TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FPGA: Aplicação De Sistemas Digitais No Dia A Dia

Casos: FPGA: Aplicação De Sistemas Digitais No Dia A Dia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 2

FPGA: Aplicação de sistemas digitais para auxílio ao ensino superior

Atualmente várias disciplinas de cursos superiores apresentam conteúdos que são mais facilmente estudados se forem realizadas aplicações práticas para seus ensinamentos. O exemplo abordado pelo artigo estudado está associado à disciplina de Arquitetura de Computadores, comumente presente nos cursos da área de Ciências da Computação. O método citado prioriza a utilização de uma arquitetura de microcomputadores re-configurável em FPGA (Field Programmable Gate Array, em português Arranjo de Portas Programável em Campo). Este método se mostra capaz de antecipar o aprendizado dos alunos que ao longo do curso da disciplina se mostram mais habituados e com certa facilidade de abstrair as teorias envolvidas no processo, visto que o contato prático responde várias dúvidas comuns dos estudantes.

Há alguns anos, os recursos computacionais eram caros e o acesso à comunidades de desenvolvimento e outras informações era muito mais restrito se comparado aos dias atuais, principalmente com o advento da internet. Tomando esta afirmação como ponto de partida, o tema central do artigo demonstra que há hoje uma facilidade e um custo baixo para se construir sistemas empregando FPGA, demonstrando de forma real aos alunos as vantagens e os principais desafios de se trabalhar com estas tecnologias. Isto ocorre porque as implementações em FPGA podem ser facilmente reconfiguradas, permitindo o reuso e a reprogramação para simular diversos cenários em favor do estudo do ganho de desempenho e diversas outras possibilidades que envolvem essa arquitetura computacional.

A capacitação de alunos utilizando a programação de FPGAs, segundo o artigo em estudo, pode favorecer não só o melhor entendimento da disciplina de Arquitetura de Computadores como também pode alavancar a produção e desenvolvimento de hardwares no Brasil. Este assunto não é uma ideia isolada do autor, mas sim uma prática compartilhada por diversos autores de outros países que acreditam que mais uma evolução da computação pode partir do uso e aplicação das disciplinas que envolvem projetos de hardware diversos.

Portanto, através de métodos tradicionais da programação de FPGAs é possível alcançar cenários que favorecem o estudo destas tecnologias aliadas às atividades humanas. A aplicação em ambiente acadêmico pode não ser o melhor exemplo para aproximar o assunto do cotidiano, mas abre um caminho que pode ser facilmente trilhado e aprendido por diversos entusiastas a desenvolverem soluções para tais problemas. Finalmente a facilidade de acesso e custo reduzido dos dispositivos disponíveis em diversas fontes da internet beneficiará o crescimento desta interessante prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com