram trocadas entre os corpos.

Resposta: Nesse experimento ocorre uma eletrização por indução, nesse tipo de eletrização, é necessário ocorrer à aproximação de um corpo eletrizado num condutor neutro sem que haja contato entre eles. Ao aproximar o bastão eletrizado do corpo neutro as suas cargas negativas repelem os elétrons livres do corpo neutro para posições as mais distantes possíveis. Desse modo, o corpo fica com falta de elétrons numa extremidade e com excesso de elétrons na outra.  O fenômeno que ocorre é a indução eletrostática, onde há apenas uma separação entre algumas cargas positivas e negativas do corpo. O corpo eletrizado que provocou a indução é denominado indutor e o que sofreu a indução é chamado induzido. Nesse processo é possível perceber Percebemos que esse experimento do bastão com o gerador que gerou a faísca de cor azulada tem semelhança.

ATIVIDADE 2

Choque Elétrico

Experimento:

ATIVIDADE 3

Experimento: Vento Elétrico

Prendeu-se a cima do gerador um suporte fixo onde se encontrava uma hélice feita de alumínio prendeu-se na parte superior do gerador e ligou-se o gerador, observou-se que a pá do hélice, começou a girar a medida que o campo elétrico aumentava. Saindo do seu estado de inercia, começou a admitir velocidade constante.

 

Resposta: Quando temos a hélice temos ali na ponta de cada pá uma polarização diferente, essa polarização quando entra no campo elétrico do gerador quando ele é ligado, campo é gerado e sua intensidade aumentada, faz com que o hélice admita uma velocidade constante e toda vez que ocorre uma volta do hélice essa polarização é invertida garantido assim essa velocidade no instante de maior intensidade.

 

ATIVIDADE 4

Experimento: Papel picotado

Pegou-se um copo descartável colocou-se confete (papel picado) e sustentou o copo em cima do gerador. Sob atuação do campo elétrico do gerador, ao ser ligado, observou-se que alguns papeis picados voaram formando uma espécie de chuva de papel picado, e outros ficaram aderidos no copo.

 

Resposta: Pelo fato das cargas serem as mesmas, o papel é repelido e sai do copo, ou seja, em uma folha de papel temos que cada papel picado fica polarizado positivamente e outros ficam polarizado negativamente, quando ligamos o gerador temos um campo elétrico positivo, logo todos os papeis picados que estiverem polarizado igual ao campo se repelem, essa é a condição para o confete sair voando, caso seja campo positivo e o  papel negativo, haverá uma atração, pois polos diferentes se atraem.

ATIVIDADE 5

Eletrização de cabelo

Experimento:

Resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com