TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMULÁRIO MODELO PLANO DE TRABALHO DO MONITOR

Por:   •  7/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

FORMULÁRIO MODELO  

PLANO DE TRABALHO DO MONITOR - UFFS

Nome(s) do(s) Monitor(es): Michele Cristina De Fragas

Título do Projeto: Monitoria dos Componentes Curriculares da Área da Química na UFFS Campus Chapecó (Processo 23205.002052/2018-57)

Modalidade do Projeto

 I - (x) por curso

 

 Nome do Curso: Agronomia

 II - (   ) por público-alvo

 Setores envolvidos:

 III - (   ) por componente curricular

 a) Componentes: Química geral (Agronomia), Química Geral e Inorgânica, Química Analítica e Química Orgânica (Engenharia Ambiental e Sanitária).

 b) Curso(s): Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária

Coordenador: Prof. Dr. Arlindo Cristiano Felippe

Colaborador: Prof. Dr. Alexandre Augusto Moreira Lápis

Período de execução do projeto: 2018.2 até 2019.1

Campus: Chapecó

Introdução (diálogo com o projeto de monitoria de vinculação do plano de trabalho): Durante a graduação os acadêmicos encontram momentos de grande amadurecimento, diretamente ligados à formação e geração de um novo profissional. Durante a formação profissional é de extrema importância o desenvolvimento de habilidades específicas intrínsecas de cada indivíduo. A monitoria consiste numa atividade acadêmica de natureza complementar, na qual o aluno monitor tem a oportunidade de desenvolver e ampliar os conhecimentos adquiridos na academia por meio do apoio ao docente na condução da disciplina. (SILVA et al., 2006; SILVA et al., 2012 e LINS, 2008). A atividade de monitoria durante a graduação é um passo importante na vida de um estudante universitário, principalmente dos licenciados, pois através dela os discentes podem trilhar caminhos diferentes dos que haviam planejado ao adentrar no mundo acadêmico, servindo de base para a construção da identidade do futuro educador. Além de ser uma oportunidade para o monitor, a atividade gera muito mais benefícios para os discentes que a procuram, pois podem aprofundar os conhecimentos trabalhados em sala de aula, resolver exercícios em equipe, além de ser um momento de tirar as dúvidas que não foram sanadas em sala de aula. Neste contexto, objetivou-se com esse trabalho analisar a contribuição exercida pelo monitor de Química na aprendizagem dos alunos dessa disciplina, levando-se em conta o rendimento acadêmico.

Objetivo geral: Proporcionar condições que venham a favorecer a aprendizagem e desenvolvimentos dos alunos de engenharia ambiental e agronomia na área de química, contribuindo também para uma melhor relação alunos/professores.

Objetivos específicos:

  1. Melhoria do ensino nas disciplinas da área da química, visando acima de tudo aproveitar eficientemente tempo de aula, o que permitirá um melhor embasamento teórico do que se observa na prática;
  2. Reforçar a aprendizagem do conteúdo teórico destas disciplinas através da assessoria dos alunos em aulas práticas e também na realização de estudos dirigidos;
  3. Estimular a aproximação à atividade de docência por parte do monitor, através da participação em aulas experimentais, assessorando os estudantes e auxiliando na execução das atividades de laboratório.
  4. Facilitar a relação Alunos/Professores por meio de apoio aos estudantes
  5. Diminuir os índices de reprovação e evasão relacionados as disciplinas mencionadas no item anterior;

O conjunto de objetivos descritos acima irá contribuir para diminuição no índice de reprovação e evasão que vem sendo observado nestas disciplinas.

Descrição das atividades (diálogo com o projeto e com as atribuições constantes no item 7.1 do Edital):

No semestre 2018.2 as atividades ficarão contidas a atendimento aos discentes (12 hs semanais) para auxílio quanto ao conteúdo ministrado e tirando dúvidas decorrentes dos estudos dirigidos. O monitor poderá também auxiliar em alguma atividade extra realizada nos laboratórios, bem como no suporte a alguma atividade que os professores possam estar realizando. No semestre 2019.1 o monitor realizará atendimento extracurricular (12 hs semanais) para auxiliar os alunos em atividades relacionadas ao conteúdo ministrado (estudo dirigido), sanando as dúvidas que possam vir a ter. Algumas atividades que serão realizadas pelo monitor serão: auxílio na identificação e usos dos equipamentos do laboratório; na identificação dos equipamentos e acessórios de segurança; na identificação e usos das vidrarias; na instrução do procedimento de limpeza da vidraria; na identificação e procedimento de uso das balanças; na medição de volumes de líquidos (técnica de pipetagem; técnica de utilização de balões volumétricos; e técnica de utilização de buretas convencionais); nos cuidados de manipulação e armazenagem de reagentes; no preparo, padronização e armazenagem de soluções; nos procedimentos de técnicas de titulação (acidimetria, alcalimetria, argentometria, complexometria e permanganometria). As disciplinas referentes a essa monitoria são: química geral (Agronomia), química geral e inorgânica (Engenharia Ambiental), química analítica (Engenharia Ambiental) e química orgânica (Engenharia Ambiental).

Cronograma de ações (para o período de vigência do projeto):

Atendimento aos estudantes no semestre 2018.2 nos seguintes horários:

  • Segunda-Feira: 07:30 às 09:10 Horas
  • Terça-feira: 10:10 às 11:50 Horas e 16:20 às 18:50 Horas
  • Quinta-feira: 07:30 às 11:50 Horas

Para o semestre 2019.1 os horários ainda não estão definidos.

Orientações teórico-metodológicas: O monitor realizar atendimento aos alunos em horários diferentes das aulas para elucidação de dúvidas. Irá trabalhar basicamente em dúvidas que possam surgir na realização dos estudos dirigidos. Além disso, irá auxiliar o professor na organização dos laboratórios de química geral e inorgânica. Durante as aulas experimentais o monitor estará entre os alunos da disciplina, para auxiliar nas dúvidas relacionadas aos experimentos que estarão sendo realizados além de realizar uma introdução ao conteúdo relacionado com o experimento, fazendo assim, a ligação entre o conteúdo ministrado em sala e a prática a ser realizada.

Referenciais bibliográficos:

http://www.abq.org.br/cbq/2015/trabalhos/6/8535-20272.html

Local e data: Chapecó, SC, 27 de agosto de 2018 

Assinatura do Monitor:                                                               Assinatura do Coordenador do Projeto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com