TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Felipe Alvarenga

Pesquisas Acadêmicas: Felipe Alvarenga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  3.481 Palavras (14 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 14

Os carboidratos podem ser classificados em:

1) Monossacarídeos: a glicose (dextrose) e a frutose são os principais monossacarídeos encontrados em sua forma livre nos alimentos.

A glicose é abundante em frutas, milho doce, xarope de milho, mel e certas raízes. Ela é o principal produto formado pela hidrólise (quebra) dos carboidratos mais complexos na disgestão e a forma de açúcar noprmalmente encontrada na corrente sanguínea. É oxidada nas células como fonte de energia e armazenada no fígado e nos músculos em forma de glicogênio. É importante destacar que a glicose é a única forma de que o sistema nervoso central se alimenta e sobrevive.

Já a frutose (levulose, açúcar da fruta) é encontrada junto com a glicose e a sacarose no mel e frutas, e é o mais foce dos açúcares. É por essa característica que alguns adoçantes são feitos da frutose, e os refrigerantes são adoçados com este açúcar (xarope de milho) ao invés de usarem a sacarose para produzí-los.

A galactose outro monossacarídeo não é encontrada na forma livre na natureza, mas é produzida a partir da lactose (açúcar do leite) pela hidólise no processo digestivo.

2) Dissacarídeos: Estes açúcares são compostos de duas moléculas de monossácarídeos e uma delas sempre será a glicose. Sacarose - glicose e frutose; Maltose - glicose e glicose; Lactose - glicose e galactose.

A sacarose é o açúcar de uso comum, açúcar de mesa. Principalmente encontrada na cana-de-açúcar, açúcar de beterraba, melaço, xarope e açúcar de bordo, xarope de milho, entre frutas, vegetais e mel. Quando hidrolisada por enzimas digetsivas, a sacarose, é covertida em partes iguais de glicose e frutose.

A maltose (açúcar do malte) não é encontrado facilmente em sua forma livre na natureza, é criada durante a digestão por enzimas que quebram grandes moléculas de amido em fragmentos de dissacarídeos, que podem então ser quebrados em duas moléculas de glicose para uma fácil absorção. Isto ocorre na natureza quando a semente de um grão de cereal brota e suas enzimas convertem o amido do grão em maltose.

A lactose (açúcar do leite) é o principal açúcar encontrado no leite. Não existe em vegetais e está limitada quase exclusivamente às glândulas mamárias de animais lactentes. É menos solúvel que os outros dissacarídeos e é apenas um sexto tão doce quanto a glicose. Pela hidrolise, produz glicose e frutose. Este açúcar é de impotância clínica em pessoas com ausência de enzima digestiva suficiente (lactase) para uma hidrólise eficiente e em crianças pequenas nascidas sem a enzima do fígado que converte galactose em glicose

Glicogénio

O glicogénio é um homopolissacarídeo ramificado, constituído por glicose, sendo a principal reserva energética em animais. Os humanos têm a capacidade de armazenar pequenas quantidades de glicogénio no fígado e nos músculos. É sintetizado quando os níveis de glicose no sangue são altos; essa síntese é estimulada pela insulina, produzida no pâncreas.

A celulose (C6H10O5)n é um polímero de cadeia longa composto de um só monômero (glicose), classificado como polissacarídeo ou carboidrato. É um dos principais constituintes das paredes celulares das plantas (cerca de 33% do peso da planta), em combinação com a lignina, com hemicelulose e pectina e não é digerível pelo homem, constituindo uma fibra dietética

RNA, ribonucleic acid), é o responsável pela síntese de proteínas da célula. O RNA é um polímero de nucleótidos, geralmente em cadeia simples, que pode, por vezes, ser dobrado. As moléculas formadas por RNA possuem dimensões muito inferiores às formadas por DNA

As Proteínas são compostos orgânicos bioquímicos, constituídos por um ou mais polipeptídeos tipicamente dobrada em uma forma globular ou fibrosa, facilitando uma função biológica. São compostos de alto peso molecular, compostos orgânicos de estrutura complementar e massa molecular elevada (de 100.000 a 100.000.000.000 ou mais unidades de massa atômica), sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas.1 São consideradas as macromoléculas mais importantes das células e, para muitos organismos, constituem quase 50% de suas massas.2 Uma proteína é um conjunto de no minimo 20 3 aminoácidos, mas sabemos que uma proteína possui muito mais que essa quantidade, sendo os conjuntos menores denominados Polipeptídeos.

Lactose (Galactose β-1,4 glucose) é um tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar presente no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.

O leite humano contém de 6-8% e, o de vaca, de 4-6%. É hidrolisada pela ação da lactase, uma beta-galactosidase sendo considerada portanto como um beta-galactosídeo. É fracamente doce. As leveduras não a fermentam, mas podem ser adaptadas para fazê-lo. Lactobacilos a transformam em ácido lático.

Intolerância à lactose

Na maior parte dos mamíferos, a enzima responsável pela sua hidrólise (a lactase) só é sintetizada durante o período de aleitamento. Na ausência de lactase, a lactose não pode ser digerida, tornando-se por isso uma fonte de alimento abundante para a flora intestinal (que então começa a crescer descontroladamente), e originando por isso náuseas e vómitos, assim como diarréia (por afetar a osmolaridade do intestino delgado).

A capacidade de digerir a lactose divide a humanidade em dois grupos fenotípicos: os capazes de digerir a lactose, também chamados de lactase-persistentes (LP), e os incapazes de digerir a lactose ou lactase-não-persistentes (LNP). A deficiência de lactase está presente em até 15% da população de descendência européia, até 80% dos latinos e afro-descendentes e em até 100% dos índios americanos e asiáticos. Mas mesmo os lactase-não-persistentes podem se adaptar à intolerância através da flora bacteriana intestinal.1

No caso dos neandertais adultos, acredita-se que não eram capazes de processar a lactose, fato que também ocorre com parte dos humanos modernos, que desde a domesticação do gado desenvolveram a capacidade (por mutação) de continuarem a sintetizar a lactase durante toda a vida.2

Colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente considerado um esteroide, encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. É um componente essencial das membranas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com