TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FABRICAÇÃO DE CONCRETO A PARTIR DE RESÍDUOS DE PNEU

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FABRICAÇÃO DE CONCRETO A PARTIR DE RESÍDUOS DE PNEU

AMANDA ALENCAR SIQUEIRA

LUANA KARREN LIMA

TAYANE MONTEIRO PAIVA

VIVIAN CHRISTINE DE MARCO

GOIÂNIA, 28 DE MAIO DE 2014

RESUMO

O mundo hoje tem se preocupado cada vez mais com o meio ambiente e a sustentabilidade e para isso tem desenvolvido diversos meios aleatórios para diminuir desperdícios, diminuir impactos ambientais negativos e aumentar impactos positivos, diminuir poluição, entre outros. Nesse contexto é inegável dizer que a reciclagem é um ponto forte para tais metas. Na reciclagem o lixo é tratado como matéria prima que será reaproveitada para obtenção de novos produtos, diminuindo a quantidade de lixo inutilizável, aumenta a vida útil do material, preserva o solo, melhora a limpeza e a qualidade de vida na cidade, além dos benefícios econômicos, já que materiais que seriam descartados são, normalmente, mais acessíveis e baratos que matérias primas de fato. E ainda geram novos empregos, oportunidades de negócio e inclusão social. Hoje já existem no mercado vários materiais que são obtidos a partir de materiais reciclados como o papel, papel higiênico, embalagens, materiais feitos de aço. Com o intuito de diminuir impactos ambientais e o descarte de materiais que podem ser reciclados como o pneu, de forma a dar um destino racional a esse material, busca-se uma alternativa de reutilização do mesmo como material alternativo na fabricação do concreto, já que o concreto é o material mais consumido na construção civil, tornando o setor um grande aliado para o reaproveitamento, reciclagem e eliminação de resíduos dos mais diversos tipos de materiais podendo até ser um método mais econômico e viável na construção. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo analisar a viabilidade do uso de concreto sustentável feito a partir de resíduos de borracha de pneu, se comprometeria a sua utilização, estudar o seu comportamento e algumas propriedades do concreto com a substituição parcial de agregado dos resíduos, em diferentes proporções e verificar, por meio de testes, se viável, qual porcentagem agregada seria a mais recomendada e se afetaria propriedades mecânicas, térmicas ou visco elásticas.

1- INTRODUÇÃO

Após a Revolução Industrial e a ocupação desordenada dos centros urbanos começaram a serem identificados problemas ambientais que hoje é motivo de preocupação. De acordo com Leite e Medina (2001), para se buscar uma saída para a crise ambiental, é preciso começar um processo de reconstrução do pensamento, que nos leve a uma mudança de paradigmas, nomeadamente do econômico para o ambiental, que é mais humanizador.
        É preciso buscar alternativas viáveis e ambientalmente corretas para diminuir a poluição, e para isso o descarte de materiais que podem ser reaproveitados deve ser evitado. Por isso a reciclagem de materiais está cada vez mais presente, pois além de contribuir para o meio ambiente evitando excesso de lixos, pode reutilizar o material.

Um dos materiais mais usados na construção civil é o concreto e por isso há várias pesquisas de materiais que podem ser agregados na fabricação do concreto para que se torne mais viável economicamente não deixando afetar sua resistência, vulnerabilidade, funcionalidade. Uma alternativa é o uso de pneu reciclado, já que é um material que depois de usado não tem mais funcionalidade e seria descartado. De acordo com a Resolução nº 258/99 do CONAMA, pneumáticos inservíveis abandonados ou dispostos inadequadamente constituem passivo ambiental, que resulta em sério risco ao meio ambiente e à saúde pública.

Segundo KAMIMURA (2002, p.02) apud MMA (2002), programas que visem à minimização de pneumáticos inservíveis estão sendo desenvolvidos, com o propósito de ampliar o ciclo de vida útil dos pneus, recuperar os materiais componentes, reduzir a demanda de espaços nos aterros, minimizar os impactos ambientais, e preservar os recursos naturais. O princípio da minimização é obtido através da Redução, Reutilização e Reciclagem. Esses “três erres” são alguns dos preceitos básicos definidos pela Agenda 21 para se alcançar o  desenvolvimento sustentável e preservar o meio ambiente.

A Politica Nacional de Resíduos Sólidos procura organizar a forma como o país trata o lixo, incentivando a reciclagem e a sustentabilidade, com as metas de redução, reutilização, reciclagem. Segundo o (Conselho Nacional do Meio Ambiente) CONAMA aprovou em 26 de agosto de 1999 a Resolução nº 258/99, que estabelece o conceito de que o produtor é o responsável pelo destino final do produto. No caso dos pneus, por exemplo, a carcaça voltaria para a montadora. Pela resolução n.º 258/99, a partir de janeiro de 2002, produtores e importadores de pneus estão forçados a coletá-los e colocá-los em locais ambientalmente adequados. Além disso, a partir de 2005 começará a redução do passivo ambiental sendo que a proporção de reciclagem será de 120%, ou seja, para cada quatro pneus produzidos ou importados, cinco terão que ser reciclados, auxiliando, assim na redução do problema ambiental acumulado. O pneu utilizado deveria retornar ao seu fabricante, como diz a logística reversa e o CONAMA. Porém, na pratica, podemos encontrar pneus em encostas, lixões, rios, entre outros diversos lugares. A iniciativa de utilizar o pneu como agregado do concreto, colabora com a reciclagem e sustentabilidade, além de gerar uma economia com a pequena redução do concreto. 

2- OBJETIVOS

2.1- OBJETIVO GERAL:

Analisar a viabilidade do uso de concreto sustentável desenvolvido a partir da utilização de resíduos de borracha de pneu na composição do concreto.

2.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

I. Coletar amostras de pneus;

II. Derretimento do pneu;

III. Misturar o pneu derretido ao concreto;

IV. Avaliar as condições de resistência e elasticidade;

V. Analisar se é viável ou não o concreto obtido a partir da mistura.

3- REVISÃO DE LITERATURA

3.1- RECICLAGENS DE PNEUS PARA USO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A questão dos pneus inservíveis se tornou um problema mundial, visto que apresentam problemas quanto a sua disposição final. Trata-se também de um produto de difícil compactação e seu material é de difícil decomposição.

A figura 1 mostra os itens que fazem parte da composição de pneus radiais para automóveis.

Figura 1 - Composição de Pneus Radiais para Automóveis

           [pic 2]

Fonte: Paula (2004)

A figura 2 mostra as partes e componentes de um pneu radial de automóveis.

     Figura 2 - Corte de um pneu radial de automóvel[pic 3]                     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (320.5 Kb)   docx (291.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com