TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DURABILIDADE DE CONCRETOS DE ALTO DESEMPENHO PRODUZIDOS COM OS RESÍDUOS: CINZA DA CASCA DE ARROZ E BORRACHA DE PNEU

Artigo: DURABILIDADE DE CONCRETOS DE ALTO DESEMPENHO PRODUZIDOS COM OS RESÍDUOS: CINZA DA CASCA DE ARROZ E BORRACHA DE PNEU. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 12

DURABILIDADE DE CONCRETOS DE ALTO DESEMPENHO PRODUZIDOS COM OS RESÍDUOS: CINZA DA CASCA DE ARROZ E BORRACHA DE PNEU

DURABILITY OF HIGH PERFORMANCE CONCRETE PRODUCED WITH THE RESIDUES: RICE HUSK ASH AND RUBBER TIRE

Gabriel Henrique Trovão; Jorge Luís Akasaki; Antonio Rogério Brizante Vasconcelos; Everton José Silva – Campus de Ilha Solteira – Faculdade de Engenharia – Engenharia Civil – PIBIC/CNPq.

RESUMO

Com a grande quantidade de resíduos gerados pela indústria todos os anos, principalmente a indústria da construção civil, sendo a maior geradora de resíduos da sociedade e a maior exploradora de recursos naturais, é de extrema necessidade a realização de estudos que objetivem a redução de seus impactos ambientais. Além disso, o Brasil possui uma das maiores produções do mundo de arroz, que têm sua palha queimada gerando uma cinza, e ainda uma considerável quantidade de pneus que são descartados todos os anos, é de suma importância que esses resíduos sejam reciclados e inseridos como co-produtos, visto que possuem possibilidades de aproveitamento na construção civil, dando-os um final nobre, e ainda diminuindo impactos ambientais futuros, auxiliando, portanto, um desenvolvimento sustentável para este setor da sociedade. Com isso, a pesquisa em questão terá como enfoque avaliar o comportamento do concreto de alto desempenho (CAD) com adições, para alguns ensaios que podem servir de parâmetros para se ter durabilidade, substituindo uma quantidade de cimento e agregados presentes no concreto por fontes alternativas, como a cinza da casca de arroz e a borracha de pneu, respectivamente.

Palavras chave: Durabilidade; Cinza de Casca de Arroz; Borracha de Pneu.

ABSTRACT

With the large amount of residues produced by industry every year, mainly the construction industry, it being the largest generator of residues of the society and the largest exploiter of natural resources, is extremely need studies that aim to reduce environmental impacts. Also, Brazil has one of the largest productions of the world rice, which has your straw burning generating a gray, and still a considerable amount of tire that are discarded every year, is extremely important that residues are recycled and incorporated as co-products, as they have potential use in construction, giving them a noble end, and further reducing future environmental impacts, helping, therefore, sustainable development for this sector of society. Therewith, the research in question has the focus on evaluating the behavior of high performance concrete with addition, for some tests that can serve as parameters for greater durability, replacing a quantity of cement and aggregates present in the concrete alternative sources, as rice husk ash and rubber rice respectively.

Keywords: Durability; Rice Husk Ash; Rubber Tire.

1. INTRODUÇÃO

Inovações na construção civil vêm sendo lançadas a cada ano, objetivando suprir as necessidades geradas e impostas à engenharia moderna, onde cada construção possui seu requisito ou peculiaridade. Com a diversificação dos locais das obras de engenharia, as estruturas de concreto estão sujeitas às mais variadas condições de exposição onde, não só a resistência do concreto, mas também a sua durabilidade, devem ser levadas em consideração. E, os materiais utilizados, responsáveis pelas características de cada obra, são fundamentais para a determinação da durabilidade e qualidade das estruturas.

Além disso, hoje em dia a necessidade por sustentabilidade nas edificações é fato. Sendo assim, é de extrema importância que resíduos como a cinza da casca de arroz e a borracha de pneu sejam inseridos como fontes alternativas de materiais para construção civil, dando-os um fim ambientalmente correto.

2. OBJETIVO

Avaliar o comportamento do concreto de alto desempenho (CAD) com adições, para alguns ensaios que podem servir de parâmetros para se ter durabilidade, substituindo uma quantidade de cimento e agregados presentes no concreto por fontes alternativas, como a cinza da casca de arroz (CCA) e a borracha de pneu, respectivamente.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Mehta e Monteiro (2008) 40% dos investimentos na construção civil, nos paises industrialmente desenvolvidos são destinados para a manutenção das estruturas e apenas 60% são para a realização de novas estruturas. Este fato estimula os profissionais a dar soluções adequadas para cada tipo de construção com a preocupação voltada para a sua durabilidade e funcionalidade.

A durabilidade de concretos com substituição de cimento por resíduos teve como requisitos básicos a comparação dos resultados de absorção, de permeabilidade a água, de resistência à compressão e de consistência. Seus estudos indicaram que os concretos podem ser duráveis mesmo com a substituição de parte da massa de cimento por resíduos (CHAN E WU, 2000).

Mehta (1977) já realizava estudos com a utilização da CCA e mostrou em um de seus estudos iniciais que a CCA era um material compatível na utilização com cimento, dada sua composição química, que em quase sua totalidade era a base de sílica, e em substituição de até 70% de cimento ainda conseguia atingir resistências próximas ao traço controle, com cimento convencional. Nesta mesma pesquisa o autor já se referia a CCA com grande entusiasmo mostrando que além do potencial na construção civil, o material ainda seria de grande valia numa contribuição ecológico-financeira e que a queima da casca de arroz ainda poderia gerar energia.

A queima da casca de arroz é uma alternativa praticável do ponto de vista tecnológico, viável do ponto de vista econômico e ética do ponto de vista ecológico, uma vez que existe tecnologia para a conversão, a matéria-prima é abundante na região e todo CO2 produzido na queima volta para o ciclo de carbono da biosfera terrestre. Além disso, a cinza contém alto teor de sílica (> 92%), o que a torna um resíduo valorizado (FOLETTO et al., 2005).

O uso da cinza como fonte de sílica no cimento diminui a resistência à compressão, aumenta a durabilidade do concreto e reduz a porosidade, o que é extremamente importante em muitas aplicações, tais como canais de irrigação, concretos resistentes à poluição e às intempéries, pisos resistentes à abrasão, etc (FOLETTO et al., 2005).

Em relação à resistência à abrasão, os valores encontrados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com