TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família do carbono

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.022 Palavras (29 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

GUSTAVO ZALUSKI DE ALMEIDA

MATHEUS LOPES DEMITO

RAFAEL VIGNOLI DE MOURA

GRUPO 14

TRABALHO ACADÊMICO

PONTA GROSSA

MAIO/2015


GUSTAVO ZALUSKI DE ALMEIDA

MATHEUS LOPES DEMITO

RAFAEL VIGNOLI DE MOURA

GRUPO 14[pic 1]

PONTA GROSSA

MAIO/2015



  1. INTRODUÇÃO

O Grupo 14 da tabela periódica é composto pelos elementos carbono, silício, germânio, estanho e chumbo.

O carbono tem fundamental importância para os seres vivos, já que forma, por exemplo, a glicose, sua principal fonte de energia. O silício e o germânio contribuem enormemente para a tecnologia eletrônica. O estanho pode tanto ser usado como revestimento quanto em pastas de dente (fluoreto de estanho). O chumbo está presente em esmaltes vítreos, placas positivas de baterias elétricas e etc.

De forma sucinta, serão apresentadas a seguir a forma como os elementos desta família são obtidos, suas propriedades, algumas das reações químicas que formam e suas principais aplicações.

  1. OCORRÊNCIA DOS ELEMENTOS

Com exceção do germânio, todos os elementos do Grupo 14 são bem conhecidos. O carbono é o 17º e o Silício é o 2º elemento mais abundante em peso na crosta terrestre. Os minerais de germânio são muito raros, ocorrendo em quantidades ínfimas nos minerais de outros metais e no carvão. Embora estanho e chumbo sejam relativamente pouco abundantes, eles ocorrem na forma dos minérios concentrados de fácil extração.

O carbono ocorre em grandes quantidades, combinado com outros elementos compostos, principalmente como carvão, petróleo e rochas calcárias como calcita (CaCO3), magnesita (MgCO3)  e dolomita [MgCO3 . CaCo3]. O carbono também é encontrado na forma nativa: são exploradas grandes quantidades de grafite, e quantidades extremamente pequenas (tomando como referência a massa) de diamantes também são por mineração.

O silício está onipresente na natureza, como silíca SiO2 (areia e quartzo), e numa variedade de silicatos e argilas. O germânio só é encontrado quantidades extremamente pequenas em alguns minérios de prata e zinco, e em alguns tipos de carvão. O estanho é obtido como o minério cassiterita SnO2, e o chumbo é encontrado no minério galena, PbS (LEE, 1996).

  1. OBTENÇÃO E APLICAÇÕES DOS ELEMENTOS

  1. Carbono

O negro de fumo (fuligem) é produzido em grandes quantidades. Ele é obtido pela combustão incompleta de hidrocarbonetos provenientes do gás natural ou do petróleo. Suas partículas são extremamente pequenas.  Cerca de 90% são empregadas na indústria da borracha, mais especificamente na fabricação de pneus. Outro uso importante é na obtenção de tintas para impressão (LEE, 1996).

O coque é produzido em enormes quantidades pela carbonização do carvão e altas temperaturas, na ausência de ar, em grandes fornos. E também pela destilação de óleos minerais pesados. O coque é de grande importância metalurgia do ferro e de muitos metais. A destilação do carvão e de muitos outros metais. A destilação do carvão também constitui uma importante fonte de compostos orgânicos (LEE, 1996).

O grafite geralmente é encontrado misturado com mica, quartzo e silicatos. O grafite é separado da maioria das impurezas por flotação. A purificação final é realizada aquecendo-se com HCl e HF à vácuo, para remover os últimos vestígios de compostos de silício, na forma de SiF4.

3C + SiO2   aquecimento         SiC + 2CO            2500 °C            C(grafite) + Si(g)[pic 2][pic 3]

O grafite é utilizado na fabricação de eletrodos, na indústria do aço, na fundição de metais, na preparação cadinhos, como lubrificante e ainda lápis, lonas de freios e escovas para motores elétricos (LEE, 1996).

O carvão ativado é fabricado aquecendo-se ou oxidando-se quimicamente a serragem ou a turfa. O carvão ativado tem uma enorme área superficial, sendo usado para alvejar o açúcar e muitos produtos químicos. É também usado como absorvedor de gases venenosos em máscara contra gases, como filtros no tratamento de águas residuais e como catalisador em algumas reações (LEE, 1996).

Os diamantes maiores são lapidados para jóias e seu tamanho médio em quilates (1g = 5 quilates). Cerca de 30% da produção utilizada em joalheria e 70% para fins industriais diversos, principalmente na fabricação de brocas ou abrasivos para corte e polimento, pois o diamante é muito duro (dureza 10 na escala de Mohs). É economicamente viável produzir sinteticamente pequenos diamantes de qualidade industrial, tratando-se a grafita a altas temperaturas e pressões (LEE, 1996).

  1. Silício

O elemento Si é obtido pela redução de SiO2  com coque de alta pureza. Deve-se utilizar em excesso de SiO2 para impedir a formação do carbeto, SiC. O Si tem uma cor azul acinzentada e um brilho quase metálico, mas é um semicondutor e não um metal. Si de elevada pureza (para a indústria de semicondutores) é obtido convertendo-se Si em SiCl4, purificando-o por destilação, reduzindo-se o cloreto com Mg ou Zn (LEE, 1996).

SiO2 + 2C         Si + 2CO[pic 4]

Si + 2Cl2         SiCl4[pic 5]

SiCl4  + 2Mg              Si + 2MgCl2[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.2 Kb)   pdf (335.6 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com